Facebook

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

#18 Elba Ramalho - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História


Posição 18 - Elba Ramalho


Uma das mais surpreendentes e "esfuziantes" cantoras do Brasil que levou a cultura nordestina para todo o Brasil, e hoje novos artistas tem espaço e se influenciam em sua carreira. Elba Ramalho fez uma boa mistura de MPB com frevo e demais ritmos da região Nordeste.

Elba Maria Nunes Ramalho nasceu na cidade de Conceição da Paraíba, no estado da Paraíba no dia 17 de agosto de 1951 e começou a se interessar pela música na adolescência, quando morava em Campina Grande. Na faculdade, em 1968, integrou o grupo As Brasas, que foi visto pelo produtor do Quinteto Violado. Elba ficou com o grupo por uma temporada de shows, no Rio de Janeiro, mas ao fim dele decidiu seguir sua carreira sozinha, mas como atriz, atuando e cantando nos anos 70, entre as apresentações, Ópera do Malandro.

Mas após parcerias com Chico Buarque no teatro, acabou mesmo seguindo a carreira de cantora, apenas, e em 1979 lançou seu primeiro disco chamado de Ave de Prata e os sucessos foram rápido, com "Canta Coração" e "Não Sonho Mais"

Seu sucesso apareceu de forma gradual, embora ela própria considere que o teatro esteja presente em todos os espetáculos. As apresentações também obtiveram relevante sucesso em teatros internacionais, como o Olympia de Paris, o Blue Note de Nova Iorque, o Brixton Academy, de Londres e o Festival de Montreux, na Suíça. O repertório se manteve eclético durante todo esse tempo, trazendo canções típicas do nordeste brasileiro, baladas românticas, rocks, sambas e até o blues norte-americano. E em 1980 veio seu segundo disco Capim do Vale, que trouxe canções de compositores nordestinos antigos e contemporâneos, apresentando um repertório regional. E Elba lançou nos anos 80 um disco a cada ano, sendo todos com os ritimos nordestinos e muitas turnês foram realizadas, inclusive na África. Nos anos 80 os labuns de dstaque foram Elba, Coração Brasileiro, Fogo na Mistura, Fruto. E os grandes sucessos foram "Amor Eterno", "De Volta pro Aconchego", "Ouro Puro".

Nos anos 90 em plena atividade vários discos lançados e mais turnçes representando o Brasil e os costumes nordestinos, Elba já era considerada um dos maiores nomes, pois ela era o grande nome do Nordeste brasileiro e mais artistas foram surgindo com as mesmas características de Elba, mas o sucesso era apenas regional, dificilmente ultrapassava as barriras do Nordeste, Elba tinha um grande carisma e até hoje encanta pela sua voz. Os anos 90 marcou com o disco Felicidade Urgente, em 1991, que contou com a produção de Nelson Motta, arranjos do maestro e pianista Eduardo Souto Neto e as participações especiais de Lulu Santos na faixa "Vida", Cláudio Zoli na faixa-título, Djavan em "Ventos do Norte", Sandra de Sá na música "Maré Dendê". Devora-me foi lançado em 1993 e o grande sucesso foi "Coração da Gente", tema da novela Tropicaliente, na TV Globo e Elba ganha praticamente toda a América do Sul.

O Grande Encontro, foi um grupo que Elba Ramalho fez junto com Zé Ramalho, Geraldo Azevedo e Alceu Valença, lançando três álbuns, todos bem vendidos, lembrando que Alceu Valença participou do primeiro álbum.

Elba fez um grande evento com seus 20 anos de carreira, entre shows e apresentações especiais, acabou ganhando um registro em CD, e duplo, e contou com as participações de Chico Buarque, Zé Ramalho, Lenine, Nana Caymmi, Geraldo Azevedo, Margareth Menezes, Dominguinhos, Alceu Valença, entre outros. O lançamento foiem 1999 entitulado Solar.

Nos anos 2000 Elba se dedicou mais a família, mas a carreira musical nunca foi abandonada, álbuns foram lançados como Elba Canta Luiz (2002), Elba Ao Vivo (2003), em 2009 gravou Balaio de Amor.

.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...