Facebook

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

#16 Simone - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 16 - Simone


Firme e serena. É a forma que Simone tem levado a carreira como cantora. Um dos maiores nomes da música brasileira canta de tudo, mas foi na música romântica, MPB, Samba e música natalina que destacou e fez de Simone uma das 20 maiores cantoras.

Simone Bittencourt de Oliveira nasceu na cidade de Salvador, estado da Bahia no dia 25 de Dezembro de 1949, em pleno Natal. Simone não iniciou sua carreira na música, ela estudou educação física, inclusive com Pelé e foi jogadora de basquete profissional chegando a defender a seleção brasileira.

O contato com a música começou no ano de 1972, quando foi convidada para jantar e ela já sabia tocar violão, que por consequência foi contratada para gravar seu primeiro disco pela Odeon, Simone era o nome do primeiro disco. Sua participação em um programa na TV Bandeirantes a despertou como uma grande revelação na música. Para despertar mais o sucesso, Simone, com a ajuda de Hermínio Bello de Carvalho, produtor musical foi realizar uma turnê fora do Brasil, entre os lugares Nova York. Com o sucesso, Simone lança o álbum Brasil Export 73 e logo depois Festa Brasil, ambos venderam muito bem e mais discos foram lançados neste mágico anos 70 como Quatro Paredes e Gotas d´Água, sempre com produções de Hermínio e composições de grandes autores, como Milton Nascimento.

No ano de 1977 Simone realizou o show Face a Face (Museu de Arte Moderna, RJ). O ano marcaria o primeiro grande momento de reconhecimento, com as canções "Gota d´água", "Face a face", "Jura Secreta" e "O que será". No Projeto Seis e Meia foi ovacionada por crítica e público quando interpretou "Gota d´água", até hoje considerada uma das melhores apresentações da carreira.

Nos anos 80 Simone lançou um de seus maiores clássicos, "Começar de Novo", que fez parte da novela Malu Mulher, na TV Globo, onde Trilha mais Novela se encaixaram como uma luva. A música pertencia ao disco Pedaços no começo de 1980 e foi um divisor de águas em sua carreira, atravessando uma grande história de sucesso como pessoa e artista. Mais um grande moemento em sua carreira foi um show realizado no Estadio do Morumbi, onde ela e mais de 100 mil vozes cantaram juntos músicas que fariam parte daquela época de ditadura como "Caminhando" e "Canta Brasil" se tornando mais um dos maiores sucessos e apenas Simone conseguia reunir tantas pessoas, ela perderia apenas para Roberto Carlos no quesito lotar casas de shows. O despertar de uma postura artística engajada acompanharia toda a carreira, sendo enfatizada por interpretações de sambas como "Disputa de Poder" e "Louvor a Chico Mendes", além de "Maria, Maria", "Uma nova mulher", "O sal da Terra", "Será", "Pão e poesia", "Isto aqui o que é", "É", "O tempo não para", "Blues da piedade". Outro grande sucesso, "Tô Voltando", um samba que canta a volta para a casa de um casal apaixonado, foi associado à ditadura militar e aos que retornavam ao Brasil depois do asilo político dos anos 1970.

Simone termina os anos 80 como a cantora que teve um dos maiores públicos na década, desde shows e participando das "Diretas Já", Simone se tornou um dos maiores nomes dos anos 80, e continuou com brilho no anos 90.

Simone gravou nos anos 90 álbuns em homenagem a Martinho da Vila e álbuns de inéditas como Raio de Luz, Sou Eu, Simone Bittencourt de Oliveira, mas foi em 1995 que Simone estourou em vendas, o álbum 25 de Dezembro, exclusivamente com canções natalinas, e obteve a maior vendagem da carreira, mais de 1 milhão e meio de cópias vendidas em apenas um mês e meio, e canção que fez muito sucesso foi "Então é Natal" que até hoje toca em festinhas de fim de ano de escolas primárias ou em especiais de rádio. Em 1997 Simone lança o álbum ao vivo chamado Brasil "O Show", que reuniu seus maiores sucessos até então.

Nos anos 2000, Simone não começou muito bem pois os álbuns Seda Pura (2001) e Feminino (2002) marcaram as mais baixas vendagens da carreira e repertórios de estilo pouco explorado até então, o Pop. Baiana da Gema, um tributo a Ivan Lins, de repertório inédito do compositor, foi apresentado no eixo Rio-São Paulo. Em maio de 2006, num pocket show, no cenário intimista de uma casa noturna paulistana, exibiu um repertório romântico ao público que se encantou com arranjos originais, em tom jazzístico, para o "Projeto Credicard Vozes". Outras recentes apresentações, no Peru, foi aplaudida de pé por mais de cinco minutos; em Miami, ao lado do parceiro Ivan Lins, obteve reconhecimento da crítica que considerou a apresentação uma das melhores dos últimos anos na Flórida. Em 2007 a parceria com Zélia Duncan foi registrada no CD e DVD Amigo é Casa, que exibiu, além de regravações, canções inéditas na voz das artistas e apresentações pelas capitais do país, além de Portugal.

A história de Simone na música nacional e internacional foi uma das mais vitoriosas, jamais obteve uma vaia, ou um aplauso não entusiasmado. Simone sempre teve um carisma e levou a música com caráter e profissionalismo, sem se preocupar com vaidades.

.

Um comentário:

CYNTHIA CALIXTO disse...

Que maravilha! Texto bom

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...