Facebook

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Carnaval Rio de Janeiro 2016 | Análise de Samba: Mocidade Independente de Padre Miguel



"O Brasil de La Mancha: Sou Miguel, Padre Miguel. Sou Cervantes, Sou Quixote Cavaleiro, Pixote Brasileiro"


Compositores: Jefinho Rodrigues, Wander Pires, Marquinho Índio, J. Medeiros, Domingos Pressão, Jonas Marques, Paulo Ferraz, Lauro Silva e Lero Pires
Intérprete:  Bruno Ribas


Louco, apaixonado
voar, sem limites, sonhar
desperta Cervantes do sono infinito
que a luz da estrela vai guiar
Quixote, cavaleiro delirante
avante! Moinhos vamos vencer
errante, acerta o rumo da história
pras manchas desse quadro remover
pintar nessa tela a nova aquarela
e hoje enfim devolver
a honra do negro, a tal liberdade
que sempre haveria de ter

Ainda é tempo eu vou contra o vento
não há de faltar bravura
de Ramos à Rosa, meu dom encontrei
nos braços da literatura!


Vai na fé, meu bom cangaceiro
"ser tão" conselheiro regando as veredas
caminhando e cantando, uma nova canção
nas mãos uma flor vai calar os canhões
faz clarear as tenebrosas transações
lavando a alma da "mocidade"
lançando "jatos" de felicidade
vencer mais um gigante nessa história desleal
numa ofegante epidemia que se chama carnaval
vem ser mais um guerreiro
eu sou Miguel, Pixote escudeiro
é hora da estrela que sempre vai brilhar!

Eu hei de cantar por toda vida
minha Mocidade, escola querida
nessa disputa.
verás que um filho teu não foge à luta!



Análise do Samba

Para gostar desse samba da Mocidade Independente de Padre Miguel tive que ouvir mais vezes, diferente de outros que me agradei logo de início. É um dos sambas que não causa emoção ou uma comoção, mas analisando após ouvir mais vezes fui gostando um pouco, porém a letra apesar de ser de palavras para motivação não achei tão criativa e trocaria algumas palavras, mas gostei dos dois refrões, mas o refrão de cabeça é ainda melhor. O samba está um pouco mais devagar que os demais, mas vem sendo a cara da escola há um bom tempo, sendo então uma identidade. Bruno Ribas segue bem nos vocais da escola, mas em momentos que exige bem dele nas estrofes não ficou tão bem assim, mas mostra muito bem a sua forma de cantar nas demais partes do samba.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...