Facebook

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Carnaval de São Paulo 2017 | Vai-Vai - Enredo, Destaques e Expectativas



A escola mais antiga do Grupo Especial do Carnaval Paulistano é a Vai-Vai que também a maior vencedora com 15 títulos conquistados, sendo seu último ainda no ano de 2015. No ano passado a escola fez na minha opinião um dos três melhores desfiles, mas oficialmente foi a quarta colocada. Para o ano de 2017 a escola virá praticamente com o mesmo time para conquistar mais uma estrela.


Endereço
Rua São Vicente, 276
Bela Vista, São Paulo - SP
CEP: 01314-010


Menininha do Gantois é o enredo da Vai-Vai. E quem foi ela? Maria Escolástica da Conceição Nazaré nasceu em 1894 na cidade de Salvador e morreu em 1986. Ela foi uma mãe-de-santo bem conhecida, filha de Oxum. Além disso a escola vai abordar a temática do Candomblé.




Sinopse

Vai que vai o meu canto, soar como acalanto nos braços mágicos de Olorum…

A doce canção – o verso que balança a rede de luz do infinito universo nos acordes primordiais do tempo, como brisa ou vento, o sopro da criação que vem animar de vida o berço dos seus Orixás. Faz-se a negra corte dos reinos de África. Atravessar o oceano à terra que, assim como aconchegantes braços, se abriu e se redesenhou em seus traços – Bahia de todos os santos e de todos os seus súditos – Yorubás, Jejes e Bantos a tatuar na memória, a soberana história que venceu o Banzo, a corrente e a dor ao manter o espírito alado e livre, pela fé, na força da sua cor. Força que iluminou os terreiros e senzalas, raízes aqui fincadas como um Baobá a resistir e se impor, abrindo alas, de crença e esperança, como poder criador a reconstruir nações, pequenas Áfricas evocadas por seus tambores ancestrais, sua mais rica herança, os cantos e as danças, as tradições e os rituais. Venha transformar a passarela na sua grande casa, o "YLÊ IA OMIN AXÉ IANASSÊ"; em louvação e respeito dobra o rum para o preceito do jeito que deve ser. Abra a roda e faça um terreiro em pleno palco do Anhembi, onde a nossa fé se manifesta e onde a Vai-Vai faz a festa – é o Xirê das divindades no esplendor de sua beleza, com a força da Mãe Natureza, o Gantois hoje é aqui!

Rasga o véu de Orum! Seus deuses mágicos baixando ao Aiyê em cortejo onírico para saudar aquela, que fez da vida a missão da bondade, conhecimento e verdade, traduzidos em doçura e amor gentil que por seus filhos foram derramados, qual pureza de menina, mãe da Bahia, Yalorixá do Brasil.

Ligeiro, Legbá, Mosubá! Mensageiro, venha abrir os caminhos para a grande convocação e faça soar os seus atabaques, que, nessa passarela terreiro se refaz nas mãos de Oduduá, o momento da criação, e assim nos traz a ancestralidade, a elemental divindade do velho senhor da terra. Ecoam brados da floresta como flecha certeira do ofá, cetro do Rei de Ketu, que irrompe da selva junto ao brado do Príncipe Guerreiro, Loci, Loci, e Ewê Vassa, arrastando seu manto de relva, no espetáculo que aqui se encerra.

Vem acender a chama que chama o fogo e resplandece, “káwòò, kábiyèsilé”! É a corte de Oyoó que empresta brilho e luz a essa festa, Rei que acende e assanha o amor ardente da poderosa rainha Obá Siré que aqui, também se faz presente. Senhor que abre espaço, riscando o céu de lampejos e fachos para a deusa Oiyá, rainha dos raios, senhora dos seus desejos e que também conclama a divindade das armas, guerreira de nossas cabeças, que forja o ferro das entranhas.

Que adentre ao salão enfeitado, enfeitiçado de encanto, Eeró! O canto é o som do vento – Iroco que balança ao tempo, onde adormecem seus Ibejis, no sopro de brisa que vem atiçar suas folhas e a legião de espíritos regida por Ewá, no éter que se faz palco da dança das nuvens nos braços Oxumaré, eis cintilante melodia de pingos que vêm molhar a terra e colorir todo o ar.

E, por fim, venha coroar este evento, derramando axé das entidades da água, abençoe e lave a nossa alma, venha curar toda mágoa, Epa Babá! Pai divino do princípio da vida em sua plenitude vem trazer a placidez e a quietude da matriarca do lodo que modela a nossa existência e com carinho e complacência aplacar nossa saudade.

Èru, Iyá! Que nos permita a senhora das ondas receber esse mar repleto de boas lembranças de todos os súditos dessa deusa terrena que nos uniu em seus laços de ternura plena a multidão de fieis que ainda seguem seus passos ampliando as fronteiras do seu sagrado Gantois, e que até hoje reforçam sob a guia de Mãe Carmem, a certeza que o Axé e a força ainda moram por lá.

Orá Iyê Iyê, Ô! Deusa das águas doces, tão doce quanto a nossa mãe, que agora se embala em seus braços, receba de nós essa homenagem, um samba em forma de oração que a Vai-Vai canta e se encanta, pois fala do coração é a mais pura verdade, que hoje todos em nossa cidade se tornam filhos de Oxum, e que jorram lágrimas de felicidade que vêm regar nossas vidas e alegrar o nosso cantar,

Oh! Minha Mãe!
Minha Mãe, Menininha!
Oh! Minha Mãe!
Menininha do Gantois!

#MuitoAxéVaiVai


Trio de Destaque

[como disse nas postagens anteriores] Para que uma escola de samba possa funcionar e realizar um ótimo desfile necessita de várias pessoas como presidente, carnavalesco, mestre de bateria, artesãos, merendeiros, intérpretes, coreógrafos, serralheiros, entre outras ocupações quando é envolvido o carnaval, mas o Trio de Destaque são aqueles que no meio da multidão de uma escola do samba fazem a diferença.  



Com certeza é um dos presidentes mais conhecidos, respeitados e de muita força do nosso carnaval. Sabe trabalhar muito bom em prol da Vai-Vai, mas sobretudo em prol do nosso carnaval.



É um intérprete de muita precisão e de uma técnica vocal única, sendo um dos mais aclamados do carnaval do eixo Rio / São Paulo.


 
Quando o assunto é Rainha de bateria, acredito que o nome mais forte é de Camila Silva que realmente faz muito bem o seu papel na avenida e por conta disso ela é bem cogitada para desfilar no Rio de Janeiro.



Vai-Vai em 2016

Expectativas Pessoais

Com toda certeza quando o assunto é a história do carnaval paulistano a Vai-Vai é um nome forte, talvez o mais forte, até porque ela é a maior das campeãs, mas também pelos desfiles que fez e pelo time de sambistas que formou e tantos e tantos anos. Vai-Vai tem um algo a mais quando desfila, tem um poder de emocionar a todos que amam os desfiles de escolas de samba, isso por manter uma tradição, por manter uma identidade forte em seu chão. Além de ser uma escola de tradição, ela é muito bem organizada com um presidente muito competente que sabe compor bem seu time e gerindo-os com brilhantismo. O enredo é bem o que chamamos de ser "a cara da Vai-Vai" e minha expectativa é de ver um Anhembi emocionado e com um sentimento de orgulho de ver uma escola tão bonita em suas fantasias, alegorias, seus sambistas, sua velha guarda e seu chão. Aguardo com ansiedade esse desfile e acredito que ela pode despontar para ficar entre as campeãs.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...