Facebook

terça-feira, 2 de agosto de 2011

#33 Paula Toller - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 33 - Paula Toller


Paula Toller é uma das mulheres que mergulhou na fonte da juventude e continua novinha e sempre linda. Beleza a parte, Paula é uma das maiores vozes e artistas que o Brasil já teve e se integra na 40 Maiores Cantoras, com um rítimo que agitou os anos 80, permanceu nos anos 90 e se repaginou no início deste século 21, tanto solo ou no Grupo Kid Abelha.

Paula Toller Amora, nasceu no dia 23 de agosto de 1962 na cidade do Rio de Janeiro e foi criado pelos avós. Para ouvir músicas Paula tinha restrições de seus avós do que poderia ouvir, era desde os clássicos como Bach, Mozart, Beethoven, Chopin, músicas em espanhol e ouvia muito Carmem Miranda, Elis Regina e Beatles, a medida que fosse crescendo Paula se apaixonava pela música, ficou mais forte ao ouvir James Brown, Tim Maia e discos de trilhas sonoras de novelas globais.

Paula Toller cursava Comunicação Visual na PUC e aprendeu outras línguas e com estes conhecimentos passou a trabalhar apenas redigindo trabalhos para colegas da Faculdade, até que dias seguidos ouvindo apenas rádio, Paula foi criando sua identidade musical, ainda mais quando ouviu músicas da banda Gang 90 e as Absurdettes cantando "Perdidos na Selva" num festival da Rede Globo e partir daí, Paula quis fazer algo que nem imaginava fazer, escrever suas próprias músicas e criar uma banda de sucesso.


No Kid Abelha:

Em 1981 Paula Toller conhece Leoni na PUC que tinha uma banda chamada Chrisma com ele e mais Carlos Beni (bateria) e Pedro Farah (guitarra) e convidaram Paula para cantar, até que surge George Israel se integrou a banda, mas o nome mudou para Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, e com isso veio o primeiro sucesso, foi a canção "Distração", que tocou em uma rádio especializada em rock e logo a banda passou a se integrar no Circo Voador, uma famosa casa de shows, onde as melhores bandas de rock tocavam na época nos anos 80. Com a saída de Pedro Farah, Bruno Fortunato ocupou seu lugar nas guitarras e mais tarde Beni saiu também do grupo.

Em 1983, o grupo Kid Abelha e os Abóboras Selvagens lançaram seu primeiro compacto, Pintura Íntima, e foi lançada exatamente a música-título-do-compacto, sendo uma dos refrões mais cantados e parodiados no Brasil, além de "Pintura íntima", outro sucesso, "Por que não Eu?", levando o disco de ouro. Outro sucesso lançado pelo grupo foi "Como Eu Quero", sendo uma das canções mais executadas no ano de 1984.

Após tanto pedirem, o grupo lançou de vez o disco, chamado Seu Espião, com os sucessos de 83 e 84 e outras músicas foram gravadas, entre elas, "Alice" e logo em 1985 veio outro disco, chamado Educação Sentimental, com os mega hits "Lágrimas e Chuva" e "Garotos".

Com a saída de Leoni do grupo, ficaram apenas os três conhecidos integrantes do grupo e para continuar com sucesso pelo Brasil, gravou um LP chamado de "Kid Abelha Ao Vivo" com 9 músicas, entre elas "Nada Por Mim" e em 1987 Tomate foi mais um LP lançado e "Amanhã é 23" foi um dos sucessos.

O grupo deu um tempo com a maternidade de Paula Toller, mas logo voltou com mais discos, entre eles o "Greatest Hits 80's" com os maiores sucessos da banda nos anos 80 e mais músicas foram lançadas neste período como "No Seu Lugar" e o mega hit "Fixação". O disco "Tudo É Permitido" mostrou um lado mais sensualizado das letras de Paula Toller, mas o maior sucesso por ironia do destino foi "Grand' Hotel", a única música que não era de caráter erótico.

Kid, foi assim que o Kid Abelha foi chamado na carreira internacional em um álbum com seus sucessos todas em espanhol e neste mesmo período foi lançado um outro álbum com sucessos em Remix, em rítimos de músicas eletrônica, ambos fizeram sucesso e obtiveram ótimas vendas.

Após uma nova parada, o grupo volta no início dos anos 2000 com o CD Coleção, mas foi em 2002 que a banda teve uma enorme repercussão em um álbum lançado, o Acústico MTV Kid Abelha, onde nele reunia 20 músicas tocadas ao vivo com grandes sucesssos da banda, repaginadas e alguns novos sons como "Quero te Encontrar" e "Gilmarley Song", fazendo com que o grupo vendesse mais de 1.250.00 cópias e lhe rendeu 3 anos de turnê. Após o êxito no CD ao vivo, em 2005 foi lançado o CD de inéditas Pega Vida, onde os singles "Poligamia" e "Peito Aberto" foram os grandes sucessos. Em 2007 a banda parou e retornou em 2011 para novos shows juntos.


Paula Toller em carreira solo:

Paula Toller foi o nome do primeiro CD solo da cantora que reunia clássicos da MPB e mais duas inéditas, em 2008 Só Nós foi seu segundo CD solo e o sucesso foi "Meu amor se mudou pra Lua" e meses depois foi lançado o CD + DVD chamado Nosso, onde mais uma vez "Nada Por Mim" fez sucesso.


Paula marca pelas letras que escreve e sua voz de tom bem doce, músicas de forma erótica cantadas por ela com esta voz era um convite para as imaginações e paixões, pois Paula foi considerada já nos anos 80 sex simbol do rock nacional, e hoje é uma das poucas cantoras de rock que marcaram na música brasileira e esperamos que ela continue nesta balada.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...