Facebook

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Carnaval de São Paulo 2015 | Gaviões da Fiel - Análises e Projeções


Após três anos com resultados abaixo do esperado, a escola de samba Gaviões da Fiel  virá com um enredo falando sobre o jogo de cartas, baralho e suas ligações na vida do ser humano. Lembrando que em 2002 a escola falou sobre outro famoso jogo, o xadrez e se deu bem quando ganhou, apesar das diferenças dos jogos há semelhanças em estratégia e tecnica e é assim que virá a escola para seu quinto título.




O baralho que será o tema da Gaviões da Fiel passará por várias facetas como arte, literatura, cultura e como o próprio jogo e começará com a história de seu surgimento que não se sabe ao certo o ano e o local, mas na China foi onde o jogo se fortaleceu. Um destaque deste início é a corta coringa que apareceu em 1860 e "coringão" é um dos nomes dados ao Corinthians e também aos torcedores da própria escola que mostrará suas jogadas de mestre apenas no carnaval.

O segundo setor falará do baralho como instrumento de ler o futuro, então veremos muitas cartomantes tentando descobrir o futuro de cada um. Lembrando que alguns baralhos para ler futuro são diferentes, sendo o baralho cigano ou o tarô e seus respectivos naipes mudam.

O terceiro setor será um dos mais aguardados porque mostrará um baralho como instrumento de um mágico que diverte, enche os olhos de atenção e nos faz entreter com seus truques de mágica. Também teremos neste setor o baralho em outras formas de diversão como no cinema e nos livros.

No quarto setor do desfile a escola mostrará um lado mais macabro, mostrando o baralho de uma forma mais negativa para os seres humanos, fazendo muitos ir as trevas. Serão mostrados as previsões do fim do mundo e ideologias de Illuminatis.

O encerramento do desfile da Gaviões mostrará a grande cartada da escola e passará pela atualidade do jogo, como os jogos de baralho pela internet, como o pôquer que surgiu no início do século XX e virou atração em cassinos e tornou um luxuoso jogo e hoje é um dos mais disputados do mundo. A escola promete dá a sua cartada de ouro no Carnaval.


Ele é o Cara!


Ernesto Teixeira
(Interprete)

Desde 1984 a Gaviões da Fiel conta com a voz de Ernesto Teixeira e desde aquele ano nunca saiu da agremiação e sem ele a escola fica sem sua identidade. Com certeza é um dos grandes ídolos pelos torcedores não da escola, como inclusive do time.


Gaviões da Fiel em 2014 com enredo sobre Ronaldo

Expectativas Pessoais

Os resultados dos últimos anos tem mostrado que a Gaviões da Fiel  tem enfraquecido um pouco no nosso Carnaval, mas não está acabada, nem sem possibilidades de título, pois isso se dá conta pelo falta de acabamento em alguns quesitos importantes como fantasias, comissão de frente e principalmente alegorias que em 2014 estiveram razoáveis e foi assim nos outros anos. Se o planejamento é bom na escola, porque não é assim na execução? Eu acredito que o planejamento que se há na escola é competente, mas precisa muito melhorar a sua execução e finalizar com um bom acabamento suas fantasias e alegorias para brilhar no carnaval com um enredo criativo e que vai chamar a atenção do público, pois o baralho é um tema que muitos gostam, mesmo não sabendo jogar, mas a cultura e a identificação visual do baralho é unanimidade entre as pessoas e logo vamos identificar cartomantes, mágicos e ciganos e para os jurados, claro será uma boa leitura, mas precisam estar de acordo com o regulamento e ter suas notas 10. Sobre um resultado para a escola em um ano de muito equilíbrio, não acredito em título ainda, mas acredito em meio da tabela, mas após o desfile eu quero ver se serei surpreendido.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...