Facebook

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Posição (01) "Fruto Proibido" - Rita Lee | Os 100 Melhores Discos Brasileiros de Todos os Tempos


Posição 01

"Fruto Proibido"
Rita Lee
(1975)


Chegamos ao fim da lista dos 100 Melhores Discos Brasileiros de Todos os Tempos  e o grande vencedor foi o álbum Fruto Proibido que foi gravado por uma de nossas maiores cantoras de todos os tempos, Rita Lee

E porque eu escolhi este álbum como o melhor?

Primeiro que a cantora Rita Lee é excepcional como cantora, música e compositora e além disso trás consigo uma verdade e uma delicadeza em tudo que constrói. Segundo é que as cações deste Disco além de uma genialidade nas melodias, produção e letras tem a cara que eu gosto da Rita e tem nela uma brasilidade bem mais roqueira. É difícil explicar de uma forma mais sincera a minha escolha para com este Disco como o melhor de todos os tempos, mas sei que desde que conheci Fruto Proibido nunca mais parei de ouvir e quando largo, passo semanas e ouço novamente.

Fruto Proibido é o quarto álbum de Rita Lee, cantora, compositora e instrumentista brasileira, e o segundo com a banda Tutti Frutti, lançado em 1975. Acompanhada por Luis Sérgio Carlini (guitarra), Lee Marcucci (baixo), e Franklin Paolillo (bateria), ela criou uma obra que dialogava com as situações da metade da década de 70 - época de grandes mudanças sócio-culturais e de contínuas tempestades no cenário político brasileiro. 

Calcado no blues rock, o som do LP é de hard rock em língua portuguesa, com mesclas de pop. O disco trouxe à tona uma variedade de sucessos que tornariam-se definitivos na carreira de Rita Lee. "Agora só Falta Você" e "Esse Tal de Roque Enrow", co-escrito com Paulo Coelho, parceiro musical que já era um importante letrista de rock no país, tem tonadas de rock puro. Esta primeira e "Luz del Fuego" também revelavam uma temática feminista. "Ovelha Negra", considerado o hino de Lee e provavelmente sua canção mais famosa, foi a canção que a projetou como artista solo e independente, e encerra o disco com um aclamado e memorável solo de Luis Carlini. 

Fruto Proibido celebrou 35 anos de seu lançamento em 2010. Desde então, tem sido constantemente citado como um dos álbuns mais seminais e mais definitivos de todo o rock brasileiro, possibilitando o movimento de rock nacional na década seguinte. Sua vendagem inicial de 200 mil cópias foi seguida por uma significativa crítica posterior; hoje é considerado um clássico e a obra-prima de Rita Lee, aquele que a condecorou com o título de Rainha do Rock Brasileiro.


Faixas


1. Dançar pra não Dançar 
2. Agora Só Falta Você 
3. Cartão Postal 
4. Fruto Proibido 
5. Esse Tal de Roque Enrow 
6. O Toque 
7. Pirataria 
8. Luz del Fuego 
9. Ovelha Negra 


Ouça

São nove faixas em quase 38 minutos e passa rápido e sei que irão gostar do trabalho completo e vão relembrar de canções já consagradas. Ouçam Fruto Proibido, o Melhor Disco Brasileiro de Todos os Tempos.




Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...