Facebook

domingo, 17 de janeiro de 2016

Carnaval de São Paulo 2016 | Rosas de Ouro - Sinopse, Análises e Projeções


A escola de samba Rosas de Ouro é uma das atrações mais esperadas no Carnaval de São Paulo e isso por conta dos grandes desfiles quem vem fazendo e os ótimos resultados que vem adquirindo, sem falar da grande simpatia que ela nos causa. Para o carnaval de 2016 a roseira falará da tatuagem, desde a origem e passará por grande facetas que nas quais essa arte predomina.


"Estamos aproximando esses dois mundos, o do Carnaval e o da tatuagem, 
para enriquecer ainda mais o desfile da Rosas"

(André Cezari)




Sinopse

Memória da pele! Tatuagem,  obra de arte viva, e atemporal tanto quanto a vida. Traçado delineado outrora pelos dentes animais, pelas lascas e pontas das pedras que marcaram os nômades, Neandertais.

Na África distante berço da humanidade, o homem e seus rituais, lavam a alma com sangue das veias ancestrais, escarificam o corpo, entronizam suas divindades naturais. Desenhos e linhas que consagram o ser e diferenciam os tribais.

Criando suas cicatrizes sobre a pele e nela os reflexos dos pigmentos demonstram orgulho, força, proteção, amuleto, amor, transe espiritual, devoção, vaidade, sexo. Sob o corpo as marcas sedutoras, refletem no olhar do outro sua mensagem sem som e sem palavras!

Marcas que transpassaram o véu da eternidade e tinha um papel social, religioso, místico… Ritos de passagens. Designa um amor absoluto, geralmente infinito, que não se enquadra nas limitações do tempo.

Onipresente, floresceu em todos os continentes, do norte, ao sul, leste e oeste, esboçando a vida de povos antigos, cravados na derme!

Historicamente a tatuagem revela hábitos e costumes que constroem o saber do homem sobre si mesmo e sobre o outro, produzindo sentido de identificação, estilos diversificados, “identidade da pele”. Objeto de contemplação!

Em sua trajetória também foi marca do medo, de infâmia, criminalidade… Preconceito! Mesmo com a intolerância da sociedade humana, ela sobreviveu!

O homem. Dos nativos, aborígenes ao moderno, através da inserção de pigmentos sob a pele ou pela criação de cicatrizes, escreve seu próprio testamento.

Hoje se desenha arte. O maior órgão do corpo humano é a tela do artista, que nela imortaliza sua obra-prima, seu talento divinal!

No carnaval 2016, a Sociedade Rosas de Ouro mostrará seus pigmentos, suas marcas encravadas na pele de seus componentes, artistas da folia que vislumbram há 44 anos a TATUAGEM delineada, traçada em seus corações pelo eterno Presidente Eduardo Basílio com a sua emblemática frase: “Serás eterna como o tempo e reflorescerás a cada carnaval”.

Uma linda homenagem, em “flashes” e estêncil, agulhas e tintas. Cores, brilho, canto, encanto e a magia do maior espetáculo a céu aberto da Terra.


Rosas de Ouro em 2015

Expectativas Pessoais

Uma das escolas mais esperadas por amantes e não amantes do carnaval de São Paulo com certeza é a Rosas de Ouro que tem uma identidade muito forte com a nossa história, apesar de ser uma escola até mais nova que outras tradicionais que tem mais anos de vida, mas a escola conseguiu cravar seu nome. Nesse ano a escola falará sobre a tatuagem que foi tido como um enredo polêmico por não ter o que agregar em um carnaval, mas particularmente eu gostei e ao ler a sinopse e ouvir ao samba enredo vi que dá para criar e surpreender com muitas cores, alegria, plástica e um bom carnaval. Com certeza é uma das escolas que vem para ganhar, nada menos que isso, pois minha aposta é que a escola fique entre as cinco campeãs, a não ser que algo grave fora do planejamento aconteça, mas tirando isso pode sonhar e sim com o título.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...