Facebook

terça-feira, 18 de abril de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'Lado B Lado A' - O Rappa (1999)



Atualmente o grupo musical O Rappa é uma das melhores do momento, mas sabemos que eles não vivem momentos áureos como foi assim que surgiu nos anos 90 e anos depois, porém o grupo tem fãs espalhados pelo país todo que entendem e compreendem suas músicas que são às vezes politizadas ou alguma crítica social com muito estilo, letras inspiradoras e uma ótima aparelhagem em seus instrumentos.




Foram grandes álbuns gravados, mas hoje falaremos do vitoriosos e extraordinário trabalho chamado Lado B Lado A, lançado no ano de 1999 e que rendeu inúmeros sucessos nas rádios brasileiras, clipes bem produzidos, grande avaliação da crítica onde alguns apontavam como o grande trabalho daquele ano, uma boa produção de Chico Neves, e claro letras muito bem escritas e inspiradoras de Marcelo Yuka que era até então o grande poeta do grupo.

Havia uma dúvida naquela época de qual era o verdadeiro estilo musical de O Rappa, pois já se notava uma forma diferente de fazer música e quem não conhecia bem achavam que eles tocavam reggae, mas se for definir neste disco é uma mistura de rock com reggae com dub e com algo experimental.

Só neste álbum foram pelo menos seis sucessos, alguns se tornando mega hits que tocam até hoje nas rádios e acredito que muitos irão concordar, mas a canção "Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)" além de ser o maior sucesso deste álbum é um dos três maiores do grupo. A canção antes de ser finalizada se chamaria "As Grades do Condomínio São Pra Te Dar Proteção", mas teve seu nome mudado por pressão do diretor-executivo da Warner Music à época do lançamento. É uma das principais canções que tem como cunho a critica social.


O Rappa e demais integrantes em 1999


Outro grande sucesso deste álbum é "O Que Sobrou do Céu" que tem uma letra muito bem escrita pelo Marcelo Yuka e junto a parte instrumental ficou uma canção simplesmente linda. A canção assim como as outras tem seu lado politizado e mostra uma crítica social.

A canção "LadoB LadoA" é mais uma inspiração de Marcelo Yuka e talvez seja a canção com mais rock pesado, pois se nota pelos fortes riffs de guitarra por Xandão que foi um excelente músico neste álbum. A canção "Me Deixa" é outro que abalou e fez um grande sucesso nas rádios brasileiras e é uma das favoritas de muitos fãs do grupo por ter uma característica de saideira.

O Rappa em sua formação nos anos 90

Há outras boas canções neste álbum que poderiam muito bem ter sido mega hit, mas são canções inesquecíveis pelos fãs, tais como "Homem Amarelo" que tem uma letra bem criativa, falando da mistura de povos e uma parte instrumental simplesmente perfeita. Outra canção de grande produção é "Cristo e Oxalá" que tem uma letra com uma característica parecida, tratando da mistura de povos, mas em seres ancestrais. A faixa "Se Não Avisar o Bicho Pega" é outra grande canção deste disco que foi revisitada anos depois em formato acústico e ficou sensacional.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Tribunal de Rua
Marcelo Yuka
2
Me Deixa
Marcelo Yuka
3
Cristo e Oxalá
Marcelo Yuka
4
O Que Sobrou do Céu
Marcelo Yuka
5
Se Não Avisar o Bicho Pega
Jorge Carioca, Marquinho PQD, Marcinho,
6
Minha Alma (A Paz que Eu Não Quero)
Marcelo Yuka
7
LadoB LadoA
Marcelo Falcão, Marcelo Yuka
8
Favela
Marcelo Falcão, Xandão
9
Homem Amarelo
O Rappa
10
Nó de Fumaça
Marcos Lobato
11
A Todas as Comunidades do Engenho Novo
Marcelo Falcão
12
Na Palma da Mão
Marcelo Yuka



Ouça o Disco



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...