Facebook

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Carnaval de São Paulo 2015 | X-9 Paulistana - Análises e Projeções


Após um desfile com direito a muita tempestade e até inundação no Sambódromo do Anhembi no ano de 2014 a X-9 Paulistana virá com um enredo inspirado na chuva, assim como a Rosas de Ouro, porém ambas seguem parâmetros distintos e a X-9 falará exatamente da chuva como chuva mesmo e passará por alguns setores positivos, negativos, de fé, desejo e benefícios.



Um enredo sobre a chuva não seria tão difícil e para isso teria que escolher muitas das facetas que envolvem este fenômeno da natureza. A X-9 Paulistana virá falando mais da fé que pessoas tem por santos e Deus para a chuva vir, teremos alertas e como parte do desfile os 40 anos da escola.

O desfile passará primeiramente falando da chuva como um fenômeno criado por Deus e como ela se forma e como ela nos encanta ou às vezes assusta quando cai do céu. Uma das histórias mais aclamadas que tem a chuva como personagem é a passagem de Noé, quando choveu por 40 dias e 40 noites sem parar fazendo um dilúvio.

Veremos a chuva como uma fonte da vida, da natureza, pois precisamos dela para alimentar as plantas, encher aos rios e ajudar no crescimento de vegetais e alimentos. Os índios como os Pataxós que são bem conhecidos por conta da dança da chuva serão representados.

No Candomblé a chuva e a tempestade é representado por vários santos Orixás como Oiá, Nanã, Iansã, Dan, Oxum e Oxumaré, onde cada um tem um poder que faça com que a chuva possa acontecer.

A falta da chuva será retratada com os sertanejos que no sertão do Nordeste rezam para São José, santo que é clamado para trazer chuvas. E estes pedidos ao santo vem sempre com muita fé, louvor e com promessas, apenas para irrigar sua plantação e que os frutos possam nascer e depois colher para alimentar a todos da sua região. Em outras regiões o desperdício será retratado afim de economizar para água não faltar.

O desfile mostrará e vai alertar também sobre tragédias que a chuva pode trazer com o acumulo de lixo nas ruas e uma alegoria vai representar a enchente que é um grande medo da população.


Ele é o Cara!


Royce do Cavaco
(Interprete)

Um dos mais populares interpretes e nome do Carnaval brasileiro é Royce do Cavaco que há anos está a frente dos carros de som e pela X-9 Paulistana  é onde ele mais se destaca, pois já passou por outras escolas, mas quando está na sua escola a deixa com mais identidade.


Alegoria da X-9 Paulistana em 2014

Expectativas Pessoais

Eu estive no Sambódromo do Anhembi em 2014 e vi o quanto a X-9 Paulistana sofreu por conta da chuva, e foi tão forte que logo quando vi na TV vi até um leve alagamento e a escola que poderia enfim voltar as campeãs ficou bem abaixo do esperado, mas depois desta tempestade eu até torço para que a escola tenha um ótimo resultado, mas para isso precisa realizar um ótimo desfile e é isso que estamos enxergando, pois o enredo é criativo e dá para extrair muitas coisas e pela sinopse será bem interessante. Sobre adereços, ensaios e o samba enredo tem me agradado, não sei como anda de fato o planejamento, pois não consegui encontrar o que de fato como se estão trabalhando, porque gosto de ver como é feito o planejamento, mas digo uma coisa, quando é assim é porque está dando tudo certo. Sobre o resultado eu acredito que vão superar esta colocação de 2014 e poderá nos surpreender, pois afinal virá com clima "chato" da despedida do carnaval de São Paulo e quem desfile por último quem está lá julgando ou assistindo até acorda, pois cai a ficha de que está acabando e a escola virá forte com isso.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...