Facebook

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Carnaval Rio de Janeiro 2015 | Análise de Samba: Estação Primeira de Mangueira


"Agora chegou a vez vou cantar: mulher de Mangueira, mulher brasileira em primeiro lugar!"


Compositores: Renan Brandão, Cadu, Alemão do Cavaco, Paulinho Bandolim, Deivid Domênico e Almyr
Intérprete Oficial: Luizito


Oh, divina dama!
Em cada alvorada te agradeço
Quando me lembro dos meus tempos de criança
Sinto tanto orgulho deste chão…
Cercado pelo verde da esperança
Vovó guiava minha imaginação
Descendo o morro entre becos e vielas
Vejo a primavera desabrochar
Um mar de rosas perfumando a passarela
Deixa a Mangueira passar

Ora yê yê… vem, menininha!
Entra na roda, quero ver você girar
Ê ê girar… baiana gira
A mãe do samba dança pro seu orixá


É tão bom ouvir as pastorinhas
Ao som de doces melodias
E as estrelas da nossa canção
Linda… na beleza tem poesia
A rainha veste a magia
Das flores em nossa estação
Brilha a porta estandarte
Revelando toda arte
Num bailar que não tem fim
Desperta, amor!
Pra ver a Neuma na Avenida
O povo aplaude dona Zica
Sagrado verde e rosa nessa história
Glória a essas divas tão guerreiras
a nossa maria não é brincadeira
É raça, é fibra, é jequitibá!

Eu vou cantar a vida inteira
Pra sempre Mangueira, tem que respeitar!
Eu vou cantar a vida inteira
Mulher brasileira em primeiro lugar



Análise do Samba

Sempre quando a escola de samba Estação Primeira de Mangueira está preparando um samba enredo causa curiosidade em mangueirenses e não mangueirense, pois o preparo da escola e o planejamento são de muita responsabilidade e de muita competência e em 2015 eles superaram em qualidade, pois o resultado ficou muito bom e é um dos grandes sambas para este carnaval. A letra é linda e faz uma linda homenagem as mulheres que é o seu enredo, aliás, um dos enredos que mais tenho expectativa de ver. O único problema na letra foi o primeiro refrão que acho que não deveria repetir "Eu vou cantar a vida inteira". Melodia é sempre nota 10, claro em alguns anos caem um pouco, mas gostei de tudo que foi colocado neste samba e as paradinhas sempre pontuais. O samba casou muito bem com Luizito que a cada ano ganha um respeito por ser um grande interprete. Enfim, é para mim um dos grandes sambas de 2015 que tem versos emocionantes que nos faz lembrar de mulheres que passaram em nossa vida e possui um segundo refrão primoroso.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...