Facebook

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Clickbait: Saiba o que é uma das práticas com técnicas apelativas e abusivas do atual Jornalismo na Internet



Tem sido constante seu crescimento e isso está cada vez mais tirando a credibilidade de pequenos e grandes sites de veículos de comunicação cujo interesse é publicar uma notícia se preocupando com a quantidade e não a qualidade, utilizando de técnicas apelativas e abusivas com o intenção de ganhar cliques. Conhecido como Clickbait é a uma nova mania ou má tendência do atual Jornalismo na Internet.


O que é Clickbait?

Clickbait (também conhecido por sua tradução para o português isca de cliques ou caça-clique) é um termo pejorativo que se refere a conteúdo da internet que é destinado à geração de receita de publicidade on-line, normalmente às custas da qualidade e da precisão da informação, por meio de manchetes sensacionalistas e/ou imagens em miniatura chamativas para atrair cliques e incentivar o compartilhamento do material pelas redes sociais. Manchetes Clickbait costumam prover somente o mínimo necessário para deixar o leitor curioso, mas não o suficiente para satisfazer essa curiosidade sem clicar no conteúdo vinculado.

(Fonte: Wikipédia)




Após vermos o significado de Clickbait você deve estar se imaginando em situações no Twitter, principalmnte no Facebook onde a popularidade desta rede social é maior e lá há uma diversidade de pessoas e não importa seu grau de ensino, idade ou interesses culturais que você já caiu e foi pescado por alguma manchete com teor incompleto, sensacionalista e sem divulgar o real fato despertando uma enorme curiosidade em nós e muitas das vezes que clicamos nos decepcionamos com a qualidade da notícia.


Por que clicamos?

Somos todos curiosos por natureza, isto é fato. Então, nada mais justo do que usar algo inerente à todos os seres humanos para chamar a atenção correto? Claro que sim! O grande problema por trás destes títulos extremamente manipulativos, também chamados de Clickbait (isca de cliques, na tradução), não é o quanto ele é apelativo para o público, mas sim o conteúdo que eles entregam.

(v4company)



Formas de evitar o Clickbait

Não há uma forma mágica de evitar o Clickbait, mas algumas atitudes eu tenho tomado e algumas pessoas pelas redes sociais, por exemplo alguém ao ler uma manchete no Facebook, porém com dificuldades de acessar o site já foi nos comentários e viu a frase "para quem não quer clicar no link a notícia é assim...", ou seja, as pessoas de uma certa forma combatem e quando eu estou pelo computador já ajudo os mesmos e há algumas páginas que simplesmente excluem seu comentário e isso acontece em pequenos sites.


O que o Facebook tem feito

Segundo o site Tecnoblog o Facebook tem tomado novas medidas para reduzir a quantidade de publicações com chamadas caça-cliques no seu feed de notícias. O objetivo é tornar mais precisa a identificação de clickbaits.

Uma das medidas foi separar em duas frentes as características dos clickbaits: há chamadas que exageram para chamar a atenção (“você precisa ver isso!”) e outras que omitem informações para forçar o usuário a clicar no link (“faça isso aqui todos os dias”). Até então, o Facebook analisava esses sinais em conjunto; ao separá-los, a identificação deve ser mais efetiva.

Além disso, o algoritmo atualizado do Facebook é capaz de identificar clickbaits a nível de post — antes, a rede social dependia bastante do histórico do domínio e da página para determinar se uma publicação era ou não caça-clique. Isso vai funcionar para vários idiomas, incluindo o português do Brasil.


EXEMPLOS de Clickbait

Vamos "desenhar" alguns exemplos de Clickbait e tenho certeza que você irá reconhecer muitas destas situações abaixo.



Este é um dos exemplos que mais irritam os leitores que é provocar de fato o clique. Eu mesmo seguia uma página de futebol e via muitas manchetes desta forma, com uma frase de impacto em cima da foto e geralmente aparece a pessoa na foto, porém, com o rosto coberto com com um meme ou uma interrogação ou cortado como na foto acima.



Quando o Clickbait acontece em um site de grande circulação como o Globo Esporte tem a situação péssima ao sabermos que uma empresa de credibilidade e de grande conhecimento do público está fazendo isso, mas por ser muito acessado sempre tem aqueles "amigos" que deixam informado nos comentários o que é de fato a notícia, ou seja, o nome do Presidente e o nome do Clube.



Este Clickbait acima é de um site que tem crescido muito e confesso que deixei de seguir a página por publicar muitas notícias com chamadas caça-cliques e o conteúdo das notícias são fracos em sua maioria. Neste caso eles colocam uma foto que não representa a pessoa, que no caso seria o Rodrigo Faro e para despertar a curiosidade eles colocam uma foto que não tem ligação com a pessoa e colocam uma frase de impacto como vimos na frase "surpreende".

Este mesmo site causou uma vez um turbilhão de criticas se referindo a personagem Ivana, interpretado pela atriz Carol Duarte em A Força do Querer. A notícia era para vermos a primeira foto da personagem em forma de homem e na foto da manchete não tinha nada demonstrando e ao clicar no link e acessar a notícia do site era a personagem Ivana ainda como mulher usando uma jaqueta masculina.




O site UOL é um dos mais conhecidos no Brasil e tem anos que acompanho, mas quando chegou no Facebook tem utilizado em algumas notícias estas práticas com técnicas apelativas e abusivas para atrair cliques.

Na foto acima a manchete diz "Atriz de "A Força do Querer" assina contrato com a Record". Esta manchete na minha opinião é para induzir o leitor ao erro, mas como assim: Ao ver a foto temos três atrizes, sendo que duas delas como a Maria Fernanda Cândido e a Carol Duarte fizeram muito sucesso na novela A Força do Querer e o público aclamou suas personagens, porém a notícia se trata da atriz Claudia Mello que interpretou uma personagem que não impactou tanto como as demais, apesar de ter gostado muito de seu papel, mas o que quero explicar é que o site teve a intenção de induzir o erro e com isso clicar no link.



Este Clickbait é talvez um dos mais irritantes e que gera uma comoção negativa para o site que publica. Na foto acima a manchete diz: "Sabe quem interrompeu o discurso de Bruno de Carvalho?" e quando clicamos no link não aparece nenhuma informação de quem efetuou o ato de interromper Bruno de Carvalho, inclusive este Clickbait virou um meme de tão abusivo que foi.



Conclusão

Acho que estes sites de notícias, principalmente os grandes sites poderiam se preocupar com a qualidade da notícia e dando a "real" na sua manchete, pois se o leitor tiver interesse ele vai sim clicar para ler o conteúdo da notícia, pois eu acredito que no Brasil e no mundo há bons leitores e este grandes sites deveriam se "garantir" sem se preocupar com seus acessos quantitativos e sim qualitativos, pois as pessoas irão buscar cada vez mais estes sites. 

Sei que muitas pessoas só vivem de manchetes e nunca se interessam em ler o conteúdo da notícia e até compreendo o motivo de alguns sites provocar seu leitor com isca ou caça-cliques e isso acontece muito nos sites médios ou os menores, mas mesmo assim não tem como aliviar, pois sou um consumidor de notícias e sempre exijo a qualidade e muitos pensam desta forma.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...