Facebook

domingo, 7 de agosto de 2011

#30 Maria Rita - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 30 - Maria Rita


Parece cedo, mas quando surgiu no cenário musical, Maria Rita conseguiu fazer um sucesso imediato, até carreira internacional, fez entre jovens e outras pessoas voltar ou começar a ouvir a música do estilo MPB e saiu da sombra de sua mãe, a Eterna Elis Regina e hoje é uma das maiores artistas do momento na música MPB e Samba.

Maria Rita Camargo Mariano nasceu no dia 9 de Setembro de 1977 na cidade de São Paulo e é filha de pais conhecidíssimos da música brasileira, César Camargo Mariano e Elis Regina.

Aos quatorze anos Maria Rita se quisesse já poderia iniciar sua carreira na música, mas com a pressão de ser filha principalmente de Elis Regina, fez a artista tomar novos rumos como trabalhar em uma editora no setor de marketing e ao mesmo tempo estudava nos Estados Unidos.

Mas com 24 anos, no ano de 2001 Maria Rita decidiu levar a carreira de cantora como sua profissão e logo em 2002 gravou seu primeiro álbum entiludado com seu nome lançado em 2003 e já receberia seu primeiro prêmio, o APCA. No seu álbum o single "Cara Valente" tocou em rádios especializadas e foi seu carro-chefe, outros singles que teve destaque foram "A Festa" (que concorreu ao Grammy de Melhor Canção), "Menininha do Portão", "Encontros e Despedidas" que foi tema de abertura da novela Senhora do Destino, enfim, o álbum ultrapassou a marca de 1 milhão de cópias vendidas, sendo até o dia 3 de Agosto de 2011 a última artista a passar esta marca e seu primeiro álbum foi vencedor do Grammy Latino nas categorias "Melhor Disco de MPB", "Artista Revelação" e "Melhor Música" por "A Festa". Foi lançado também um DVD ao vivo com as músicas do primeiro CD atingindo a marca de mais de 190 mil cópias

Seu segundo CD teve como nome Segundo, que foi produzido por Lenine e lançado no ano de 2005 e a canção "Caminho das Águas" foi lançada pelas rádios, além das canções "Conta Outra", "Mal Intento" e "Muito Pouco", no CD contava com uma regravação da música "Minha Alma" do grupo O Rappa, o CD ultrapassou a marca de 250 mil cópias. Foi lançado um DVD especial com um show da turnê deste CD.

Maria Rita passou a ser uma artista importante para o Brasil e era sempre convidade para grandes apresentações em casas de shows eventos de causas nobres, além disso, Maria Rita foi fazer sua sucedida carreira internacional, pela América Latina, Portugal e França.

Em 2007, o seu novo álbum chamado de Samba Meu mostrou a paixão pelo samba que Maria Rita sempre teve e neste CD ela fez algumas regravações de sucessos antigos e intepretou novas canções de grandes compositores. O single "Tá Perdoado" foi tema da novela Duas Caras e se tornou um sucesso da cantora, outros singles foram "O Homem Falou" e "Maria do Socorro". Com o sucesso de sua turnê, Maria Rita lançou seu DVD com músicas deste CD vendendo mais de 60 mil cópias. Seu terceiro álbum foi premiado Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode, Prêmio Multishow de Música Brasileira na categoria Melhor Álbum, sendo assim o álbum foi um sucesso ultrapassando a marca de 200 mil cópias vendidas.

Hoje se você é questionado sobre qual a melhor ou qual uma das maiores cantoras atualmente, o nome de Maria Rita é sempre citado, pois ela tem uma bela voz, sabe interpretar muito bem suas canções e tem excelente presença de palco. Por isso ela é uma das unanimidades da música, pois após surgi-la no cenário musical e na MPB, por conhecidencia surgiu uma geração muito boa de novas cantoras no estilo MPB, e são cantoras jovens que vem agradando a nós jovens que procuramos algo de qualidade para ouvir e considero que Maria Rita e Vanessa da Mata modificou o MPB e hoje vemos nomes como Roberta Sá, Nina Becker, Mariana Aydar, Ana Cañas, Tiê, Tulipa Ruiz, Bruna Caram, Vânia Abreu, entre outras fazendo bem aos nossos ouvidos.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...