Facebook

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Crítica | O Candidato Honesto


O ator Leandro Hassum estrela mais um filme neste ano de 2014 e vem sendo um dos nomes que se destaca nas grandes tela no Brasil. Desta vez a sua nova produção é o filme O Candidato Honesto que está nos cinemas, mas antes de ver o filme não me causava boa impressão, até porque seu filme anterior, o Vestido Pra Casar não foi lá estas coisas, mas fui surpreendido por um bom filme.

Sinopse

O filme conta a história de João Ernesto Praxedes  que nasceu na pobreza, no Nordeste Brasileiro e se mudou para o Sudeste tentar uma vida melhor. Foi motorista de ônibus e logo depois sindicalista tentando melhores direitos ao seus colegas de trabalho. Anos mais tarde se destaca na liderança, se torna político e ganha a eleição para Deputado Federal e após quatro anos se candidata a Presidência. Tudo isso  aí lembra a história de um certo Presidente, a diferença é que João Ernesto é corrupto e participa de alguns esquemas de propina como a "mesadinha". O personagem só tinha sua avó como parente mais maternal e a mesma antes de falecer pede ao neto ser honesto e por ventura ele se torna sim uma pessoa honesta, mas de uma forma muito hilária e equivocada.



Crítica

Esperávamos um filme de humor daqueles bem brasileiros mesmo com palavrão, piadas clichês, porém o ator Leandro Hassum  conseguiu inovar em algumas questões de humor neste filme, pois quando ele é "transformado" em honesto acontece atuações de humor ainda não vistas misturadas a características de fazer humor que só o ator tem, e quem o conhece bem sabe do que eu estou falando. Há algumas cenas de pequenos dramas que envolve a personagem jornalista Amanda, (Luiza Valdetaro), mas há cenas de humor ligadas a uma espécie de "abre a mente" em referência ao que acontece na política brasileira que é muito ruim aos nossos olhos, ou seja, o filme satiriza bem algumas questões relacionados ao que vemos dos nossos candidatos, um exemplo que mostra de forma mais engraçada e que deu certo foi a parceria entre João Ernesto e seu marqueteiro assessor Marcelinho (Victor Leal).

Há algumas paródias neste filme que ficaram boas, como o próprio candidato João Ernesto que nos lembra muito bem Lula, até um certo ponto (calma), mas o mascote é um pica-pau azul, lembrando os Tucanos. A personagem Maria Lúcia Brito e seu Galinho de estimação faz referência a Ana Maria Braga e Louro José. Há um deputado evangélico chamado Mateus Floriano e a forma de falar lembra Marco Feliciano. Para finalizar o candidato Tio Tonho seria a Marina Silva de calças.







- A atuação boa de Leandro Hassum
- A atuação boa de Victor Leal
- Satirização da política
- Cenários dando a realidade do filme







- Roteiro, são problemas em filme de Leandro Hassum
-  Família do personagem João Ernesto
- Uma leve indireta manipuladora contra um partido, ou até dois


Conclusão

Como eu disse no começo do texto, não tinha boas expectativas com o filme, mas foi uma grata surpresa e ri bastante em várias cenas, apesar do erros de roteiro, O Candidato Honesto tem uma temática fácil de se absorver em nós que convivemos com o que se passa por lá. E se vale a pena ir ao cinema pagar uma inteira num dia de domingo para mim vale sim, mas eu preferi ir numa quarta-feira à tarde.





2.5/5

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...