Facebook

sábado, 20 de julho de 2013

#22 - Nação Zumbi - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#22
 Nação Zumbi

Um dos maiores mitos, lendas e fenômeno musical aconteceu nos anos 90 que foi o surgimento Chico Science & Nação Zumbi que com o Chico durou de 1991 até 1997, deixando com ele um grande legado para a música brasileira com o estilo Manguebeat.

O estilo musica se deve a mistura das bandas Loustal, banda de rock pós-punk, com o bloco de samba-reggae Lamento Negro e nessa junção surgiu a banda Nação Zumbi e uma outro com o mesmo estilo que foi o Mundo Livre S/A, onde ambos, unidos, fizeram Recife ser por alguns anos o olhar musical. Para mostrar que o Manguebeat era um grande evento, foi realizado um festival muito marcante chamado Manifesto dos Caranguejos com Cérebro que reuniu as bandas e muito foram acompanhar a mistura de funk rock, maracatu, punk rock, rock psicodélico , rock alternativo.

As músicas, geralmente escritas pelo próprio Chico Science falavam da luta por melhorias sociais na vida da população, não só de Recife e do Estado do Pernambuco, mas como de todo cidadão brasileiro.

Dois grandes discos da banda são marcos para a música brasileira, ambos são considerados um dos melhores já gravados aqui no Brasil, são eles: Da Lama ao Caos, de 1994 que é considerado um verdadeiro clássico da música, apresentou um som revolucionário, com canções energéticas, e muito bem elaboradas, mesclando o Funk rock pesado com Embolada, maracatu, Psicodelia e a Música Afro. Além disso, foi o disco que inaugurou a cena Manguebeat e foi também um dos responsáveis pela "abertura de portas" para o rock dos anos 90 influenciando tudo que surgiria depois. Esse álbum está na lista dos 100 melhores discos da música brasileira na 13ª posição. As vendas ultrapassaram as fronteiras chegando no Japão, Europa e Estados Unidos. O outro disco é o Afrociberdelia, de 1994 seguindo a mesma linha, como uma perfeita continuação do primeiro álbum que vendeu muitas cópias aqui e fora do Brasil mostrando que a mistura agradava a muitos ouvidos. Esse álbum está na lista dos 100 melhores discos da música brasileira na 18ª posição.

No dia 2 fevereiro de 1997, Chico Science faleceu devido a um acidente de carro quando seguia de Olinda para Recife. Em seu lugar nos vocais veio Jorge dü Peixe, que já tocava alfaia na banda.Desde então a banda teve algumas mudanças até hoje, porém os integrantes Lúcio Maia, Dengue, Gilmar Bola 8,  Toca Ogan junto com Jorge estão na banda desde o início, deixando a essência do grupo sem grandes mudanças.

Outros discos foram gravados pela Nação Zumbi, sem Chico Science, mas a ausência dele deu uma leve decrescida nas vendas, porém teve discos com críticas positivas como Nação Zumbi, em 2002 e Futura, em 2004, que inclusive prêmios ganharam.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...