Facebook

domingo, 14 de agosto de 2011

#26 Cássia Eller - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 26 - Cássia Eller


Mesmo com poucos anos de carreira, Cássia Eller conseguiu fazer algo incrível na música brasileira e até hoje é reverenciada pela sua voz, ousadia e criatividade.

Cássia Rejane Eller nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia 10 de dezembro de 1962 e após morar em 3 diferentes cidades em 11 anos, Cássia, já no Rio de Janeiro passou a gostar de música quando ganhou um violão de presente e tocava e cantava música no estilo rock, sendo que os Beatles eram suas músicas favoritas. Acreditando que poderia ter uma carreira sólida de cantora, Cássia foi a Brasília e lá participou de corais, trio elétrico, foi cantora de forró e MPB, mas foi em 1981 ao lado de Oswaldo Montenegro que Cássia teve uma visibilidade maior, mas acabou não decolando como ela queria, por isso Cássia foi para Minas Gerais trabalhar como servente de pedreiro.

Até que em 1989 ela grava uma fita demo com a canção "Por Enquanto" de Renato Russo e logo foi aprovada e rapidamente Cássia se tornou Cássia Eller e assinou contrato com uma gravadora e em 1990 lançou seu primeiro disco com seu nome e com músicas de caráter eclético. Mas foi com o rock que Cássia passou a ser denominada por onde cantava, pois a voz grave e as atitudes dela, não tão rebeldes ainda se tornou o rótulo de cantora de rock.

Em 1992 Cássia lança o álbum O Marginal com interpretações também ecléticas, o álbum foi muito elogiado pela crítica assim como o álbum Cássia Eller de 1994, tons garves nas músicas, sofisticação ao cantar cada uma, o detalhe é que relamente ela não era compositora, isso foi muito detalhado, tanto que o perfil de um cantor/cantora interprete passou a dar mais ênfase, apenas a música "O Marginal" destes dois discos que foi composta por ela. Sua interpretações, principalmente do álbum de 1994 fez Cássia ser mais conhecida por todo Brasil, as interpretações de "Malandragem", "E.C.T.", "1º de Julho" e "Lanterna dos Afogados" onde ela focou mais tom rock neles se espalhou pelas rádios e TVs no Brasil, MTV e TV Cultura abriram as portas para um programa especial apenas para ela, sendo que anos mais tarde vinha algo surpreendente, na MTV.

Os shows de Cássia Eller passou a ser a partir de 1994 um dos mais aguardados pelo público, fãs que ela ganhava a cada instante e seus shows era uma explosão de pura atitude rock n roll, onde Cássia adotou de vez este estilo, e no álbum Veneno AntiMonotonia em 1997, Cássia homenagea Cazuza, cantando apenas suas músicas, e entre elas as que tocaram bem nas rádios foi "Todo Amor Que Houver Nessa Vida".

Até que um dia tivemos o prazer de ouvir "O Segundo Sol", foi em 1999 no álbum Com Você... Meu Mundo Ficaria Completo se tornando até este ano o maio sucesso de Cássia Eller, letra e música até então inédita, escrita por Nando Reis. O álbum gerou boas vendas e Cássia ganhou mais público, infantil e adolescente que pediam suas músicas nas rádios de estilo jovem. "Gatas Extraordinárias" e "Palavras Ao Vento" foram outros dois sucessos deste álbum.

Dois anos depois, em 2001, Cássia Eller lança o seu melhor e mais vendido álbum, Acústico MTV (Cássia Eller), realizado pelo programa na MTV, Cássia gravou seus maiores sucessos e contou com participações de Nando Reis, Xis e Nação Zumbi. O maior sucrsso deste álbum, se tornando um dos seus dois maiores sucessos da carreira foi "Malandragem", ganhando diversos prêmios, entre eles, o Troféu Imprensa. outro sucesso, foi novamente "Por Enquanto", "Relicário" e "Luz Dos Olhos". Deste CD, foi gravado um DVD e juntos venderam mais de 1 milhão de cópias.

Porém a turnê deste CD acabou encerrando cedo, pois no dia 29 de dezembro de 2001 Cássia Eller faleceu, no auge de sua carreira, pois o CD Acústico tinha sido lançado poucos meses antes.

Após sua morte, desfrutamos além do CD Acústico MTV, em 2002 foi lançado o álbum póstumo Dez de Dezembro, com músicas em que Cássia tinha gravado e Nando Reis junto com outros produtores como Carlo Bartolini conseguiram brilhantemente arranjar todo o álbum que teve boas vendas e ótimas colocações nas paradas com as músicas "No Recreio", "All Star".

Cássia Eller sempre será lembrada pela sua voz que estrondava nos nossos ouvidos, pois era algo magnífico, quem um dia a viu cantar "Smells Like Teen Spirit" do Nirvana, sabe do que estou falando. É uma das maiores intépretes de todos os tempos e suas atitudes ficarão como seu legado

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...