Facebook

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

#25 Adriana Calcanhotto - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 25 - Adriana Calcanhotto


Falaremos de uma das cantoras mais completas que é a Adriana Calcanhotto, que faz de sua música algo incrível e admirador, onde voz e violão e outros artifícios faz dela uma das 40 melhores de todos os tempos. Adriana Calcanhotto é para adultos e crianças.

Adriana da Cunha Calcanhotto nasceu em Porto Alegre, no dia 3 de outubro de 1965 e é conhecida também como Adriana Partimpim. Aos 6 anos de idade Adriana ganha de sua avó um violão, aprendeu a tocar e logo depois a cantar. Nas adolescência começou a tocar e cantar em bares de Porto Alegre e sempre foi bem recepcionada, pois ela cantava desde MPB a marchinhas de carnaval. E foi em São Paulo que Adriana teve maior repercussão, onde após participar de um espetáculo chamado "Batom" em 1988, Adriana foi reconhecida e contratada por uma gravadora.

Em 1990, Adriana grava seu primeiro álbum, chamado Enguiço, é o álbum menos vendido da cantora até hoje, mas a qualidade é deste disco é considerado bom e Adriana era mais conhecida mais em São Paulo e Porto Alegre, apenas a música "Naquela Estação" foi executada nas rádios e na novela Rainha da Sucata, na TV Globo. Detalhe que este álbum foi dedicado à Maria Bethânia.

No ano de 1992 o álbum Senhas vendeu mais de 130 mil cópias, pois as músicas que tocaram nas rádios tiveram mais divulgação e a cantora passou a ser mais reconhecida e a crítica era sempre positiva. No álbum músicas como "Esquadros" tocou muito nas rádios e "Mentiras" que foi tema da novela Renascer, na TV Globo. Nestes álbuns, Adriana recebeu prêmios de revelação musical, melhor cantora, melhor álbum, um dos prêmio foi o Prêmio Sharp.

Em 1994 é lançado A Fábrica do Poema, com músicas baseadas em poemas de grandes autores e Adriana inovou neste álbum por se sentir repetir as mesmas coisas pelos outros dois álbuns, e deu certo, assim como no álbum seguinte Maritmo que vendeu mais de 150 mil cópias. O destaque ficou para "Vambora" que foi um estouro nas rádios, ainda mais por tocar na novela Torre de Babel, na TV Globo.

No ano de 2000 quem aqui ouviu pelo menos uma vez o trecho: "Rasgue as minhas cartas. E não me procure mais. Assim será melhor meu bem". Foi o maior sucesso da cantora, foi uma das mais executadas em rádios, o nome da canção, "Devolva-me", que embalou vários corações das pessoas e dos personagens Capitu e Fred em Laços de Família, na TV Globo. A música pertencia ao álbum Público, era um álbum ao vivo que reuniu sucessos dos anos 90 e mais algumas novas interpretações e prêmios foram recebidos, principalmente algo relacionado a melhor canção com "Devolva-me" ou como melhor cantora.

O CD Perfil com os maiores sucesso de Adriana Calcanhotto foi lançado em 2001 e vendeu mais de 500 mil cópias, seu CD mais vendido. Um ano depois, em 2002, mais um álbum de inéditas, Cantada, que teve como sucesso "Justo Agora" nas rádios e o álbum vendeu mais de 250 mil cópias. A partir daí, seus shows eram sempre um dos mais esperados, pois sua presença e segurança no palco era algo muito admirado pelo público e crítica. Pessoas apontadas de "bom gosto musical" sempre iam aos seus shows.

No ano de 2004, Adriana começa uma nova fase que foi vitoriosa em sua carreira, a carreira com músicas infantis, o nome deste álbum, o sétimo inédito se chama Adriana Partimpim e foi um sucesso, não sendo apenas crianças curtindo, mas adultos, aqueles seus fãs fieis, e a canção que fez sucessos em várias rádios foi "Fico Assim Sem Você" que se tornou um hino das montagens de vídeos do Windows Movie Maker. O álbum foi um sucesso de vendas, ultrapassando 110 mil cópias e logo em 2005 o CD teve uma nova roupagem, o ao vivo, que vendeu quase 200 mil cópias.

Em 2008, a maré não foi boa para o álbum Maré com 70 mil cópias, porém, ele foi bem avaliado e "Mulher Sem Razão" foi sucesso do álbum, Partimpim Dois foi seu segundo CD de caráter infantil que foi vencedor do Grammy Latino de Melhor Álbum Infantil.

O álbum Micróbio do Samba é especial para a cantora e fãs dela, além de compor todas as músicas, todas as melodias é em samba, rítimo que sempre gostou e valeu a pena, pois uma voz como a dela cantando samba foi como dos tempos mais primorosos do samba.

Apesar da timidez, Adriana quando sobe ao palco parece esquecer e canta de forma muito natural, sem fazer esforço. Sua voz parece uma brisa quando sopra levemente aos nossos ouvidos, uma canção perfeita para ouvir num fim de tarde olhando a natureza é "Mulher Sem Razão", onde a introdução e a sua leve voz faz este fim de tarde primoroso. Adriana tem muito talento e por ser nova ainda, teremos muitos anos para ouví-la.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...