Facebook

domingo, 10 de janeiro de 2016

Carnaval Rio de Janeiro 2016 | Análise de Samba: Imperatriz Leopoldinense



"É o amor que mexe com minha cabeça e me deixa assim… "Do sonho de um caipira nascem os filhos do Brasil”"


Compositores: Zé Katimba, Adriano Ganso, Jorge do Finge, Moisés Santiago e Aldir Senna
Intérprete: Marquinho Art'Samba


Sagrada lida, vida sertaneja
guardo as lembranças lá do meu torrão
o galo canta anuncia novo dia
abre a porteira do meu coração
minhas andanças marejadas de saudade
semeiam sonhos... felicidade
ouvir a orquestra espantar, vibrar numa só voz
dançar no vento... os girassóis
no amanhã hei de colher, o que hoje for plantar
visão que o tempo não desfaz
dourada serra que reluz no meu Goiás

Minha terra...
sou som do cerrado brejeiro
onde a lua inocente vagueia
berrante, peão, vaquejada
tocando a boiada
a estrela que clareia
sou matuta, ribeira, caipira
não desgoste de mim quem não viu... ô
paixão derramada na rima
o encanto da menina
um pedaço feliz do Brasil

Festa... tem cavalhada e romaria
risos... os mascarados vêm brincar
na fé que une e faz o povo acreditar
que um grande sonho pode se alcançar
a esperança do pai... brilhou
nos filhos que o Brasil consagrou
talento e arte, vitória e superação
que um anjo caipira abençoou
se toda história tem início, meio e fim
a nossa começou assim

É o amor...
A receita da alegria
sentimento e magia
a razão do meu cantar

É o amor...
Minha escola na avenida
a paixão da minha vida
verde é minha raiz
Imperatriz

Chora cavaco, ponteia viola
pega a sanfona, meu irmão, chegou a hora
sou brasileiro, caipira Pirapora


Análise do Samba

Assim como a Tijuca, a escola de samba Imperatriz Leopoldinense também se destaca na minha avaliação com quatro notas dez, fechando com nota máxima. O samba para mim era muito esperado por conta do enredo que é da dupla Zezé di Camargo & Luciano que acompanho há anos, mas fiquei surpreso com a letra, pois de início não percebi de forma tão clara do que se tratava apesar da linda letra, melodia e interpretação, mas ao ler atentamente e algumas vezes a sinopse percebi a forma de como a escola quer levar o enredo, pois não precisava ser tão explícito o foco e sim mostrando a dupla como exemplo de meninos do campo que deu certo ao realizar seus sonhos e por conta disso nota dez na adequação. A letra é muito bonita com muita poesia e possui um refrão espetacular e adorei a melodia que segue sempre bem com a cara da escola e os vocais desta vez com Marquinho Art'Samba que é uma aposta da escola que vem dando certo.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...