Facebook

sábado, 29 de abril de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Rita Lee' - Rita Lee (1980)



Voltamos a falar de uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos, sendo facilmente uma das cinco maiores que é Rita Lee que na série Grandes Discos Brasileiros falamos do disco do ano de 1979 e vira e mexe é uma cantora que sempre venho escutando suas obras que são uma das melhores, ou seja, na minha opinião até então Rita Lee tem uma das cinco melhores discografias da história da música brasileira.




O ano era 1980 e até então Rita Lee era um dos maiores sucessos que acontecia nas paradas e uma cantora de muito respeito, ainda mais que ela já tinha assumido 100% sua carreira solo, apesar de que nesse trabalho o envolvimento musical de Roberto de Carvalho já tinha uma crescente, mas ambos trabalhavam de forma muito parecida a ponto de imaginarmos que Rita era quem tomava conta de quase tudo no estúdio.


Rita Lee em 1980

Geralmente alguns artistas quando lançam um grande disco a pressão para lançar um disco tão bom quanto o anterior é enorme e Rita Lee era diferente dos demais e conseguia fazer discos bem equilibrados. O anterior foi um grande sucesso, mas os dois anteriores a 1979 fora um pouco abaixo, ou seja, esperava-se muito do trabalho de 1980 e eis que Rita nos surpreende com o disco que eu considero o segundo melhor da sua carreira trazendo grandes sucessos, hits inesquecíveis e canções de Lado B de boa qualidade.


Rita Lee em 1980 com sua jaguatirica

Mais uma vez Guto Graça Mello esteve a frente na produção do disco e sempre considerei ele um dos maiores produtores musicais do Brasil por ter um feeling muito forte em relação a música. Além de produzir, Guto tocou guitarra e percussão. Trabalhando nesse disco também foi o maestro e multi instrumentista Lincoln Olivetti que era um dos grandes nomes na época e participou de algumas canções deste disco. Roberto de Carvalho foi um grande parceiro de Rita Lee nesse disco,  compondo boa parte das canções em parceria com ela, sem falar que ele é um grande guitarrista e tocou este e demais instrumentos.

O disco começa com o maior hit que é "Lança Perfume" que passou ser até o codinome deste trabalho. A canção foi composta pelo casal e tem uma letra romântica, mas com tom mais quente. Gosto de ouvir a melodia desta canção que começa com um solo de piano muito bem composto, sem falar de instrumentos diferentes usados tais como a castanhola, tabla síria e minimoog que é uma espécie bem esquisita de teclado e que foi utilizada em outras canções.

A canção "Baila Comigo" foi outro sucesso deste disco tocando inclusive na novela de mesmo nome, mas não com a voz de Rita Lee, porém a canção por Rita foi um grande hit e era uma canção que não podia faltar em seus shows. Acho tanto a letra e a forma de interpretação bem solta e isso era possível porque Rita Lee era especialista e nessa canção e em outras algo dos tempos do Tropicalismo era visível.


Rita Lee era presença em muitas revistas

Uma das canções mais interessantes deste disco é "Caso Sério" que tem um ar bem romântico, mas pela melodia envolve paixão. Gosto muito da melodia desta canção e era um lado que Rita pouco explorava na sua carreira e inclusive os assovios cálidos eram da própria Rita.

Outra canção de grande sucesso foi "Nem Luxo, Nem Lixo" que tem uma das letras mais caricatas e divertidas de Rita Lee. A canção ao meu ver fala que apesar dos problemas, das pessoas o importante é ter saúde sem a necessidade de se estamos no luxo ou no lixo. Tudo isso composto numa melodia bem dançante.

O sucesso do disco foi tão grande que Rita e Roberto lançaram esse trabalho na Europa e nos Estados Unidos e obtiveram êxito e conseguiu emplacar dois sucessos no exterior. A crítica nacional e também a internacional eram somente elogios sobre um trabalho bem criativo e com letras bem compostas, mostrando a maturidade da cantora e assim ela foi ganhando mais respeito entre colegas e músicos.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Lança Perfume
Rita Lee e Roberto de Carvalho
2
Bem-Me-Quer
Rita Lee e Roberto de Carvalho
3
Baila Comigo
Rita Lee
4
Shangrilá
Rita Lee e Roberto de Carvalho
5
Caso Sério
Rita Lee e Roberto de Carvalho
6
Nem Luxo, Nem Lixo
Rita Lee e Roberto de Carvalho
7
João Ninguém
Rita Lee e Roberto de Carvalho
8
Ôrra Meu!
Rita Lee


Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...