Facebook

terça-feira, 26 de março de 2013

#18 "Aquarela do Brasil" - As 100 Melhores Músicas Brasileiras de Todos os Tempos


18ª
 " Aquarela do Brasil "
Francisco Alves
(1939)
do álbum  Aquarela do Brasil 


Acredita-se que Ary Barroso, compositor da canção  "Aquarela do Brasil" escreveu o segundo Hino Nacional Brasileiro, pois se fala muito do que era o nosso país de 1939 e a voz e a interpretação solene e sofisticada de Francisco Alves deu um tom de explendor a Pátria.

O sucesso de "Aquarela do Brasil" demorou a se perpetuar. Em 1940, não conseguiu ficar entre as três primeiras colocadas no concurso de sambas carnavalescos, cujo júri era presidido por Heitor Villa-Lobos, com quem Barroso cortou relações, que só foram retomadas quinze anos depois, quando ambos receberam a Comenda Nacional do Mérito. O sucesso só veio após a inclusão no filme de animação Saludos Amigos, lançado em 1942 pelos Estúdios Disney. Foi a partir de então que a canção ganhou reconhecimento não só nacional como internacional, tendo se tornado a primeira canção brasileira com mais de um milhão de execuções nas rádios estadunidenses.

Devido à enorme popularidade conquistada nos Estados Unidos, a canção recebeu uma letra em inglês do compositor Bob Russell, escrita para Frank Sinatra em 1957. Desde então, já foi interpretada por cantores de praticamente todas as partes do mundo.

Durante a ditadura militar, Elis Regina interpretou aquela que talvez seja a versão mais sombria da canção, acompanhada por um coral que reproduzia os cantos dos povos indígenas do Brasil.


Veja o vídeo da canção:



Letra: "Aquarela do Brasil"

Brasil
Meu Brasil brasileiro
Meu mulato inzoneiro
Vou cantar-te nos meus versos
Ô Brasil, samba que dá
Bamboleio, que faz gingar
Ô Brasil, do meu amor
Terra de, Nosso Senhor
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim

Oh, abre a cortina do passado
Tira a Mãe Preta, do serrado
Bota o Rei Congo, no congado
Brasil, Brasil

Deixa, cantar de novo o trovador
A merencória luz da lua
Toda canção do meu amor
Quero ver a Sa Dona, caminhando
Pelos salões arrastando
O seu vestido rendado
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim

Brasil
Terra boa e gostosa
Da morena sestrosa
De olhar indiscreto
Ô Brasil, verde que dá
Para o mundo, se admirar
Ô Brasil, do meu amor
Terra de, Nosso Senhor
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim

Oh, esse coqueiro que dá côco
Onde eu amarro a minha rede
Nas noites claras de luar
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim
Oh, ouve essas fontes murmurantes
Aonde eu mato a minha sede
E onde a lua vem brincar
Oh, este Brasil lindo e trigueiro
É o meu Brasil, brasileiro
Terra de samba e pandeiro
Brasil, Brasil
Pra mim, pra mim 


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...