Facebook

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Acadêmicos do Tucuruvi - Enredo, Destaques e Expectativas



A Acadêmicos do Tucuruvi  que teve um decepcionante décimo lugar no disputado carnaval de 2016 quer surpreender neste ano de 2017 com um enredo inovador e mantendo praticamente o mesmo time que já estava dando bons resultados, sobretudo de 2011 a 2015.


Endereço
Avenida Mazzei, 722
Vila Mazzei, São Paulo - SP
CEP: 02310-000


A arte de rua é o tema da Acadêmicos do Tucuruvi e mostrará na avenida grandes manifestações e artes populares que desde a antiguidade percorre em ruas, esquinas e teatros a céu aberto. Quem mora em grandes cidades ou até mesmo em pequenas cidade já deve ter visto artistas de rua como mágicos, cantores, instrumentistas, ilustradores, estátuas vivas, sombras, malabaristas, grafiteiros, entre outros artistas e suas formas de artes.




Apresentação do enredo

A compreensão de arte constitui um dos mais complexos dilemas da Filosofia moderna. Enquanto alguns catedráticos defendem que só pode ser qualificado como manifestação artística o trabalho executado por profissionais de graduação especifica obedecendo a convenções pré-estabelecidas, sociólogos e outros pensadores do mundo inteiro entendem que qualquer manifestação estética, independente de classe ou estilo em que se enquadre, desde que alcance o objetivo de transmitir uma informação ou despertar sentimentos e emoções de quem as contempla merece tanto quanto a denominação de arte.

No que consiste à urbanidade, merece essa designação aquilo que se refere à urbe, ou seja, povoação que corresponde a uma categoria administrativa, caracterizado por elevado grau populacional ou pela infraestrutura em que se organiza. Deriva das "Pólis" da Grécia Antiga, da qual Atenas foi o molde para o desenvolvimento conceito.

A arte urbana é uma forma usada para classificar os movimentos artísticos, relacionados com intervenções visuais. É a maneira de como expressamos sentimentos, ideias, emoções e, de certa forma, transmitimos pensamentos éticos, morais e culturais. Normalmente, essas emoções são passadas ao receptor em forma de desenho ou apenas simples palavras, em zonas invulgares de uma metrópole. Talvez por isso, muito a considerem vandalismo e, muitas vezes punível pela sociedade.

Esta forma de expressão inicialmente era chamada de movimento underground. Com o tempo foi ganhando forma e se estruturando. Intervenções urbanas, como o graffiti, podem mesmo alcançar um nível de arte colecionável, deixando os muros da cidade rumo às galerias e museus. Exemplo disso é o Museu de Arte Moderna de São Paulo, que nos últimos anos sempre dedica uma parede a ser ocupada por um artista.

Em suma, a arte urbana é um meio que os artistas encontraram para se exprimirem o seu ponto de vista sobre as coisas exprimindo recados ou sentimentos, em forma até de "poemas", mas na forma de arte, desenho, na música, na dança ou mesmo em pequenas palavras.


Sinopse


O enredo será dividido em cinco setores sendo eles

Setor 1: A arte revela o homem como um ser criativo

Setor 2: A arte revela o homem como um ser social

Setor 3: A arte revela o homem como um ser racional

Setor 4: A arte revela o homem como um ser urbano

Setor 5: A arte revela o homem como um ser cosmopolita


Para ler a sinopse completa e compreender o enredo Clique Aqui:




Trio de Destaque

[como disse nas postagens anteriores] Para que uma escola de samba possa funcionar e realizar um ótimo desfile necessita de várias pessoas como presidente, carnavalesco, mestre de bateria, artesãos, merendeiros, intérpretes, coreógrafos, serralheiros, entre outras ocupações quando é envolvido o carnaval, mas o Trio de Destaque são aqueles que no meio da multidão de uma escola do samba fazem a diferença.



Um dos presidentes mais conhecidos do carnaval paulistano. Comanda a  Acadêmicos do Tucuruvi desde 1992 e viu a escola despontar no Grupo Especial e se tornar hoje uma das escolas mais equilibradas.



O carnavalesco está a frente da escola desde 2010 quando falou sobre São Luiz e viu a escola ser vice campeã no ano seguinte. É um dos nomes mais fortes do carnaval paulistano.



Apesar de ser diretor de bateria na Acadêmicos do Tucuruvi desde 2015, eu considero o Mestre Guma um dos bons nomes da escola e do carnaval e gosto da forma que conduz o trabalho de sua equipe de ritmistas.



Acadêmicos do Tucuruvi  em 2016

Expectativas Pessoais

A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi é uma das que eu gosto de ver seus desfiles por trazer temas sempre alegres e mostrar um colorido maior que as demais escolas e acredito que essa multidão de cores tem tudo a ver com o carnavalesco Wagner Santos que é um grande mestre deste carnaval. Quem me acompanha aqui na "cobertura" do carnaval paulistano viram que eu escolhi a Tucuruvi como o melhor desfile de 2015 e realmente foi perfeito e merecia uma colocação um pouco melhor. No ano passado a competitividade foi muito grande, mas grande mesmo, tanto que vimos a Zaca ficar na décima colocação, mas ao rever o desfile vimos que não foi tão espetacular a ponto de ser uma das cinco melhores e acho que essa décima colocação deverá ser vista como um sinal de alerta para que a escola não perca a motivação e que continue acompanhando a evolução das co-irmãs. Minha expectativa é de um desfile criativo, de muitas cores e inovador por conta do enredo que irá reunir diversas artes de rua. O samba enredo tenho certeza que o público irá cantar, mesmo sendo uma das últimas da noite.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...