Facebook

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'O Papa É Pop' - Engenheiros do Hawaii (1990)



Uma das maiores bandas brasileiras será homenageada na série Grandes Discos Brasileiros e iremos falar de um de seus maiores discos, tanto na rentabilidade, no sucesso de público e crítica. Vamos de Engenheiros do Hawaii  que levou o Rock e o Rio Grande do Sul à sua maneira, sabendo impor a sua particularidade, mostrando muita técnica e inspiração em suas canções, tornando então uma das maiores bandas brasileiras de todos os tempos.




O disco O Papa É Pop é considerado por muitos o melhor disco do ano de 1990 e foi uma ótima forma de entrar nos anos 90 com boa música com composições fugindo um pouco da filosofia da banda com letras com teor mais culto, onde é necessário ouvir mais de uma vez para compreender e assimilar alguns recados, porém a banda quis fazer um experimento mais Pop e tomar um rumo diferente.

Neste disco esteve presentes na banda Humberto Gessinger: Voz, baixo, piano rhodes e midi pedalboard ; Augusto Licks: Guitarra, violão, teclados e midi pedalboard ; Carlos Maltz: Bateria.

No encarte do disco há uma foto do Papa João Paulo II tomando chimarrão. A foto pertenceu a Leonel Brizola e mostra o Papa em visita à cidade de Porto Alegre, em 1980, durante a primeira viagem de João Paulo II ao Brasil. A mesma foi gentilmente cedida pelo ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro e pelo fotógrafo Carlos Contursi, autor da imagem.


Engenheiros do Hawaii em 1990

O disco abre com a faixa "O Exército de Um Homem Só" inspirado em um romance do escritor Moacyr Scliar e foi dividida em duas partes, pois logo na faixa três temos a canção "O Exército de um Homem Só II". Ambas percebemos aquela forma de compor as letras da banda, mas a sonoridade é um pouco diferente do que ouvíamos nos discos anteriores.

Para surpresa de muitas pessoas a banda regravou "Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones" que foi sucesso com a banda Os Incríveis que fizeram parte da Jovem Guarda. Esta canção tornou novamente um grande sucesso nacional nas mãos do Engenheiros do Hawaii, tocando muito nas emissoras gaúchas, cariocas e paulistas. Chegou a ser por muito tempo a minha canção favorita da banda, ainda mais que a letra era muito bem escrita e os solos de guitarras desta canção são espetaculares.




"Nunca Mais Poder" faz uma clara crítica as coisas modernas que estavam acontecendo naquele momento, onde todo mundo é moderno, mainstream, ou seja, adotando modinhas que até hoje acontece.

Se é uma canção que muitos amam da banda Engenheiros do Hawaii é "Pra Ser Sincero" que tem uma sonoridade impecável e muito bem produzida. A canção foge um pouco do Rock e ouvimos ela praticamente toda em piano elétrico que não era utilizado pela banda em outros discos. Além do piano temos efeitos sonoros que dão um ar de realismo na linda letra composta.

Outra faixa que tornou um mega hit foi "O Papa é Pop" que também é um crítica sobre a "modinha", mas sobretudo as notícias de jornal e revistas que fazem fofocas e basta apenas uma foto e uma notinha dos editoriais que já conseguem vender e até mesmo quando o assunto é o Papa acontece as mesmas notícias vazias.




Acho que muitos devem conhecer a história que envolveu a canção "Ilusão de Ótica". A canção  não recebeu esse nome por acaso (ótica se refere à audição, diferente de óptica, que se refere à visão). Quando o vinil era rodado ao contrário, na parte da canção em que se escutava "Por que você roda assim? Eu não gosto que rode assim", agora era ouvido: "Por que é que cê tá ouvindo isto ao contrário? O que é que cê tá procurando? Hein?". Haviam pessoas que tinha medo de rodar o disco ao contrário.

O disco foi um grande sucesso de vendas e passou da marca de 500 mil cópias, sendo o disco de maior sucesso da banda Engenheiros do Hawaii.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
O Exército de um Homem Só I
Augusto Licks; Humberto Gessinger
2
Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones
Brancato Júnior
3
O Exército de um Homem Só II
Augusto Licks; Humberto Gessinger
4
Nunca Mais Poder
Augusto Licks; Humberto Gessinger
5
Pra Ser Sincero
Augusto Licks; Humberto Gessinger
6
Olhos Iguais aos Seus
Humberto Gessinger
7
O Papa é Pop
Humberto Gessinger
8
A Violência Travestida Faz Seu Trottoir
Humberto Gessinger
9
Anoiteceu em Porto Alegre
Humberto Gessinger
10
Ilusão de Ótica
Humberto Gessinger
11
Perfeita Simetria
Humberto Gessinger



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...