Facebook

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Carnaval de Vitória 2015 | Vejam escolas, enredos e agenda de desfile


Crescendo a cada ano, o Carnaval da cidade de Vitória, no Espírito Santo sempre antecipa as festividades carnavalescas pelo Brasil quando se trata de Desfiles de Escolas de Samba, sendo assim, sendo para gente um esquenta ou mais que um esquenta para os desfiles e outras festividades que vem na semana do Carnaval.

O sucesso comercial do Carnaval de Vitória vem crescendo graças a TV Bandeirantes que transmite aos desfiles e a cada ano me interesso pelas transmissões que são boas e já conheço as escolas e algumas de suas tradições, cores e formas de como desfilam. Segundo as fontes que eu tenho na sexta feira de Carnaval somente a Band-ES transmitirá ao desfile, porém no sábado a transmissão será param todo o Brasil.

Lembrando que os Desfiles das Escolas de Samba de Vitória acontece no Sambódromo Complexo Walmor Mirada, conhecido como Sambão do Povo. Localiza-se no bairro Mário Cypreste, na Grande Santo Antônio.
 

Vejam abaixo as Escolas de Samba, enredos e agenda do desfile:


GRUPO ESPECIAL A
(Sábado, 7 de Fevereiro)



Unidos da Piedade

Enredo
Piedade 60 anos. Uma odisseia carnavalesca de conquistas

O Grêmio Recreativo Unidos da Piedade, uma das mais antigas escolas de samba do Espírito Santo, surgiu em 15 de janeiro de 1955, na Fonte Grande, em Vitória. Foi constituído para realizar festas carnavalescas, oferecer bailes aos seus associados, realizar ensaios, estimular a prática de esportes educativos e organizar reuniões de caráter social e familiar. A escola obtém fundos por meio de espetáculos, sorteios e outras atividades.


 
Unidos de Jucutuquara

Enredo
Itapemirim: Sob o caminho das águas, às suas ordens

O bloco Unidos de Jucutuquara nasceu em 29 de janeiro de 1972. No começo, não havia enredo, e os integrantes (só homens) saíam de tamanco. Depois a fantasia oficial foi a de pescador. Com o decorrer do tempo, o Unidos incluiu outras vestimentas e recebeu mulheres como componentes. A partir de 1980, o bloco começa a participar dos concursos promovidos pela Prefeitura de Vitória, sendo campeão por cinco anos consecutivos. A Prefeitura sugeriu, então, que o bloco virasse escola de samba, o que aconteceu em 1986.



Novo Império

Enredo
Espelho, espelho meu

Sediada no bairro Caratoíra, a Novo Império é uma das mais antigas escolas de samba do Espírito Santo. Fundada em 20 de dezembro de 1956, com o nome de Império da Vila, adotou a denominação atual na década de 1970.



Boa Vista

Enredo
Rio de 450 Janeiros... A Boa Vista exalta as belezas e os encantos da Cidade Maravilhosa!

Em 14 de outubro de 1975, nasceu, na cidade de Cariacica, o bloco que, mais tarde, seria transformado na escola de samba Independente de Boa Vista. A escola desfilou no primeiro grupo, em 1984, com o enredo “O festejar da natureza”. Em 1985, com “O Carnaval é um jogo de bicho”, foi rebaixada para o segundo grupo. Retornaria ao primeiro grupo das escolas capixabas três anos depois.



MUG

Enredo
Nos reinos de sua majestade: o sonho

A Mocidade Unida da Glória (MUG), escola de samba de Vila Velha, surgiu em 09 de agosto de 1980. Seu alicerce foi um bloco carnavalesco fundado por um grupo de amigos jogadores de futebol do time Leão Glória. Esse bloco era chamado Calção Vermelho, já que seus componentes desfilavam da Glória até o centro de Vila Velha trajando somente calções e com essa cor.



GRUPO ESPECIAL B
(Sexta, 6 de Fevereiro)


 

Imperatriz do Forte

Enredo
Imperatriz dá o tom "FAMES 60 anos" uma metamorfose musical

A escola de samba Imperatriz do Forte foi fundada em 15 de dezembro de 1972, no Forte São João. No ano seguinte, em sua primeira participação, desfilou como estagiária, ou seja, sem verba e não concorrendo a prêmios. A escola se valeu da mobilização da comunidade e de um livro de ouro para colocar seus componentes na passarela. O desfile oficial ocorreu em 1974, ao som do enredo “Lendas do Apiacá”.



São Torquato

Enredo
Liberdade! Um grito que ecoa de norte a sul deste país. África aqui se fez raiz

Sediada no tradicional bairro de São Torquato, em Vila Velha, a escola de samba Grêmio Recreativo Independentes de São Torquato, cinco vezes campeã no Carnaval capixaba, foi a primeira a levar os grandes carros para a avenida. A agremiação surgiu do Bloco Caveira, fundado no início dos anos 50. Em 1974, o bloco se tornou uma escola de samba e adotou o nome atual após ter sido campeão tanto no concurso oficial de blocos de Vitória, quanto no concurso de Vila Velha.



Pega no Samba

Enredo
Adivinha!?

A origem da escola Pega no Samba está num bloco carnavalesco fundado em 28 de janeiro de 1976. Antes de se tornar bloco organizado, o Grêmio Recreativo Bloco Carnavalesco Pega no Samba era conhecido no bairro da Consolação, Vitória, como Bloco Pega Tudo. Nessa época, os homens saíam às ruas vestidos de mulher, batendo lata e arrastando a multidão.



Barreiros

Enredo
 Eu pulso a cidade que corre em minhas veias - Cariacica

Por volta de 1963, foi criado em São Cristóvão, bairro situado na região da Grande Maruípe, o bloco Barreiros. São Cristóvão estava localizado numa fazenda cujas estradas não possuíam calçamento, por isso a escolha do nome. O crescimento comercial e populacional fez com que o bairro e o bloco passassem por uma expansão. Assim, em 1972, o Barreiros fez seu primeiro desfile oficial na avenida Princesa Isabel, no Centro de Vitória, trazendo as mais tradicionais personalidades de São Cristóvão. Dez anos depois, foi transformado em escola de samba.



Tradição Serrana

Enredo
Entra no Ar a Radio Tradição em Sintonia com os Radialistas e o Povão

Por volta de 1998, depois de uma partida de futebol, um grupo de amigos do bairro Feu Rosa, na Serra, cantarolavam num barzinho, quando veio a ideia de criar um bloco carnavalesco. Reuniram-se na residência do sambista Mário Ferreira Mendes, o popular “Mário do Pega”, e fundaram o bloco Tradição do Samba.  Além de promover festas, outro objetivo do Tradição do Samba era participar de atividades carnavalescas representando o município de Serra de forma organizada.



GRUPO DE ACESSO
(Quinta, 5 de Fevereiro)


 

Chega Mais




Andaraí



Chegou o Que Faltava




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...