Facebook

sexta-feira, 19 de julho de 2013

#23 - Cidade Negra - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#23
Cidade Negra

O Brasil tem uma tradição muito forte no Reggae, São Luis, Salvador e Rio de Janeiro foram grandes cidades que fizeram deste estilo algo popular. Diante de muitos grupos que surgiram um teve um destaque maior, ainda mais pela popularidade e a forma como tocava seu Reggae com uma levada mais Pop e abriu os olhos de novos fãs que logo depois passou a conhecer novas bandas no Brasil e no mundo, ou seja eu acredito que o Cidade Negra seria como uma ponta-de-lança para o Reggae brasileiro, mesmo não sendo de fato um grupo originalmente que toca aquele Reggae que os amantes amam, mas só o sucesso, os shows lotados e o legado que trouxe para a MPB faz deles um grande grupo.

O grupo começou as suas atividades em 1986 com os integrantes Ras Bernardo no vocal, Bino Farias baixo e Lazão, logo depois Da Gama entraria no grupo que se chamava Lumiar, mas a mudança de nome para Cidade Negra se dá a razão de um documentário feito pelo canal BBC de Londres e quem estava lá era Lucy Vianna, ex esposa de Herbert Vianna, morta em um acidente de avião. O grupo passou a ter um reconhecimento nacional e passou a ser a sua primeira grande virada.

A segunda grande virada é a chegada de Toni Garrido ao grupo Cidade Negra, pois com a saída de Ras Bernardo um novo vocalista com personalidade precisava chegar e rápido e deu tão certo que Toni passou a ser uma das nossas maiores estrelas do Brasil e com Liminha ajudando nas produções e letras fizeram juntos um grande disco chamado Sobre Todas as Forças que foi na verdade o terceiro do grupo e que rendeu grandes sucessos como "Querem Meu Sangue", "Downtown", "Doutor", "Onde Vocé Mora?", "A Sombra da Maldade" e "Pensamento".

O grupo continuou com seu sucesso no ano de 1996 com o disco Erê e mostrou-se uma estabilidade, no ano seguinte Quanto Mais Curtido Melhor fez o Cidade Negra continuar nas paradas de sucesso. O álbum Enquanto o Mundo Gira fez o grupo se afastar mais do Reggae, começando uma nova forma de fazer música e a crítica foi até positiva, mas há alguns que não aderiram a idéia. Um disco que marcou em sua carreira,  que foi o Acústico MTV no ano de 2002 e o disco rendeu uma ótima venda. O grupo volta às raízes do Reggae nos próximos discos, porém o brilho do grupo já não era como antes.

Em 2008 Toni Garrido sai do grupo para realizar sua carreira solo, porém logo retorna, em menos de três anos e um novo álbum foi lançado chamado Hei, Afro! com o grupo agora como um trio.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...