Facebook

sábado, 12 de novembro de 2011

#01 Elis Regina - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 01 - Elis Regina


Elis Regina é eleita a Maior Cantora de Todos os Tempos no Brasil. Ela nos comoveu com sua voz, abriu nossas mentes com suas interpretações, nos emocionou com sua presença de palco, ensinou a nós o que é música, o que é arte, o que é emoção, o que alegria, o que virar o jogo, o que é o amor e quem é ela, a nossa Eterna Elis Regina.

Elis Regina Carvalho Costa nasceu na cidade de Porto Alegre, no dia 17 de março de 1945 e começou cedo sua carreira musical se apresentando aos onze anos de idade em um programa de rádio para crianças chamado O Clube do Guri, na Rádio Farroupilha.

Ganhando destaque nas suas apresentações na rádio, Elis foi contratada pela gravadora Continental e aos 16 anos de idade gravou seu primeiro disco chamado Viva a Brotolândia com 12 faixas incluindo Samba, Bossa Nova no repertório. Foi ai que começaram a pensar sobre a carreira da cantora, imginando ela com apenas 16 anos e interpretando tão bem as canções, e após tantas especulações, eis que um produtor musical chamado Walter Silva disse a Folha de S. Paulo:


"Poucas pessoas sabem quem realmente descobriu Elis. Foi um vendedor da gravadora Continental chamado Wilson Rodrigues Poso, que a ouviu cantando menina, aos quinze anos, em Porto Alegre. Ele sugeriu à Continental que a contratasse, e em 1962 saiu o disco dela. Levei Elis ao meu programa, fui o primeiro a tocar seu disco no rádio. Naquele dia eu disse: Menina, você vai ser a maior cantora do Brasil. Está gravado."


Em 1962, Elis gravou LP Poema com canções em estilo MPB, Bossa Nova. No mesmo ano alguns críticos já apontavam Elis como "Melhor Cantora Brasileira", com isso veio prêmios como no Salão de Atos da PUC, em Porto Alegre, o prêmio de Melhor Cantora do Ano.

Em 1963 grava o LP Elis Regina sendo um ano com agenda lotadas, fazendo sempre o percurso Rio-São Paulo, para amenizar Elis assinou um contrato com a TV Rio para participar do programa Noites de Gala. Em 1964 participou de outros espetáculos pela TV, cantando suas músicas em Samba, Bossa e MPB.

Elis foi marcante no I Festival Nacional de Música Popular Brasileira, pela TV Excelsior e venceu interepretando a canção "Arrastão". Essa participação foi considerada seu proclamação como a maior estrela da MPB. Dois dias após o festival, estreou no Teatro Paramount (SP) o show Elis, Jair e Jongo Trio. O espetáculo ao vivo gerou um LP Dois Na Bossa. O disco fez grande sucesso e valeu à cantora e a Jair Rodrigues um contrato com a TV Record para um programa semanal de música brasileira. No embalo da TV, Elis lança em 1965 o álbum Samba - Eu Canto Assim um de seus primeiros álbuns de destaque por ter compositores de maior "peso" como Vinicius de Moraes, Edu Lobo, Paulo Sérgio Valle, Marcos Valle, Dorival Caymmi e Ruy Guerra. Uma das canções de destaque do álbum é "Preciso Aprender a Ser Só".

No ano de 1966, viajou para a Europa, onde fez shows em Lisboa e Luanda com Jair Rodrigues e o Zimbo Trio. No mesmo ano lançou o álbum Elis e teve destaque por parte da crítica e do público por conter interpretações perfeitas de canções como ''Samba em Paz'', ''Lunik 9'', ''Canção do Sal'', ''Roda'', ''Tem Mais Samba''.

Durante 1966 ano e mais alguns, Elis se dedicou aos shows na TV sempre com parcerias de grandes cantores da época, seja pela TV Record, ou pela TV Rio, anos mais tarde chegou a TV Globo e fez um memorável programa Ensaio a TV Cultura que anos mais tarde virou um DVD. Elis ainda brilharia no Festival da Música Popular Brasileira, na segunda e terceira edição.

