Facebook

segunda-feira, 5 de junho de 2017

Noventa Noventa's | 54 - Vovó Mafalda - Um dos Grandes Personagens Infantis dos Anos 90



Noventa Noventa's
Fato #54

Vovó Mafalda
Um dos Grandes Personagens Infantis dos Anos 90


Graças ao SBT tivemos uma infância muito boa em questão de televisão com seus programas dedicados a crianças para todo o Brasil. Em sua maioria era desenhos animados e sempre havia uma apresentador ou apresentadora que anunciava cada atração e uma delas era Vovó Mafalda que fez das nossas manhãs algo muito divertido e que hoje é nostalgia.




Vovó Mafalda é uma personagem interpretada por Valentino Guzzo, criado pelo SBT para participar do programa infantil do Bozo na década de 1980. Era uma das personagens mais marcantes da turma do Bozo e cresceu tanto que foi dado um programa solo com a intenção de ser uma vovó como as demais que cuida bem e apresenta o seu melhor.


Dó Ré Mi com Vovó Mafalda

Em 1991, o programa antes apresentado por Simony (1988-1989) e posteriormente por Mariane (1989-1991), mudou de apresentadores e agora passa a ser apresentado pelo palhaço Vovó Mafalda (1991-1992), interpretado por Valentino Guzzo, o formato do programa mudou radicalmente deixando de ser um programa educativo com o nome de Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si para se chamar apenas de '' Dó Ré Mi '', com um cenário totalmente diferente, e o programa passa a ser uma competição para descobrir cantores mirins e novos talentos da música e a atração também tinha sorteios e desenhos. Saiu do ar em 15 de agosto de 1992.


Sessão Desenho

Teve duas fases esse programa com a Vovó Mafalda, sendo uma de 1991 a 1993 e logo depois de 1993 a 1995. O programa consistia em apenas apresentar os desenhos que seriam transmitidos pelo SBT e a personagem Vovó apenas diziam algumas palavras e cumprimentavam os telespectadores.




Sessão Desenho no Sítio da Vovó

Entre os anos 1995 e 1997, o programa ganhou um cenário rural no comando da Vovó Mafalda, passando assim o programa a se chamar "Sessão Desenho no Sítio da Vovó".


Desenhos da Vovó

O programa durou de 1997 a 1998, pouco antes de Valentino Guzzo falecer no mesmo ano. O programa passou a ser exibido em diversos horários pela manhã.




Nos programas infantis da Vovó Mafalda conforme evoluíam algumas novidades o personagem ganhava como novos acessórios, figurinos diversos e coloridos, alguns amiguinhos que eram geralmente fantoches e também gravou um disco com canções interpretadas pela própria personagem. Veja abaixo algumas das canções.


Vovó Mafalda - Tumbalacatumba



Vovó Mafalda - Tchau, Tchau (Eu Vou Viajar)




Veja abaixo trechos de um de seus programas. Nesse vídeo que veremos a Vovó já tem a presença de seus dois amiguinhos fantoches e mostra a Vovó recebendo cartas de seus fãs que geralmente vinham com desenhos.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...