Facebook

sábado, 3 de setembro de 2011

#19 Ana Carolina - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 19 - Ana Carolina


Em plena atividade, Ana Carolina é uma das melhores cantoras da atualidade e em meteórica carreira que começou no fim dos anos 90, ela já é considerada por muitos críticos e pessoas de bom gosto uma das maiores vozes da MPB, e o estilo MPB ficou mais forte e agradecido por ter a voz e autêntica Ana Carolina.

Mineira de Juiz de Fora, Ana Carolina nasceu no dia 9 de setembro de 1974 e ainda é uma menina, e é um dos maiores talentos e ela começou a gostar de música a partir de seus avós e tios-avós que ora eram cantores, ora eram músicos. Ana começou a tocar violão sozinha aos 12 anos, e ela aprendeu a tocar ouvindo discos, como do cantor João Bosco, e nas adolescência cantava no salão de beleza da mãe, utilizando dele uma casa de show, pois ela já possuia um timbre muito bom.

Aos 18 anos, Ana Carolina decidiu seguir a carreira de cantora, sua mãe não aprovara, pois a carreira poderia ser um risco, mas ela seguiu determinada e começou a cantar em bares da cidade de Juiz de Fora e a cada apresentação ela foi aprendendo como lidar no palco e agradar quem as ouve. Passou a se apresentar em Belo Horizonte e conseguiu uma apresentação em Roma, até que um dia ela conhece José Antônio Franco Villeroy, seu compositor e que lhe deu a "Garganta", música composta por ele. Após se apresentar com esta canção e outras, Ana Carolina assinou um contrato com a BMG e lançou seu primeiro álbum em 1999 chamado Ana Carolina, que foi um enorme sucesso, porque além de "Garganta", canções como "Tô Saindo" e "Nada Por Mim" fizeram sucesso nas rádios e nas novelas Globais, vendendo mais de 250 mil cópias e concorrendo ao Grammy Latino.

Ana Rita Joana Iracema e Carolina foi o segundo e magnífico álbum de Ana Carolina, lançado em 2001, pois a cantora que já era uma das maiores revelações da MPB, já era considerada uma realidade e já estava no Hall das melhores cantoras, e canção carro-chefe que embalou este álbum foi "Quem de Nós Dois", além do mega-hit, mais sucessos embalou o álbum como "Ela é Bamba", "Confesso". O álbum ultrapassou 300 mil cópias e prêmios como o Troféu Imprensa ganhou a cantora.

O álbum Estampado, foi lançado em 2003 e foi o que mais lançou sucessos da cantora, sendo eles "Encostar na Tua", "Nua", "Elevador", "Uma Louca Tempestade", "Pra Rua Me Levar" e o "O Beat da Beata" que teve Seu Jorge participando. A grande maioria dos singles foram trilhas sonoras e o álbum vendeu mais 200 mil cópias.

O sucesso de suas canções eram tão vivas e recentes que a Som Livre lançou em 2005 o álbum Perfil com as melhores canções de Ana Carolina, incluindo os singles e outras canções como "Beatriz", e foi o álbum mais vendido, ultrapassando 500 mil cópias. No mesmo ano Ana Carolina em parceria com Seu Jorge, lançam o álbum Ana & Jorge, vendeu mais de 300 mil cópias e a canção "É Isso Aí" estourou em várias rádios.

Em 2006 Dois Quartos é mais o novo álbum, apesar da boa crítica, o álbum não rendeu tanto em vendas e nem em singles, pois apenas "Rosas" conseguiu ser sucessos pelas rádios, logo depois o álbum saiu em versão ao vivo, onde a canção "Vai" foi single. Em 2009 o álbum N9ve vendeu mais de 150 mil cópias, mas a crítica achou o álbum pouco autêntico, subdizendo que não é assim que Ana Carolina. E o sucesso foi com "Entreolhares (The Way You’re Looking at Me)" com participação de John Legend.

Os shows de Ana Carolina são um dos mais disputados em casas de shows, onde garantem sempre a presença de seu público e admiradores da sua voz que é contralto, um estilo de tom que pode alcançar notas relativamente agudas, portanto, tendo uma grande extensão vocal, e ela é uma das únicas. Ana ainda é uma menina, tem muito a evoluir e mais álbuns teremos a sorte de ouví-los.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...