Facebook

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

#20 Elza Soares - As 40 Maiores Cantoras Brasileiras da História



Posição 20 - Elza Soares


Ela é considerada uma das maiores cantoras do mundo. Elza Soares foi eleita em um especial da BBC de Londres como a Cantora do Milênio. Ela é muito respeitada fora daqui, por isso não a vemos tanto em casas de shows brasileira, mas a sua importância para a música é bastante significante para nós.

Elza da Conceição Soares, nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de junho de 1937 e após casar aos 12 anos, ficar víúva aos dezoito anos e depois casar com Garrincha, Elza Soares já sonhava na carreira musical e se apresentava em shows de calouros apresentados por Ary Barroso sempre recebendo as melhores notas. Com o sucesso e aceitação do público pela voz, foi fazer uma turnê pela América Latina nos anos 50 e com a canção "Se Acaso Você Chegasse" acabou sendo um grande sucesso por onde passava, com isso veio a gravação do primeiro disco. Mudou-se para São Paulo, onde se apresentou em teatros e casas noturnas. A voz rouca e vibrante tornou-se sua marca registrada. No ano de 1962, no lançamento do álbum Bossa Negra, Elza foi representar o Brasil na Copa do Mundo no Chile, e suas performances eram sempre as mais esperadas. Sua turnê se expandiu nos Estados Unidos e anos depois Londres, onde foi mais ovacionada. Aqui no Brasil, obviamente Elza sempre foi ovacionada por onde pisou, mas por um público mais crítico e selecionável, mas sempre a apontando como aquela que tem uma das melhores vozes e seus shows tinham direções de grandes perofssionais.

Com uma grande variedade de estilos, Elza cantou samba, sambalaço, jazz, soul, MPB e parte destas músicas sempre eram apreciadas em seus shows, ou registrados em discos como Com A Bola Branca (1966), Elza Carnaval & Samba (1969), Elza Pede Passagem (1972), Do Cóccix Até O Pescoço (2002), Vivo Feliz (2004), o álbum ao vivo Beba-me - Ao Vivo (2007) e algumas coletâneas. Grandes sucessos foram lançados pela cantora como "Se Acaso Você Chegasse" (1960), "Boato" (1961), "Cadeira Vazia" (1961), "Só Danço Samba" (1963), "Mulata Assanhada" (1965) e "Aquarela Brasileira" (1974), claro há mais, mas estes foram topos nas paradas de sucesso aqui e em outros países, como na UK Charts, parada do Reino Unido.

Elza Soares é uma das maiores influências de novas cantoras que surgem no Brasil, mas será difícil ter uma voz como a dela, que é uma das maiores de todos os tempos. Só algo que vejo que falta para Elza Soares é o respeito e reconhecimento por parte de alguns brasileiros, que a veêm como uma cantora exagerada que canta "nada com nada", acho que é assim que alguns pensam da MPB, talvez por isso Elza focou muito a carreira internacional que deu muito certo e até hoje ela canta nos palcos afora.

.

Um comentário:

Hebim disse...

Meu amigo. Obrigado pelo conteúdo no site, mas devo expressar uma pequena indignação na forma de minha humilde opinião. Elza Soares, uma mulher que aos 20 anos já havia vivido a fome e sofrido uma violência tipicamente Brasileira de uma forma que a maioria de nós jamais conheceremos, passou sua vida transformando eventos que para muitos teriam sido "o fim da linha" em renovações. Como cantora, reinventou-se completamente pelo menos duas vezes e foi símbolo da música Brasileira em pelo menos três ocasiões e para três gerações distintas, essa mulher não merecia estar nada além de estar em primeiro nessa lista!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...