Facebook

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Os 10 Melhores Discos Brasileiros de 2012


Obras primas, grandes retornos, novos nomes, belas capas, grandes canções e a força da MPB marcaram o ano de 2012 na música. Isso e tudo mais você leu e acompanhou aqui no Coluna Blah durante o ano. Para escolher os 10 Melhores Discos Brasileiros de 2012 não foi fácil, mas eu gostei disso porque a variedade é grande de discos bons no ano e outro fator é que eu ouvi cada vez mais nossos discos e tenho gostado cada vez mais, principalmente destes novos artistas da MPB, principalmente as vozes femininas, que são as vozes que eu mais gosto de ouvir desde sempre, mas claro há ótimas vozes masculinas no nosso meio musical, mas ainda elas são a maioria.

Veja abaixo os 10 Discos que escolhi, porém alguns já conferiram no Prêmio Coluna Blah de Música Brasileira 2012 que foi um enorme sucesso com repercussão até dos artistas vencedores. O que diferencia é que agora terá comentários e mais três discos extras para vocês conferirem.




01 - Segunda Pele
Roberta Sá

É uma das minhas cantoras favoritas e todos seus discos lançados até hoje são ótimos e por isso me faz gostar cada vez mais. O seu Segunda Pele é uma obra-prima, não foi feito todo de samba e sim toda uma riquíssima mistura bem brasileira. Letras bem humoradas, melodias boas para dançar, viajar. Destaco as faixas "O Nêgo e Eu", "Pavilhão de Espelhos", "Lua" e "Altos e Baixos".




02 - Mais Uma Página
Maria Gadu

Uma das nossas melhores interpretes é a Maria Gadu, com certeza. Buscou trazer neste disco músicas já conhecidas, mas com a sua cara como a "Oração ao Tempo" que ficou uma linda obra. Além disso a cantora trouxe demais estilos musicais da MPB, deixando o álbum mais frenético para ouvir. Destaque para "Linha Tênue", "Anjo de Guarda Noturno" e "Axé Acappella".




03 - Caravana Sereia Bloom
Céu

Uma das maiores vozes, segundo críticos, depois de Marisa e Bethânia, Céu é a melhor voz feminina viva do Brasil. O seu terceiro álbum é uma viagem, fico até nas núvens. A canção "Falta de Ar" é um ótimo cartão de visita do ótimo disco que ainda conta com "Amor de Antigos", "Asfalto e Sal" e "Palhaço" como destaques.



04 - Tudo Tanto
Tulipa Ruiz

Uma das cantoras que mais evoluem no meio musical é a Tulipa, pois suas ousadas interpretações e letras com tom de deboche e inacreditáveis se tornaram uma grande obra na voz e talento de um dos maiores nomes da MPB. Do disco destaco as canções "É", "OK" e "Desinibida".





05 - Redescobrir
Maria Rita

Assim que lancei os candidatos a melhor álbum no Prêmio Coluna Blah de Música Brasileira 2012, este álbum não havia sido lançado e agora ganhou o Top 5 da lista. Talvez Maria Rita fez muito bem o papel de interpretar as músicas da mãe, Elis Regina, mas por outro lado ficou ótimo e sua cara. Destaques para "Me Deixas Louca", "Águas de Março", "Tatuagem" e "O Bêbado e a Equilibrista".



06 - Agridoce
Agridoce

Quem diria que Pitty gravaria um disco de MPB... E olha que a parceria com Martin deu muito certo. As canções tem uma pegada mais jovem, atual, utilizando de instrumentos diferentes e de pouco uso de outros artistas, sem falar nas lindas letras. Destaque para "Dançando", "Embrace the Devil" e "130 Anos".





07 - Treme
Gaby Amarantos

Um estilo musical forte no Pará, mas só Gaby Amarantos soube fazer um Tecno-Brega com maestria e técnica para trazer em todo Brasil e por enquanto só ela conseguiu. A canção "Xirley" é quase a sua história, "Ex Mai Love" é uma anedota musical e "Merengue Latino" é uma volta nos bons tempos de lambada.





08 - Acústico MTV
Arnaldo Antunes

Adoro a coleção Acústico MTV e este do Arnaldo ficou muito bom, técnico e o cantor semrpe usando seu belo vozerão que interpretada em qualquer estilo fica uma obra. "A Casa é Sua" ficou uma grande obra ainda mais com os convidados. Destaques para "A Nossa Casa", "Alma" e "Socorro".




09 - Longe de Onde
Karina Bühr

Ela é bem ousada e interpreta como ninguém. A bela voz de Karina Bühr quando me vêm aos ouvidos é um relaxante, mesmo quando ela esta brava em "Cara Palavra". Karina escreveu todas as músicas sozinha e produziu todas, é uma ótima produtora. Destaques para "A Pessoa Morre" e "Pra Ser Romântica".



10 - Infinito
Fresno

Hoje a banda Fresno está mais madura e faz música com requinte, sem aquele apelo comercial e isso é ótimo para a banda. O sucesso ainda é o mesmo, os fãs também e todos se amadurecem juntos junto com este rico álbum que tem como destaque a faixa título, "Homem Ao Mar" e "Sobreviver e Acreditar".



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...