Facebook

domingo, 29 de outubro de 2017

Grandes Discos Brasileiros | 'As Quatro Estações' - Sandy & Junior (1999)




Em 1990 surgia uma dupla de cantores chamado Sandy & Junior que ainda crianças começaram a fazer sucesso interpretando canções que hoje são clássicos da música brasileira infantil. Conforme a dupla vinha crescendo as canções ganhavam outra forma, até chegar a adolescência quando veio discos que marcaram muito a década de 90 e hoje eles são lembrados na série Grandes Discos Brasileiros.



Essa mudança da infância para adolescência foi percebido no disco Dig-Dig-Joy de 1996 onde as letras ganhavam uma nova filosofia com roupagem mais jovem e como os fãs estavam crescendo também foi um tiro certeiro e eis que em 1999 eles lançaria As Quatro Estações, seu álbum de maior sucesso da carreira como dupla.

É o oitavo álbum da dupla e foi lançado no dia 24 de outubro de 1999 pela gravadora Universal Music. Gravado entre estúdios do Rio de Janeiro e Los Angeles, foi produzido por Guto Graça Mello e Sergio Carrer. O disco contou com um time considerado ótimo de compositores que contou com Xororó, Michael Sullivan, Dudu Falcão, Milton Guedes, Ricardo Feghali e Nando.


Foto da dupla na época do seriado Sandy & Junior

Além do ótimo time de compositores, o produtor Guto Graça Mello que era até então um dos grandes gerentes musicais na época tinha um objeto de tornar este disco quantitativo e qualitativo quanto ao sucesso comercial e por isso contratou junto a gravadora grandes músicos e ainda convidou outros especialmente para gravar uma ou duas faixas.

O disco de fato foi um fenômeno de sucesso, vendendo cerca de 2,6 milhões de cópias, sendo um dos vinte discos mais vendidos da história da música brasileira e a dupla Sandy & Junior tinha um agenda muito cheia de shows e apresentações de TV e por conta disso em 2000a dupla lançou o álbum Quatro Estações - O Show, sem falar que na minha opinião o que impulsionou ainda mais as vendas deste álbum foi o seriado que levava o nome da dupla e 13 das 14 faixas faziam parte da trilha sonora e muitas delas casavam com as cenas e alguns dos personagens da trama.

O gênero musical do álbum é denominado como Pop ou Pop-Teen, mas há muitas influências de outros estilos que eu percebi que vai do Country americano ou influências da música italiana que se mostra em alguns instrumentos tocados.




O sucesso também passa pelos singles que eu achava que eram pelo menos oito, mas foram lançados oficialmente cinco singles. O maior sucesso deste álbum foi "Imortal" que era o marco do amadurecimento da dupla, sobretudo de Sandy que praticamente não tinha mais aquela imagem de criança. Essa faixa é uma versão em português de um single de Celine Dion composta pelos Bee Gees. O videoclipe da faixa mostra Sandy numa estação de trem, onde ela briga com seu namorado e eles terminam. 

Outro single de maior sucesso foi "Olha o Que o Amor Me Faz" composta pela própria Sandy junto ao compositor Feio. Fez parte da novela O Cravo e a Rosa, na TV Globo e considero uma das mais belas compostas para a dupla.

O single "Vamô Pulá!" foi outro grande sucesso da dupla e é uma das mais tocadas até hoje, principalmente em festas quando envolve canções nostálgicas por conta da energia que tem a canção.




A faixa "Aprender a Amar" que foi um dos singles tem algo em particular: é interpretada pela dupla, mas quem segue como primeira voz é Junior que tem participação da Sandy somente no refrão. O destaque desta faixa é a influência italiana por conta de instrumentos diferentes tocados.

A faixa título "As Quatro Estações" foi um dos maiores sucesso da dupla e tem uma linda mensagem. Essa canção foi composta por Sandy quando ela tinha 14 anos de idade, sendo gravada pela cantora aos 16. Sandy disse que a música foi inspirada por uma paixão na adolescência.

Duas canções que não foram singles particularmente eu gosto que é "Eu Quero Mais" que lembra muito a série que envolvia os dois e "Malia" que tem uma bela letra e fez parte da novela Terra Nostra.


Faixas


Faixa Título Compositor(es)



1
Imortal
Feio
2
A Arte do Coração
Feio,Xororó,Noely
3
Aprender a Amar
Ricardo Feghali, Nando
4
Bye, Bye
Darci Rossi, Feio, Xororó
5
Eu Quero Mais
Feio, Xororó
6
Olha o Que o Amor Me Faz
Sandy, Feio
7
Sua Estrela Sou Eu
Michael Sullivan, Dudu Falcão
8
Príncipe dos Mares
Guto Franco
9
Vamô Pulá!
Feio, Tiãozinho e Xororó
10
Baby, Eu Já Sabia
Milton Guedes, Álvaro Socci, Cláudio Matta
11
Outdoor
Carlos Randall, Danimar
12
Eu Posso Quase Tudo
Feio
13
As Quatro Estações
Sandy, Álvaro Socci
14
Malia
M. Pagliari, Francesco Paolo Tosti



Ouça o Disco


Um comentário:

Franklin Barbosa disse...

Esse disco marcou a minha adolescência,na época do colegial,amo de paixão essa dupla.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...