Facebook

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Crítica | "Segue o Som" novo álbum de Vanessa da Mata


Há duas semanas à venda o novo disco da cantora Vanessa da Mata tem agradado muito a crítica e aos fãs também que encontrou nele todo o jeito "Vanessa" de ser. Segue o Som é a continuação da sua filosofia de música, com letras que falam da natureza, citando o homem, a mulher, florestas, flores, rio. Há também algumas críticas que acontece na sociedade e mais outras criações de Vanessa. O som sempre traz aquele MPB moderno que se encontra em cada artista jovem, no caso dela encontramos aquela levada do falso reggae com pop que só nas canções delas se encontra.

Sobre as músicas já começa muito bem com "Toda Humanidade Nasceu de uma Mulher"que tem uma letra forte e é uma das minahs faixas favoritas, mostrando a cara da Vanessa. "Segue o Som" é a segunda faixa e é a que está tocando nas rádios, inclusive nas rádios pop e eu gosto muito desta música e a sonoridade é perfeita. Encontramos algo mais pesado em "Não Sei Dizer Adeus"no sentido instrumental e encontramos Vanessa cantando levemente não dando atenção as guitarras, uma boa jogada. "Ninguém é Igual a Ninguém (Desilusão)" tem uma mensagem muito bonita e reflexiva e só o título já deixa claro o que ela pode explicar e encontramos a mesma coisa em "Homem Invisível no Mundo Invisível". Uma faixa que gostei de ouvir muito é "Homem Preto"  que tem um som muito hightech  e a voz de Vanessa sai divinamente, talvez a canção mais completa, não que seja a melhor. Vanessa interpreta duas canções em inglês, mas eu confesso que não esperava por duas e chegou a mim de uma forma como são as canções em português. A canção mais surpreendente e que tem um refrão bem chiclete e que até torço para que vire single é "Rebola Nêga" que faz uma crítica da mulher que trabalha e luta pela sua sobrevivência, mas com a lotação do metrô e a injustiça de quem comanda seu país e a cidade deixa o seu universo de vida desanimador, mas ela não desiste porque ela tem sonhos.

É o quinto disco de estúdio de Vanessa da Mata e este não supera alguns trabalhos como por exemplo o Sim que é uma obra prima dela e parece que não será vencido por algum outro, mas no fim Segue o Som é uma ótima indicação para se ouvir uma boa música e tem tudo para ser o grande disco de 2014 ou pelo menos um dos três.


4/5


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...