Facebook

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'O Samba Poconé' - Skank (1996)



Pela primeira vez na série Grandes Discos Brasileiros iremos repetir um artista e será Skank que é uma das maiores bandas brasileiras de todos os tempos e desde que surgiu até hoje mostra uma vitalidade, criatividade e muito talento. Nos anos 90 o grupo surgiu e junto com ele outras bandas apareceram e para ganhar espaço e sobressair o grupo precisa trazer algo diferente, inovador, mas sem perder a brasilidade em suas letras e algumas melodias e desde então o quarteto de Minas Gerais conseguiu ser a ponta de lança das bandas nascidas na década de 90.




Falamos aqui no Blog sobre o segundo álbum do grupo chamado Calango que foi de fato o disco que fez o Skank 'explodir' no Brasil e conquistar seu espaço em rádios, programas de televisão e conseguir com que muitas canções se tornassem grandes hits.

Obviamente o grande desafio do Skank era fazer um disco a altura do seu antecessor e não poderia falhar, mas sabíamos que não havia aquela pressão, pois o quarteto estava a todo vapor de sua criatividade e eis que em 1996 foi lançado O Samba Poconé que completou 20 anos no ano passado e foi o disco mais vendido naquele ano e teve dois ultra hits que são executados até hoje.


Skank em 1996

O disco era uma grande mistura de estilos musicais, além de conter o Rock poderíamos ouvir o ska, pop, reggae e música latina, deixando o disco com uma característica única. Os instrumentos de sopro como trombone, trompete e saxofone voltaram a ter um grande destaque e são grandes pontos que dão uma sonoridade que chamo de única ao disco.

Para quem é fã do Skank sabe que o disco é conhecido por ser O Samba Poconé, mas para outras pessoas o disco é conhecido por ser o disco do "É uma Partida de Futebol"  e "Garota Nacional", os dois ultra hits do grupo que foram fundamentais para transformar o grupo na melhor banda brasileira.

A canção "Garota Nacional" é uma canção pop do Skank e acredito que seja o maior hit da sua história, tocando praticamente em todas as rádios. A canção aparecia sempre nas paradas de sucesso ocupando as melhores colocações e por conta disso foi a canção número 1 no Brasil inteiro em 1996. A canção tem um refrão potente e uma letra que era fácil de decorar, sem falar da ótima melodia escolhida para a letra e além disso o clipe ajudou muito no sucesso da canção.

Outro grande hit foi "É uma Partida de Futebol" que era uma mistura de rock com música latina. Foi uma das dez canções mais tocadas em 1996, mas continuou a ser bem tocada nos dois anos seguintes, tudo isso por conta da canção falar de uma das maiores paixões do povo brasileiro que é o futebol e a letra achei muito bem escrita, sendo uma descrição do que é o futebol e a paixão que o brasileiro tem. A melodia é uma das mais incríveis e vemos uma mistura de instrumentos de sopro dando o que falar na canção.

A canção "Tão Seu" foi outro grande sucesso deste disco, sendo executada muitas vezes nas rádios nacionais, sendo uma das mais executadas entre 1996 e 1997. O refrão era muito atrativo e fácil de cantar e decorar.

Outras canções tocaram nas rádios até por impulso das demais três já lançadas anteriormente, mas nada com tanto sucesso, mas há de ressaltar algumas ótimas canções tais como "Eu Disse a Ela" que bem pop com uma letra e melodia bem divertida. Na canção "Zé Trindade" que mistura reggae com ska o grupo faz uma homenagem ao ator e apresentador na época do rádio. A faixa "Poconé" é uma grande mistura, mas mostra o quanto é talentoso e criativo todo o quarteto e seus músicos participantes.

O álbum vendeu quase dois milhões de cópias, sendo mais vendido de 1996 e o mais vendido da banda Skank. Por conta disso o grupo concorreu e ganhou diversos prêmios e troféus. A crítica recebeu muito bem o disco e neles haviam ótimas avaliações, mas alguns acharam que este disco não superou o anterior mas outros aclamaram a criatividade do grupo.

Um fator a salientar é que neste disco Samuel Rosa e Chico Amaral compuseram grande parte das letras do disco, assim como foi no disco anterior.


Faixas

Faixa Título Compositor(es)



1
É uma Partida de Futebol
Nando Reis e Samuel Rosa
2
Eu Disse a Ela
Samuel Rosa e Chico Amaral
3
Zé Trindade
Samuel Rosa e Chico Amaral
4
Garota Nacional
Samuel Rosa e Chico Amaral
5
Tão Seu
Samuel Rosa e Chico Amaral
6
Sem Terra
Samuel Rosa e Chico Amaral
7
Os Exilados
Samuel Rosa e Chico Amaral
8
Um Dia Qualquer
Chico Amaral
9
Los Pretos
Samuel Rosa e Chico Amaral
10
Sul da América
Samuel Rosa e Chico Amaral
11
Poconé
Chico Amaral


Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...