Facebook

terça-feira, 13 de junho de 2017

Noventa Noventa's | 56 - TV Colosso - Um Programa Infantil de Grande Marco na TV Globo


Noventa Noventa's
Fato #56

TV Colosso
Um Programa Infantil de Grande Marco na TV Globo


A TV Globo na minha opinião nunca foi uma unanimidade quando se trata de programas infantis por ter uma concorrência maior e substancialmente melhor, isso quando se trata apenas nos Anos 90. A Globo focava em apresentadoras como Xuxa e Angélica, mas inovou bastante quando trouxe ao ar a TV Colosso com uma temática bem diferente.




TV Colosso foi um programa infantil de televisão, que substituiu o Show do Mallandro e o Xou da Xuxa, exibido em 19 de abril de 1993 até 3 de janeiro de 1997 na Rede Globo de Televisão. O programa foi criado e dirigido por Luiz Ferré, Roberto Dornelles e Boninho, que se utilizaram de bonecos caracterizados como cães, simulando todas as instâncias de uma emissora de TV; do presidente ao office-boy.



Havia a protagonista Sheepdog, Priscilla; o operador, Borges um bulldog que era o diretor de imagem e ficava na cabine de controle da programação chamando os desenhos animados que complementavam a programação da TV Colosso.



Como o programa era exibido de manhã e terminava por volta de meio-dia, na hora do almoço, um desses bonecos, vestido como chef, berrava com sotaque francês: Atention, tá na horrra de matarr a fomê, tá na mêss pessoaaaaal e era atropelado pelos outros, em louca disparada, que gritavam em dissonância "Até amanhã! Até amanhã!" terminando o programa.




O humor do programa, às vezes, não era tão infantil, pois havia frequentes referências ao "universo adulto" em meio aos bonecos, brincadeiras e piadas. Segundo o codiretor do programa Mário Meirelles, o programa utilizava uma linguagem cinematográfica e sutilezas criativas das sitcoms norte-americanas, o que facilitou o apelo do programa e dos personagens ao público adulto e adolescente. 




Alguns dos programas apresentados pela TV Colosso eram paródias dos programas da Rede Globo e de outras emissoras e foram o noticiário "Jornal Colossal", sátira do Jornal Nacional; o "Clip-cão", paródia do Clip Clip, com o apresentador Thunderdog, um sósia canino do então VJ da MTV Thunderbird; a novela mexicana "Pedigree", "Os Vegetais não Mentem", "A Princesa Pirata" e outras cópias caninas das novelas da TV Globo; o seriado "As Aventuras do Super-Cão", remetendo ao seriado norte-americano.







Abertura

O programa rendeu dois álbuns musicais, incluindo do tema de abertura "Eu Não Largo O Osso", de Michael Sullivan e Paulo Massadas, cantada pelas Paquitas, a músicas inspiradas nos personagens. O primeiro, de 1994, chegou a ser certificado com disco de ouro (100 mil cópias)





O programa saiu do ar no dia 3 de janeiro de 1997, cedendo o horário aos programas Angel Mix e Caça Talentos, comandados por Angélica.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...