Facebook

terça-feira, 25 de abril de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Õ Blésq Blom' - Titãs (1989)



Sem dúvidas após realizar mais pesquisas sei que a banda Titãs é uma das cinco mais importantes da história da nossa música, pois trouxe grandes discos, belas composições, melodias vinculadas ao rock e outras formas experimentais e shows eternos. Infelizmente a banda não é mais como antes, sobretudo nos áureos tempos na década de 80, mas tudo isso faz parte e ciclos dissolvem para várias áreas da arte e na música, ainda mais com grupos musicais poucas conseguem ter uma sólida carreira. 




Para quem está acompanhando a série Grandes Discos Brasileiros já deve ter reparado que já falei de um disco dos Titãs que foi o magnífico Jesus não Tem Dentes no País dos Banguelas. Hoje iremos falar do disco Õ Blésq Blom, lançado em 1989 e é considerado pela crítica o melhor disco dos Titãs, apesar que eu e alguns críticos considerem outro disco como o melhor. 

Era o quinto disco dos Titãs e a banda estava bem consolidada no mercado fonográfico e todos os demais trabalhos foram aclamados e bem vendidos, mas segundo Sérgio Britto faltava ainda lançar uma obra prima, um disco mais maduro com melodias mais criativas e letras com mais visceralidade. Para esse disco os oito integrantes ainda bem unidos e cooperando para que tudo desse certo trabalhou junto com o produtor Liminha que era e ainda é um excelente profissional da música.


Titãs nos anos 80

O disco Õ Blésq Blom já começa de forma inusitada que é uma faixa não interpretada pelos Titãs e sim por um casal de repentistas encontrados em Pernambuco. Eles são Mauro (ex-estivador e auto-intitulado "O Rei do Rock") e sua esposa Quitéria. São deles as vinhetas de introdução e fechamento do disco.

Para quem conhece bem o disco devem achar sensacional a junção da faixa "Introdução por Mauro e Quitéria" com a faixa "Miséria" que é uma canção muito bem trabalhada, com uma boa letra e uma melodia bem trash com cara de anos 80.

Podemos ver neste disco canções cujas letras são características dos Titãs na década de 80 e início da década de 90, isso até por conta da forma peculiar de compor de Arnaldo Antunes, mas os demais integrantes assumiram esse lado 'esquisito' de compor e saíram boas canções como "Racio Símio" e a divertida canção "O Camelo e o Dromedário" que tem uma letra engraçada e uma melodia mais devagar, porém apesar da "graça" nesta faixa acho a mais fraca. Algo peculiar, porém muito bem feita vemos na faixa "O Pulso" que foi composta por Arnaldo Antunes e Marcelo Fromer que tinha uma forma peculiar de compor também.




A faixa de maior sucesso deste disco e um dos maiores sucessos dos Titãs é "Flores" que é uma faixa bem rock n roll. A letra foi muito bem composta e se tornou um mega hit nas rádios e na televisão com um clipe de baixíssimo custo, mas sobressaia com a canção que era especial. "Deus e o Diabo" teve uma proposta diferente de divulgação em clipe, pois ajudou na época do lançamento do canal MTV Brasil e o clipe teve um melhor investimento.

Outras duas faixas de sucesso e boa produção vemos neste disco que é "32 Dentes" que tem uma letra boa e seria uma mensagem onde nem muitos entenderam. E para fechar "Palavras" que é uma boa canção, mas veio a ser mais conhecida anos depois na versão acústica.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Introdução por Mauro e Quitéria
Mauro, Quitéria
2
Miséria
A Antunes, P Miklos, S Britto
3
Racio Símio
A Antunes, M Fromer, N Reis
4
O Camelo e o Dromedário
M Fromer, N Reis, P Miklos, T Bellotto
5
Palavras
M Fromer, S Britto
6
Medo
A Antunes, M Fromer, T Bellotto
7
Natureza Morta
A Antunes, Liminha, B Mello, M Fromer, P Miklos, S Britto
8
Flores
C Gavin, P Miklos, S Britto, T Bellotto
9
O Pulso
A Antunes, M Fromer, T Bellotto
10
32 Dentes
B Mello, M Fromer, S Britto
11
Faculdade
A Antunes, B Mello, M Fromer, N Reis, P Miklos
12
Deus e o Diabo
N Reis, P Miklos, S Britto
13
Vinheta Final por Mauro e Quitéria
Mauro, Quitéria


Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...