Em 1969 após tantos shows e pouco tempo para gravar um álbum, eis que Elis achou um tempo e gravou o LP Elis - Como e Porque, entre os destaques do álbum estão as interpretações de ''Aquarela do Brasil'' juntamente com ''Nega do Cabelo Duro'', ''Canto de Ossanha'' e ''O Barquinho''. Mas em 1970 Elis se consgragou com o LP Em Pleno Verão com interpretações marcantes de grandes autores como Caetano Veloso, Erasmo Carlos e Roberto Carlos, Gilberto Gil, Tom Jobim e Vinicius de Moraes, Tim Maia e Jorge Ben, e as músicas que lá oram de grande sucesso foram ''Vou Deitar e Rolar'', ''As Curvas da Estrada de Santos'', ''These Are Songs''.

Em janeiro de 1971, assinou contrato com a TV Globo, onde junto com Ivan Lins dividiu o comando do programa Som Livre Exportação. No mesmo ano lançou o LP Ela. Mais tarde napela TV Globo, ganhou um programa mensal Elis Especial. Aceitou presidir o júri do VI Festival Internacional da Canção (TV Globo). Foi a única convidada brasileira a participar, com "Madalena".

Em 1972 o LP Elis foi mais um álbum aclamado pela crítica, e marcou por mudar de produtor musical, e teve destaques com as canções "Bala com Bala", "Casa no Campo", "Águas de Março" e "Atrás da Porta". E em 1973 repetiu a dose com o LP Elis (1973) com aclamação do público e crítica.

Em uma parceria histórica Elis Regina e Tom Jobim gravaram em Los Angeles o LP Elis & Tom, no ano de 1974. É considerado pela crítica musical e pelo público brasileiro um dos álbuns mais importantes da MPB que contou com muita técnica e dedicação e cuidado total com o disco e praticamente todos as músicas do disco fez sucesso, mas a canção "Águas de Março" foi a que deu um "Up!" no disco.

No início de 1975, criou com César Mariano, seu irmão Rogério Costa e mais outro sócio, a Trama, empresa que passou a produzir espetáculos musicais que hoje pertence a João Marcelo Bôscoli, filho de Elis Regina. O show Falso Brilhante, músicas do ainda desconhecido cantor e compositor Belchior. O espetáculo deu tão certo que foi gravado um álbum de estúdio com o nome do show e eis que Elis canta neste LP uma das canções que marcou sua carreira, "Como Nossos Pais", de autoria de Belchior. Para fãs e críticos apontar "Como Nossos Pais" tornou um termo "clichê", apesar de ser uma excelente interpretação, muitas pessoas relacionam Elis, a Maior Cantora Brasileira com canção "Como Nossos Pais", pois seu repertório de sucessos é gigantesco.

"Romaria" foi interpretado por Renato Teixeira em um programa chamado Fino da Música, e em 1977 lá estava Elis que no mesmo ano gravou o LP Elis com a canção "Romaria" que foi muito consagrado, além desta canção, destaque para "Cartomante".

Em 1979, Elis grava o LP Essa Mulher que contou com o grande sucesso "O Bêbado e a Equilibrista" que é uma aula de interpretação e técnica vocal. A canção ainda foi apelidado de "Hino da Anistia". Ainda em 1979 Elis se apresentou no Grand Palace de Bruxelas, numa festa musical que comemorou os mil anos da cidade. Também se apresentou na Noite Brasileira do 13º Festival de Jazz de Montreux.

Em 1980 Elis gravou o disco Saudade do Brasil após o espetáculo com o nome do álbum que teve uma ótima repercussão. O álbum foi duplo e dele foi extraído vários sucessos como "Lapinha", "Maria Maria", "Alô, Alô Marciano" e "Aquarela do Brasil". No mesmo ano Elis Regina gravou aquele que foi seu último LP, chamado Elis com o sucesso "Aprendendo a Jogar" e "Trem Azul".

Em 1981 Elis fez a turnê "Trem Azul" que teve boas críticas e repercussão... E o Brasil perdeu a maior voz da história do Brasil em Janeiro de 1982... Elis Regina partiu, deixando o Brasil orfão de todo seu talento e personalidade.

Após pesquisas para escrever o artigo 'As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História' pensei sobre Elis Regina, pois muitos apontam como a maior cantora, até leigos, me deixando pensar se isso virou um termo "clichê" ou de fato é uma verdade "eterna", entre vídeos, artigos, números, críticas e reportagens cheguei a conclusão que Elis Regina é nossa maior cantora e também um dos maiores artistas de todos os tempos no Brasil.

.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
ADEMAR AMANCIO disse...

A cantora mais completa do mundo,simples assim.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...