Facebook

terça-feira, 30 de julho de 2013

#17 - Engenheiros Do Hawaii - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#17
Engenheiros Do Hawaii  
Apesar das inúmeras mudanças de integrantes, mas mantendo sempre Humberto Gessinger como vocalista e um dos principais compositores da banda e por ser sempre o maior destaque devido ao carisma e talento, a banda gaúcha Engenheiros Do Hawaii  ocupa uma boa colocação na lista, mas isso é devido ao talento de todos os integrantes que fixeram parte do grupo, pois a escolha era realizados tanto por Humberto ou por alguem da gravadora que respeitava sempre a filosofia fo grupo.

A banda surgiu em 1984 com Humberto Gessinger, Carlos Stein, Marcelo Pitz e Carlos Maltz. Eles formaram a banda apenas para uma apresentação em um festival da faculdade.

O nome Engenheiros do Hawaii surgiu para satirizar os estudantes de engenharia que andavam com bermudas de surfista, com quem tinham uma certa rixa.

Com a "brincadeira" que eles começaram, aconteceu interesse de algumas gravadoras e em 1986 o grupo lança seu primeiro disco oficial chamado Longe Demais das Capitais que obteve uma ótima crítica e a canção "Toda Forma De Poder" tocou em várias rádios de Porto Alegre e logo chegou as demais cidades brasileiras e o grupo logo passou a ganhar reconhecimento.

Mais dois discos foram lançados nos anos seguintes, A Revolta dos Dândis, de 1987 com enorme repercussão de vendas e "Infinita Highway"  como grande sucesso e o disco Ouça o Que Eu Digo: não Ouça Ninguém, de 1988 com "Somos Quem Podemos Ser" como grande sucesso.

Em 1990 o Engenheiros Do Hawaii  após lançar discos já memoráveis em questão de crítica e vendas, o que chegou aos nossos ouvidos em 1990 é considerado seu maior clássico, o disco O Papa É Pop teve uma ótima crítica, mas em vendas ultrapassou 550 mil cópias e traz grandes sucessos e uma das maiores curiosidades da música brasileira, sim, a da música "Ilusão De Ótica" que virando ao contrário nos dá a impressão de uma frase propositalmente planejada e inclusive foi.

O grupo continuou os anos 90 continuando a boa venda de discos e sempre bem avaliado pela crítica especializada, pois o talento individual era algo que chamava muito a atenção, mesmo com as constantes mudanças que vinham já nos anos 80, mas mantendo sempre Humberto Gessinger no vocal e nas principais composições, porém houve discussões sobre se valeria a pena continuar como grupo ou como apenas o nome de Humberto, pois a identidade do grupo mudava muito. O fim dos anos 90 para o grupo não foi tão bem, pois os discos já não vendiam como antes e com o domínio de novas bandas que mandaram nesta década fez o Engenheiros Do Hawaii ficar mais próximo do seu público em Porto Alegre e Rio de Janeiro e entrou na década de 2000 com poucos sucessos.

O grupo volta com tudo em 2004 com a gravação do Acústico MTV - Engenheiros do Hawaii, onde Humberto e a sua banda daquele ano gravaram antigos sucessos em versões ao vivo e o resultado é uma venda superior a 200 mil discos, uma das turnês mais longas do grupo, a chegada de novos fãs e a volta da boa avaliação da crítica, sendo que alguns apontam este disco como um dos melhores da série Acústico MTV ou um dos três melhores.

Com o sucesso do Acústico, em 2007 o grupo gravou mais um disco com esta roupagem para aproveitar a chegada destes novos fãs, o Acústico II: Novos Horizontes foi muito bem recebido, não teve vínculo com a MTV, mas ganhou apoio do canal e o grupo continuava com a sua turnê.

Faz 10 anos que o Engenheiros Do Hawaii  não grava um disco com inéditas e o grupo está neste momento com as atividades interrompidas e um possível retorno poderá ser breve para que os fãs novos e antigos possam voltar a ouvir algo novo do grupo.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...