Facebook

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Carnaval de São Paulo 2015 | Acadêmicos do Tatuapé - Análises e Projeções


Uma das maiores, gratas e incríveis surpresas no Carnaval de 2014 foi a Acadêmicos do Tatuapé que quase ficou entre as campeãs daquele ano. Para o ano de 2015 a escola virá com o enredo sobre o Ouro e chegar numa colocação melhor que ano passado, sendo que desde 2010 a escola só sobe de colocação e evolui, quem sabe neste ano chegar a medalha de ouro.



Para o seu desfile a Acadêmicos do Tatuapé virá com quatro setores representando esta preciosidade a começar pela ambição, pois o ouro é símbolo de poder e luxúria. Será retratada a sua busca incessante e o desejo do metal que começou na Grécia, mas teve suas primeiras obras e execuções no Egito onde sempre vemos em filmes e obras de arte. Países como China e Índia também foram países pioneiros da ambição pelo ouro e aqui no Brasil não foi diferente, começou em Minas Gerais com o chamado Ciclo do Ouro, sempre citado nas aulas de histórias. Um grande personagem deste enredo é Chico Rei, um escravo negro no Brasil, nobre na África de onde veio para trabalhar em minas de ouro, e que escondia o ouro entre os seus cabelos, que lavavam na pia batismal da igreja, com o acobertamento de religiosos, e conseguiu comprar a sua alforria e de todo seu povo.

O segundo setor mostrará o ouro como riqueza, passando por Princesa Isabel que ostentava a Rosa de Ouro e sua coroa. Aliança de casamento como uma prova de amor, ciganos que sempre tem como um ouro um símbolo e adoração. A fé pelo ouro também será retratada pela Deusa do Ouro que é Oxum.

Lendas, mitos e contos será retratado no terceiro e algumas histórias que até hoje ouvimos e contamos aos nossos filhos e amigos estarão por lá como a galinha dos ovos de ouro, histórias de piratas, filmes de Charlie Chaplin, lendas dos duendes e Tio Patinhas que tinha um cofre cheio de moedas de ouro que seria talvez a representação de um sonho.

O desfile encerra mostrado o ouro como ostentação e conquistas, pois todo ser humano que tem desejos e ambições por preciosidades ou reconhecimento ostenta o algo em ouro ou uma premiação que nela o ouro é um símbolo como o Oscar, a Taça da Copa do Mundo ou a medalha de ouro nas Olimpíadas. Na atualidade brasileira o ouro é símbolo e temas do Funk Ostentação.


Ele é o Cara!


Mauro Xuxa
(Carnavalesco)

Desde o ano de 2012, ainda no grupo de acesso o carnavalesco Mauro Xuxa assina o carnaval da Acadêmicos do Tatuapé e desde então vem ajudando nesta evolução que a escola tem. E tenho como inesquecível desfiles como 2013 e 2014 que foram brilhantemente apresentados.


Acadêmicos do Tatuapé em 2014

Expectativas Pessoais

Para quem acompanha o carnaval e a escola de samba Acadêmicos do Tatuapé eu tenho percebido que desde 2010 ela vem a cada ano subindo, como uma escada, entenda:

2009 - a escola caiu para o UESP1
2010 - venceu o UESP1
2011 - 6º lugar do acesso
2012 - vice campeã do acesso
2013 - 11º lugar no grupo especial
2014 - 6º lugar no grupo especial

Para este ano de 2015m eu já penso que ela pode ser uma das campeãs, e porque não? Há toda uma possibilidade, pois a escola tem algo que poucas outras não sabem lidar, que é com o planejamento. Desde quando voltou ao grupo especial a primeira ideia era continuar no grupo e manter uma regularidade sem pensar ainda no título, pois pensando muito alto ainda mais no carnaval onde há muita competitividade e o detalhe é fator decisivo deve-se pensar de acordo com o que tem e a escola tem conseguido seus resultados desta forma e acho louvável. Não sei como pensa o presidente e carnavalesco para 2015, mas eu ainda acho que a escola deve pensar ainda em manter a regularidade, pois pensar em título talvez neste ano não seja uma realidade, ou até pode sonhar, pois 2014 se não tivesse o quesito evolução a escola ganharia ao desfile. O enredo de 2015 é criativo e dá para extrair muitas coisas e a forma como foi desenvolvida eu gostei muito, deverá cair nas graças do público com o samba sempre bem escrito e muito brilho.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...