Facebook

sábado, 24 de junho de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'O Concreto Já Rachou' - Plebe Rude (1985)



Na série Grandes Discos Brasileiros vamos falar de um trabalho de estreia que é considerados um dos melhores de todos os tempos que trouxe letras com teor crítico ao momento que o Brasil passava, algo normal e cotidiano em bandas de Rock Nacional na década de 80, principalmente as bandas oriundas de Brasília que viam de perto os comandantes do nosso país realizar planos e ações nada favoráveis a população e um dos grupos linha de frente e revolucionária foi o Plebe Rude que conseguiu em seus discos dar o recado.




Vamos então falar de O Concreto Já Rachou, lançado em 1985, mas na época não foi lançado como um disco de vinil normal e sim como um mini disco de vinil e a explicação é que o trabalho vem com sete faixas, mas bastou apenas isso para que o trabalho fosse aclamado. O disco já chama a atenção pela capa e isso tem ligação com suas influências que era o Punk e algumas bandas como o The Clash.

O disco é todo no estilo Punk Rock e vemos muito peso nas guitarras e bateria nervosa, sendo elas até dançantes como vemos em alguns shows ao vivo na TV. Em listas especializadas considerando apenas o Punk ele lidera ou está entre as primeiras colocadas.

O disco contou com a produção de Herbert Vianna dos Paralamas do Sucesso e engraçado que em uma das canções do disco, na faixa "Minha Renda" eles fazem uma crítica a gravadoras que faz com que algumas bandas mudam seu conceito e até mesmo as letras da música e cita o próprio Herbert que levou na esportiva e acabou participando nos vocais da canção.


Plebe Rude em 1985

A grande música deste disco com certeza é "Até Quando Esperar" que é considerado até um hino das canções de protesto por ter uma letra com bastante peso e atitude. A canção tocou bastante nas emissoras de rádios e nos shows eram uma das mais pedidas, mas sempre tocadas até hoje. O que deixa a canção ainda mais espetacular é o solo  de cello, um instrumento de cordas executado brilhantemente por Jaques Morelenbaum.

Outra grande faixa de destaque é "Proteção" que fez sucesso muito grande em Brasília e relativamente bom nos demais estados brasileiros. A canção fala sobre a proteção que a instituição, no caso a Polícia Militar ou a Guarda Nacional devem fazer, mas apesar de fazer o seu trabalho, ou seja, proteger, deixam algumas interrogações no ar sobre o que realmente faz.

Na faixa "Sexo e Karatê" tem a participação da cantora Fernanda Abreu.

O disco foi bem aceito pela crítica e conseguiu agradar muitas pessoas fãs de Punk e de outros estilos do Rock que iam a lojas de discos adquirir este trabalho que vendeu mais de 200 mil cópias.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Até Quando Esperar
Philippe Seabra e André X
2
Proteção
Philippe Seabra
3
Johnny Vai à Guerra (Outra Vez)
Philippe Seabra, André X, Gutje e Jander Bilaphra
4
Minha Renda
Philipe Seabra, André X, Gutje e Jander Bilaphra
5
Sexo e Karatê
André X e Jander Bilaphra
6
Seu Jogo
André Pretorius e Philippe Seabra
7
Brasília
Philippe Seabra, André X, Gutje e Jander Bilaphra




Ouça o Disco

Não encontrei no YouTube um vídeo com as sete faixas do disco O Concreto Já Rachou, mas para quem possui aplicativos de música como o Spotify pode ir lá conferir que tem o disco completo.à disposição. Abaixo compartilho o vídeo da canção "Até Quando Esperar" em formato de clipe para a MTV.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...