Facebook

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

#32 Baby do Brasil - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 32 - Baby do Brasil


Baby do Brasil fez parte de uma banda considerada uma das melhores do Brasil e ainda teve uma carreira solo de sucesso. Veja um pouco da excêntrica Baby do Brasil ou Baby Consuelo.

Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade nasceu no dia 18 de junho de 1952 na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro e começou a gostar de música desde sua infância e com o dom que seus pais já observavam viu sua filha aprender a tocar violão e a cantar rapidamente e em seu primeiro festival de música venceu com apenas 14 anos de idade.


Baby na banda Os Novos Baianos

Em 1968 Baby saiu da cidade de Niterói e foi a cidade de Salvador na Bahia e lá conheceu os músicos Moraes Moreira, Galvão, Paulinho Boca de Cantor e o guitarrista Pepeu Gomes (que seria seu esposo) e formaram a banda Os Novos Baianos e todos em uma sintonia de extrema inteligência fizeram discos que fazem parte da história do Brasil, o primeiro disco em 1970, foi É Ferro na Boneca e o sucesso foi imediato, ao se ouvir a voz de Baby e os solos de guitarra de Pepeu Gomes dava uma senasação diferente do normal, pois não parecia de verdade.

Em 1971 Baby e banda foram morar em Jacarepaguá, para se aprimorarem mais para a gravação do segundo disco, que foi lanaçdo em 1972 que foi renomado e melhor de todos Acabou Chorare, que é tido no Brasil como o melhor disco de todos os tempos da história, foi eleita pela Revista Rolling Stone.

Após mais discos entre eles o técnico Novos Baianos F.C., Vamos Pro Mundo e Praga de Baiano o grupo era tido como um dos mais intelectuais e surgiriam anos depois artistas tanto da Bahia ou de outros locais do Brasil escrevendo e tocando estes tipo de música e tem dado certo, mas em 1978 Os Novos Baianos praticamente acabou, pois Baby do Brasil e Pepeu Gomes, os dois pontas de lança da banda saíram para seguirem carreira solo.


Carreira Solo de Baby do Brasil

O Que Vier Eu Traço foi o primeiro disco solo da cantora, sendo um fenômeno de sucesso, por dois motivos, um pelo enorme sucesso da música Menino do Rio, outro motivo foi desta mesma canção ser trilha sono de Água Viva da TV Globo. Seu segundo disco a capa foi bem familiar, Pra Enlouquecer, Baby sai com quatro de seus seis filhos e o álbum igualou o recorde de vendas como no primeiro, outros discos foram lançados com o mesmo patamar de sucesso, mas o álbum auto-biográfico Kryshna Baby é uma dos maiores gravados no Brasil, mostrou que Baby sabia muito bem escrever suas músicas e sempre com Pepeu Gomes ajudando, Sem Pecado e Sem Juízo foi mais um disco de sucesso e depois de alguns anos sem gravar discos Baby lança nos anos 90 os álbuns Ora Pro Nobis e UM, porém não atingiu uma boa marca de vendas.

No fim dos anos 90 Baby do Brasil passou a ser evangélica sendo líder da Igreja Ministério do Espírito Santo de Deus e lançou um cd exclusivo com músicas de louvor gospel, chamado de Exclusivo Para Deus. Mas quando há um espaço Baby se apresenta, mas raramente em alguns programas e já reapareceu com Os Novos Baianos, como no ano de 1997 para gravar um CD ao vivo chamado Infinito Circular.

Baby marcou muito na história da música juntamente com sua banda, mas conseguiu esta proeza em seus discos solos, é considerada até hoje uma das artistas mais criativas do Brasil, suas habilidades de escrever, compor melodias sempre a ajudaram, e suas músicas sempre trataram de alegrias, e é assim que Baby vive na música.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...