Facebook

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Noventa Noventa's | 17 - Castelo Rá-Tim-Bum - Uma Premiadíssima Série Infantil


Noventa Noventa's
Fato #17

Castelo Rá-Tim-Bum
Uma Premiadíssima Série Infantil

Os Anos 90 para a TV Cultura foi promissor quando se tratava de programas infantis e um dos grandes exemplos desta programação foi o Castelo Rá-Tim-Bum que era produção brasileira do próprio canal e que se tornou um fenômeno de sucesso, audiência e nostalgia entre os fãs. O programa tinha um planejamento muito ambicioso e com isso os recursos foram altos, aliás, mesmo com todo o luxo de figurino e cenário não houve uma ousadia nos recursos, mas o trabalho final deu a sensação de que tudo aquilo era obra de milhões de milhões.

Voltado para o público infanto-juvenil e seguindo uma abordagem pedagógica, o programa estreou no dia 9 de maio de 1994 até deixar de ser produzido em 1997. Castelo Rá-Tim-Bum é considerado um dos melhores produtos audiovisuais da história da televisão brasileira. O programa já marcou audiência média de 12 pontos, a maior de qualquer outro programa educativo da TV Cultura.

Parcialmente inspirado no também educativo Rá-Tim-Bum, deu origem a uma franquia televisiva, da qual também faz parte Ilha Rá-Tim-Bum. Castelo Rá-Tim-Bum é uma criação do dramaturgo Flávio de Souza e do diretor Cao Hamburger, com roteiros de Dionisio Jacob (Tacus), Cláudia Dalla Verde, Anna Muylaert, entre outros.


Enredo

Nino é um garoto de 300 anos que vive com seu tio, o Dr. Victor, um feiticeiro e cientista, e com sua tia-avó Morgana, uma feiticeira de 6.000 anos de idade. Os três moram num castelo no meio da cidade de São Paulo.

Aprendiz de feiticeiro, Nino nunca frequentou uma escola, por causa da idade nada comum de 300 anos. Seus pais o deixaram morando com Victor e Morgana, porque precisavam viajar numa expedição no espaço sideral, levando seus dois irmãos mais novos. Apesar de ter amigos animais e sobrenaturais no Castelo, Nino, sentindo falta de amigos como ele, resolve fazer um feitiço que aprendeu com seu tio Victor, e acabou trazendo para o Castelo, três crianças que tinham acabado de sair da escola.

Livre da solidão, Nino recebe a visita dos três diariamente, além das visitas especiais de um velho amigo seu, o entregador de pizza Bongô; da charmosa repórter de TV, Penélope; da lenda folclórica Caipora; e de um ET, o Etevaldo. Para preencher o lado maligno da história, está o Dr. Abobrinha, um especulador imobiliário que deseja derrubar o Castelo e construir em seu lugar um prédio de cem andares.



Elenco


Ângela Dip Penélope
Álvaro Petersen Jr. Godofredo
Aírton da Silva Doca
Cássio Scapin Nino
Cláudio Mamberti Prof. Aldebaran
Cinthya Rachel Biba
Cláudio Chakmati Porteiro e Mau
Denis Carvalho Dudu
Eduardo Silva Bongô
Freddy Allan Zequinha
Flávio de Souza Tíbio
Gérson de Abreu Flap
Henrique Stroeter Perônio
Henrique César Tio Cloreto
Luciano Amaral Pedro
Luciano Ottani Adelaide
Maria Aparecida Baxter Augusta
Marcelo Tas Telekid
Pascoal da Conceição Dr. Abobrinha
Patrícia Gaspar Caipora
Paulo Castelli Décio
Riva Nimitz Miquelina
Rosi Campos Morgana
Reginaldo Vieira Dudu
Sérgio Mamberti Dr. Victor
Siomara Schroder Etelvina
Theo Werneck Tap
Theresa Athayde Lara
Vinicius de Andrade Apresentador do Circo
Wagner Bello Etevaldo


Abertura

O contexto da abertura era mostrar a construção do Castelo, sendo ele o principal motivo de assistirmos ao programa. Era magnífico ver a construção do Castelo na abertura e a música acabou marcando, porém não era chiclete. Outro fator em particular desta abertura era que no fim aparecia o nome do convidado especial que estaria naquele capítulo gerando uma expectativa.



Curiosidades:


1- A produção do Castelo Rá-Tim-Bum envolveu 250 profissionais.

2- A Biblioteca do Castelo tinha o equivalente a 6 mil livros.

3- Quando o ator que fazia Etevaldo (Wagner Bello) morreu, ainda faltava um episódio para ser gravado. A sua amiga e atriz, Siomara Schroder, fez o episódio faltante como a irmã alienígena Etcetera e disse nele que seu irmão estava “brincando com as estrelas”. Pode chorar agora.

4- A atriz que fez Biba (Cynthia Rachel) estava na lanchonete do canal Cultura quando foi convidada a fazer o teste para o papel.

5- O ator que viveu Zequinha (Fredy Allan Gallembeck) tinha somente 9 anos quando fez o papel.

6- Para o livro animado de poesias, foram criadas 14 animações para obras de autores como Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Paulo Leminski.

7- As inspirações para o visual do Tio Victor foram o Dr. Frankenstein e o pintor Salvador Dalí. Dá pra notar pelo bigode!

8- A máquina lava-louças que ficava atrás da pia da cozinha do castelo não limpava os pratos de verdade.

9- Quando souberam que o programa ia acabar, algumas crianças chegaram a mandar cartas com dinheiro para que os atores não parassem de gravar.

10- O Castelo teve audiência média de 12 pontos, a maior de qualquer programa educativo da TV Cultura.

11- Tíbio (Tíbia) e Perônio são na verdade, dois ossos do esqueleto humano. Num episódio em que eles estudam o esqueleto, eles mencionam os ossos como nome de parentes deles, como a prima Clavícula, o tio Carpo, etc.

12- Em sua reprise habitual, o primeiro episódio nunca é exibido. Trechos deste episódio aparecem em clipes (com as trilhas do seriado exibidas durante a programação da TV Cultura) e em uma chamada produzida em 2009.

13- As passarinhas cantoras são interpretadas por Dilmah de Souza e Ciça Meirelles (esposa do cineasta brasileiro Fernando Meirelles), porém as cancões são cantadas por Maria Aparecida de Souza, Rita Kfouri Gondim e Tânia Lenke.


Cinema:

Talvez a maior baixa do projeto Castelo Rá-Tim-Bum  foi o filme produzido e lançado nos cinemas, pois deixou a maioria dos fãs cabisbaixos com alguns aspectos diferentes, mudanças de atores e poucos fingem que nem sabem deste filme por conta da "fugidinha de enredo", mas segundo  Cao Hamburger ele mesmo informa que não tem uma ligação com a série, apenas ilustrativa. Nino, que era interpretado pelo adulto Cássio Scapin, passou a ser vivido pelo garoto Diegho Kozievitch. As demais crianças, que eram vividas por atores pré-adolescentes, foram interpretadas por crianças mais novas. O filme teve um orçamento total de sete milhões de reais, pouco comum para um filme infanto-juvenil brasileiro. O filme chegou a ser exibido na TV Globo.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...