Facebook

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Carnaval de São Paulo 2016 | Mocidade Alegre - Sinopse, Análises e Projeções


A escola de samba Mocidade Alegre  que teve três títulos seguidos não conseguiu no ano de 2015 o quarto seguido por muito pouco teve uma atitude muito nobre quando saiu o resultado, mas a competição virá novamente e para conseguir mais um título a escola irá falar sobre Ayô e o samba.


"Escolhemos este tema por sua importância cultural e satisfação da nossa comunidade em desfilar um tema afro. Este enredo combina muito com nossa escola e tem um grande elo com a nossa própria história! Precisamos mudar sempre! Saímos do luxo teatral para o rústico africano. Nossa comunidade está feliz! A Mocidade Alegre irá preparar um grandioso espetáculo!"

(Solange Cruz, presidente ao SRZD)



Sinopse

Sob a luz do carnaval, o G.R.C.E.S. Mocidade Alegre – eterna guardiã da cultura e das heranças afro-brasileiras – pede agô a todas as forças do céu, da terra e da vida para exaltar o maior fundamento de sua existência: o Samba!

Buscando as raízes mais profundas do ritmo que simboliza o país encontramos, nas matrizes africanas, Ayọ: força ancestral liberta de um tambor por Xangô. Por sua vitalidade intensa e fascinante, presente nas celebrações e nos rituais, Ayọ foi consagrado na África Ancestral como o orixá do som e da música!

A presença de Ayọ pode ser sentida por todos: a partir do momento em que um tambor é tocado, seu som reverbera e mexe com nossos sentidos, pois o coração bate mais forte, a pele arrepia, dá vontade de cantar, de dançar, de ser feliz…

Ayọ foi liberto por Xangô. Trazido ao Brasil pelos ventos de Oyá, foi espalhado por todo o Brasil pelo arco-íris de Oxumaré, fazendo os tambores ecoarem em diversos ritmos que se dialogam. Omolú, senhor da Terra e suas entranhas, aqui o transmutou para que surgisse o samba: voz do povo brasileiro e símbolo de um país. Ogum, grande protetor do povo brasileiro e dos sambistas, zela para que o samba tenha alegria, comunhão e garra, o eterniza!

Que rufem os tambores – com alma, com raça, com vibração – para que seja sentida por cada coração a força de Ayọ… A Alma Ancestral do Samba!

Axé, Família Mocidade Alegre!

Setor 1
Xangô Liberta… O Corpo Balança, a Alma Revela… Axé, Ayọ!

Setor 2
Oyá Traz… Heranças Negras: O Semba Encontra o Novo Mundo!

Setor 3
Oxumaré Espalha… Da Lendária Bahia à Praça XI: A Luz de Ciata, a Tia do Brasil!

Setor 4
Omolú Transforma… “Pelo Telefone” o Brasil Revela: Eu Sou o Samba!

Setor 5
Ogum Eterniza… É Comunhão, É Escola, É Samba!


Mocidade Alegre em 2015

Expectativas Pessoais

Com certeza a escola de samba Mocidade Alegre pode ser considerada uma das favoritas ao título por tudo que vem fazendo nos últimos anos no carnaval de São Paulo e tudo isso graças a grande capacidade gestão de recursos, pessoas e planejamento que é a presidente Solange Cruz Bichara que desde que assumiu conseguiu transformar uma escola que antes não tinha tanto protagonismo e agora é uma das protagonistas do carnaval brasileiro. O nobre reconhecimento da escola perante a segunda colocação e ao título da Vai-Vai me chamou muito a atenção e com isso ganhou a admiração de muitas pessoas, inclusive é uma escola que tem um forte crescimento na torcida. O enredo desse ano gerou todo um mistério e lendo a sinopse vi que será muito rico e interessante e o trabalho segue muito bem e organizado e com isso o que esperamos da escola é um bom resultado e digo mais, pois se a escola não ganhar poderá ser uma das três melhores, pois o problema que ocorreu no ano passado de evolução e acabamento em alegoria com certeza será um grande foco da escola.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...