Facebook

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Estudando o Samba' - Tom Zé (1976)



Hoje o disco brasileiro homenageado é de um artista que jamais esperava falar por aqui no Blog, até porque eu sempre tive uma dificuldade para ouvir com paciência canções do Tropicalismo ou pós Tropicalismo a não ser artistas como Gal, Gil, Caetano e Mutantes, mas ouvir Tom Zé foi raras às vezes e acho que fui ouvir um disco dele em 2014, mas quando vemos´e lemos histórias da nossa música Tom é sempre citado como um dos melhores graças a seus ótimos trabalhos como músico e compositor, sendo uma das maiores influências da MPB.




Gostei de pelo menos três de seus discos, mas Estudando o Samba tem uma produção fonográfica melhor. O disco é um pós Tropicalismo de fino trato e de qualidade boa com ótimas melodias e letras bem compostas e divertidas de se ouvir. Acredito que este disco assim como os demais da carreira de Tom Zé não é de fácil aceitação atualmente, pois muitas de suas músicas podem soar para algumas pessoas como caricatas, sem graça, coisa do passado, enfim e compreendo. Mas quem tem a oportunidade de estudar a nossa música brasileira vê que Tom é uma das peças fundamentais da história.


Tom Zé em 1976

O disco Estudando o Samba na minha opinião quando foi planejado e logo depois gravado teve uma espécie de experimento e Tom Zé deve ter gravado tudo de primeira, sem mexer a sério na mixagem e deixar como uma brincadeira, mas uma brincadeira que rendeu uma crítica aclamada, mas anos depois de ser lançado, pois ele foi relançado nos anos 90 e no exterior este disco é um retrato da nossa música brasileira.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
Tom Zé
2
A Felicidade
Tom Jobim - Vinicius de Moraes
3
Toc
Tom Zé
4
Élton Medeiros - Tom Zé
5
Vai (Menina Amanhã de Manhã)
Perna - Tom Zé
6
Ui! (Você Inventa)
Odair - Tom Zé
7
Doi
Tom Zé
8
Mãe (Mãe Solteira)
Élton Medeiros - Tom Zé
9
Hein?
Tom Zé - Vicente Barreto
10
Só (Solidão)
Tom Zé
11
Se
Tom Zé
12
Índice
José Briamonte - Heraldo do Monte - Tom Zé


Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...