Facebook

quarta-feira, 28 de junho de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Raça Humana' - Gilberto Gil (1984)



Na semana do aniversário de Gilberto Gil iremos falar novamente de um de seus trabalhos. Para quem já viu aqui no Blog falamos de Refazenda e semanas depois do disco Realce que é o meu favorito e tem sido bem repercutido graças aos fãs do cantor.




O disco que iremos destacar é Raça Humana, que seria meu segundo disco favorito de Gilberto Gil e ele foi lançado no ano de 1984, num momento totalmente diferente, onde não havia mais nada de Tropicalismo, nem de canções psicodélicas, mas o que se respirava muito eram as canções românticas, mas sobretudo estava em alta o BRock que era o nosso Rock Nacional que de repente ótimas bandas estavam no ar fazendo sucesso com discos memoráveis e que temos comentado aqui. Porém aqueles artistas da velha guarda tinham que se reinventar e muitos conseguiram, entre eles o próprio Gil que é um especialista em se ajustar, alinha, adaptar e se reinventar na sua carreira. 

Gil quando gravou o disco se reinventando e buscando novos horizontes em seu som não se limitou apenas no que acontecia no Brasil, mas também fora, exatamente na Jamaica onde o Reggae predominava forte por lá e Gil queria conhecer mais. 


Gilberto Gil no Rock in Rio de 1985


Gilberto Gil junto com seu produtor, o renomado Liminha foram para Kingston, na Jamaica, para gravar com o grupo The Wailers, banda de apoio do cantor Bob Marley, falecido em 1981. Lá, Gil compôs as canções "Gimme Your Love". Logo depois desta gravação Gil e Liminha foram finalizar a canção em um estúdio em Nova York, tornando-se o sucesso "Vamos Fugir" que tem uma letra muito bem composta por Gil e Liminha e uma melodia brilhante.

Na chegada ao Brasil Gil e Liminha fundam o estúdio Nas Nuvens, na cidade do Rio de Janeiro e desde então começam efetivamente a gravar e produzir o disco Raça Humana.

O álbum foi lançado na última semana de outubro de 1984. Para promovê-lo, foi iniciada uma turnê, que se iniciou em 25 de outubro com uma temporada de concertos no Canecão, no Rio de Janeiro. Em novembro, foi gravado um especial para a televisão dirigido por Roberto Nascimento e exibido pela Rede Globo no mesmo mês. Meses depois Gil estaria se apresentando no Rock in Rio de 85 cantando as canções deste disco.

O disco foi extremamente elogiado pela crítica, sobretudo pela produção de Liminha que foi altamente cuidada e a busca de um novo som por Gilberto Gil e sua capacidade de se ajustar nas novidades foi mencionada. Este álbum foi considerado um dos mais importantes do Rock Nacional dos Anos 80.

Entre as canções que destaco, já foi citado "Vamos Fugir" que é uma das minhas favoritas, mas a canção que considero a melhor é "Tempo Rei" que tem uma letra muito bem composta e tornou-se um chavão para sua carreira.

A faixa "Pessoa Nefasta" é uma canção bem característica do Rock Nacional dos Anos 80 por conta da letra que pode lembrar letras de Punk e um estilo como das grandes bandas nacionais. Mesma visão tenho da canção "Vem Morena" que lembra muito a forma de tocar dos Titãs e Paralamas do Sucesso naquela época.

A canção "Índigo Blue" foi outro sucesso deste disco, ainda mais por conta da mesma ter sido tema de propaganda de TV de uma marca de calça jeans.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Extra II (O Rock do Segurança)
Gilberto Gil
2
Feliz por um Triz
Gilberto Gil
3
Pessoa Nefasta
Gilberto Gil
4
Tempo Rei
Gilberto Gil
5
Vamos Fugir
Gilberto Gil / Liminha
6
A Mão da Limpeza
Gilberto Gil
7
Índigo Blue
Gilberto Gil
8
Vem Morena
Luiz Gonzaga / Zé Dantas
9
A Raça Humana
Gilberto Gil



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...