Facebook

sábado, 28 de julho de 2012

O Maior Brasileiro de Todos os Tempos - Entre coerências e bizarrices


O Maior Brasileiro de Todos os Tempos realizado pelo site do SBT já me deixou com pé atrás com a forma de decidir os 100 Maiores nomes de importância para nosso país. A votação foi popular, pela internet, ou seja, já esperava algumas bizarrices, aliás, esperava até mais, porém não dou créditos a uma lista que infelizmente não se pode pôr a julgamento do público, pois este público em sua maioria que usam a internet são os jovens, fãs apaixonados por artistas da música, novela e entre outras personalidades atuais. O correto para esta escolha dos 100 Maiores Brasileiros seriam com uma reunião de historiadores, críticos de música, rádio, teatro, cinema e TV, jornalistas, cientistas e médicos renomados, entre outros julgadores que evidentemente saberiam discutir, julgar e escolher os melhores nomes.

O que me deixou mais aliviado nesta lista foram alguns nomes que jamais imaginaria que pudessem aparecer, estes nomes foram importantes para nossa história como os de Maria da Penha, Visconde de Mauá, Vital Brasil, Marcos Pontes e Padre Cícero. Outro alívio foi o importante Top 12, que era muito aguardado na terceira parte do programa. Alguns nomes já esperava e outros não, porém, senti um pouco satisfeito devido a algumas bizarrices.

O Top 12 foi composto por: Ayrton Senna, Chico Xavier, Fernando Henrique Cardoso, Getúlio Vargas, Irmã Dulce, Juscelino Kubitschek, Lula, Oscar Niemeyer, Pelé, Princesa Isabel, Santos Dumont e Tiradentes. Claro que trocaria alguns nomes por outros, mas como eu disse, já uma lista sem credibilidade e com bizarrices dá para relevar. Destes 12 nomes haverá uma disputa para eleger O Maior Brasileiro de Todos os Tempos.

Quanto as bizarrices estão fáceis de identificar. São nomes de pessoas inúteis na nossa história do Brasil, que agrada nem 3% da população e nem tem uma história que agrega algo de valor ao Brasil. Estas pessoas que classifico como inútil na nossa história são nomes como Amado Batista, Joelma Mendes, Fernando Collor de Mello, Cláudia Leitte, Michel Teló, Lua Blanco, Dedé (do Vasco), RR Soares, Tiririca, Ivete Sangalo, Luan Santana, Xuxa, Rodrigo Faro, Neymar. Outros nomes poderia citar, mas estes foram obras de união de fãs em prol do seu ídolo atual, e eles tem sua importância, mas para um pequeno grupo de brasileiros.

Detalhe importante: Se você esperava pelo nome do Silvio Santos, saiba que o nome dele não foi incluso na eleição.


Um comentário:

Marcos Megiolaro disse...

Concordo! Confesso que eu fiquei aliviado com o Top 12, em vista dos nomes que vinham sendo citados no decorrer do programa. Pelo menos o top 12 São nomes de relevância, de importância para a história do nosso país. E concordo sobre o fato de a eleição popular não ser a melhor forma de escolher os 100 nomes. Muita gente não sabe votar por inportância histórica, votam por gostar de um ídolo ou não. e os nomes que você citou são um belo exemplo disso. Onde que esses artistas - alguns talentosos, sim, confesso - fizeram algo para a história do Brasil? Mas enfim, me contento com o top 12, deu pra respirar aliviado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...