Facebook

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Tropicalia ou Panis et Circencis' - Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé (1968)



Quando se pergunta sobre O Maior Disco Brasileiro de todos os tempos muitos opinam diferentes trabalhos, mas alguns como Tropicalia ou Panis et Circencis é um dos  mais lembrados e em listas de sites, jornais e revistas este disco é um dos três melhores na média.



Substancialmente este disco dá para chamar de uma coletânea com as melhores canções da Tropicália quando ela surgiu e como foi incluído neste disco justamente a melhor canção de cada artista participante obviamente a qualidade seria espetacular, portanto não acho que ela mereceria por exemplo a segunda colocação de uma lista como a Rolling Stone Brasil, porém há de ressaltar a importância que este disco trouxe a um novo movimento e o quanto ele foi vendido.

Tropicalia ou Panis et Circencis é um álbum de estúdio lançado por Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil, Nara Leão, Os Mutantes e Tom Zé - acompanhados dos poetas Capinam e Torquato Neto, e do maestro Rogério Duprat - em julho de 1968 pela gravadora Philips Records.



Uma grande marca deste disco é a sua capa que eu considero uma das mais caprichadas da história da nossa música. Nota-se que na foto estão os artistas que participam do disco e quem por algum motivo esteve de fora ficou representado por uma foto como o caso de Nara Leão.

A história deste disco começa quando Caetano Veloso e Gilberto Gil causaram grande impacto em suas apresentações no III Festival de Música Popular da TV Record, no ano de 1967. Ali, foram lançadas as bases para o Tropicalismo em sua versão musical - um movimento que mesclou manifestações tradicionais da cultura brasileira a inovações estéticas radicais daquela época, como correntes artísticas de vanguarda e da cultura pop nacional e estrangeira (como o Rock e o Concretismo). Antes de fins sociais e políticos, a Tropicália foi um movimento nitidamente estético e comportamental. Em maio de 1968, começaram as gravações do álbum que seria o manifesto musical do movimento.


Registros do encarte do disco

Foram doze faixas gravadas e destaco a minha faixa favorita que é "Baby", escrita por Caetano Veloso e interpretada por Gal Costa que começava sua carreira. Essa canção foi inclusa logo depois no seu primeiro disco solo de carreira e comentamos sobre esse disco e da canção na série Grandes Discos Brasileiros que inclusive foi o primeiro disco citado.

Outra canção de grande destaque e que já teve seu espaço nessa série foi "Panis et Circencis" que é interpretada pelos Mutantes. Vale ressaltar que a canção foi composta por Caetano Veloso e Gilberto Gil em apenas quinze minutos.


Foto rara com integrantes da Tropicália

A primeira música do álbum é "Miserere Nóbis", de Gilberto Gil e Capinan que traz um ritmo e letra bem a cara da Tropicália. Na sequência vem "Coração Materno", interpretada por Caetano Veloso, porém esta canção até então era considerada de mau gosto.

A canção "Bat Macumba"  é bem conhecida pelo grupo Os Mutantes em seu disco próprio, mas para este disco em especial contou com as presenças de Caetano Veloso, Gal Costa e Gilberto Gil.


Os Mutantes e Gilberto Gil


Nas demais faixas do disco vemos grandes composições e melodias e algumas delas justamente pensadas para este disco e o movimento para a Tropicália e gosto muito de observar a qualidade, originalidade e criatividade das letras, sem falar das melodias que ao mesmo tempo que são parecidas, carregam uma sonoridade que imaginamos estar em algum lugar colorido ou em paz. Talvez por isso este disco tem uma importância forte na história da nossa música, mas mesmo assim considero como uma coletânea, mas que vale muito a pena ouvir.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Miserere Nóbis
Capinam, Gilberto Gil
2
Coração Materno
Vicente Celestino
3
Panis et Circencis
Caetano Veloso, Gilberto Gil
4
Lindoneia 
Caetano Veloso
5
Parque Industrial
Tom Zé
6
Geleia Geral
Gilberto Gil, Torquato Neto 
7
Baby
Caetano Veloso
8
Três Caravelas (Las Tres Carabelas)
Algueró Jr., Moreau. Versão: João de Barro
9
Enquanto seu Lobo Não Vem
Caetano Veloso
10
Mamãe, Coragem
Caetano Veloso, Torquato Neto
11
Bat Macumba
Caetano Veloso, Gilberto Gil
12
Hino ao Senhor do Bonfim
Artur de Sales, João Antônio Wanderley



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...