Facebook

terça-feira, 16 de julho de 2013

#24 - Novos Baianos - As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil


As Melhores Bandas Musicais de Todos os Tempos no Brasil
#24
Novos Baianos

Durou bons e ótimos 10 anos o que digamos que foi um fenômeno chamado Novos Baianos que depois teve alguns reencontros, mas o auge do grupo foi de 1969 até 1979 quando lançaram discos antológicos para a nossa MPB.

Tudo começou com os integrantes Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Baby Consuelo Moraes Moreira na cidade Salvador quando se juntaram a Luiz Galvão que era um ótimo compositor que escreveu a maiorias das letras das músicas do grupo. Os quatro integrantes do grupo tinham habilidades para vários estilos musicais e cada um dominava alguns estilos, tanto que uma "separação" poderia ser provável, pois Pepeu amava Rock, Moares dominava em frevo, maracatu e folclore, Baby cantava muito bem Samba e aprendeu a dominar no Pop e a mistura de todas estas habilidades era de se esperar álbuns memoráveis para marcar a história da música brasileira.

Em 1970 o Novos Baianos lança seu álbum de estréia chamdo É Ferro na Boneca com um estilo muito inspirado da Tropicália com muita guitarra e sons psicodélicos de Rock, mas o que chamou mais a atenção foi o disco seguinte Acabou Chorare que para se ter idéia foi eleito o melhor disco de todos os tempos pela revista Rolling Stone e em outras listas está no Top cinco. Este álbum tem um estilo diferente do primeiro com as mesmas influencias, mas acrescenta-se samba, maracatu, frevo, bossa nova e baião, fazendo dele histórico devido esta "mistureba perfeita" com os sucessos "Brasil Pandeiro", "Preta Pretinha", "Besta É Tu" e "A Menina Dança", porém todos as 10 canções dos discos ficou na boca do povo. O disco ultrapassou 250 mil cópias.

Mais seis discos foram lançados pelo grupo até 1979, mas no terceiro disco, o Novos Baianos F.C. as vendas não foram suficientes para superar o segundo, o que seria impossível e Moraes Moreira sai do grupo de forma espentosa e muito cedo e daí começa uma crise no grupo onde Pepeu Gomes teve que "segurar" grande parte da criação musical, mas o grupo não conseguiu sobreviver e em 1979 encerraram suas atividades, deixando um grande legado para a MPB.

Alguns reencontros aconteceram como em 1987 para alguns shows, sem Moares Moreira. Em 1997 o grupo volta com a formação original e grava o que seria até então seu último disco, Infinito Circular, porém sem o esfuziante sucesso. Hoje o grupo está "estacionado".


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...