Facebook

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Carnaval São Paulo 2015 | Análise de Samba: Império de Casa Verde


"Sonhadores do Mundo inteiro: Uni-vos"


Compositores: José Nogueira, Marcelo Faria, Vagner Mariano, e Darlan Alves
Intérprete Oficial:  Carlos Jr.



A Casa Verde é... Amor
Se o Império me chamar... Eu vou 
O dono dessa folia sou eu
Embala eu... embala eu!


Vem sonhar
O sonho de um sonhador
Meu "Tigre" faz você acreditar
Que é possível ser criança
E a felicidade encontrar
Gira o carrossel da imaginação
Nada se explica
Tudo se transforma
A realidade se funde a fantasia
Meu reino encantado toma forma
Dançar num baile tropical
Onde o faz de conta se encontra
Corações a mil
Dos sonhadores do universo infantil

Marley, celebra a paz
Zumbi, a liberdade

Mandela, igualdade e respeito
Igualdade!


Gênios da inspiração, artistas imortais
Um "salvador daqui" me diz
"Os sonhos não morrem jamais"
A arte de Sampa e suas esquinas
Reluz a criação
"Alguma coisa acontece no meu coração"
É Carnaval!
Desperta a emoção
No paraíso da loucura
De Pamplona a João
Brilha uma estrela
"O meu sonho de ser campeão"


Análise do Samba

Um dos motivos da Escola de Samba Império de Casa Verde ter sempre destaque nos sambas é a voz que puxa há anos que é de Carlos Jr que tem uma forte identidade com a escola e faz como poucos uma bela trajetória e é um dos meus nomes favoritos neste novo século do Carnaval e mais uma vez Carlão foi o ponto alto deste samba, pois a letra pode ser ruim e a melodia fatídica, algo que não acontece, mas se acontecesse lá está a voz perfeita e forte de Carlão para interpretar sambas da Império, que aliás neste ano tem uma letra que já começa com um pleonasmo que muitos repararam que é o trecho "Vem sonhar o sonho de um sonhador", porém isso não é motivo para descontar importantes pontos, mas o que eu vi de forma não tão excitante foi os dois refrões, que apesar de pegar bem para cantar poderia ter sido trabalhado bem melhor assim como a primeira estrofe em geral que ficou devendo um pouco e perdeu para mim pontos na adequação ao enredo. A melodia teve dois comprometimentos em algumas viradas de nota que não fundiu bem com a letra, na passagem de estrofe para refrão. Num contexto geral o samba é muito bom, porém quem canta sem atenção nem vai notar ao certo do que se trata e poderá dar uma nota bem melhor que a minha, mas prestando atenção só a voz de Carlos Jr foi o grande ponto do samba.



3 comentários:

Anônimo disse...

Não sabe bosta nenhuma. Posta ai como seria o samba se fosse feito por você Zé Mané......Tem que lavar bem o cú antes de falar do cú dos outros.

Anônimo disse...

Como pode haver pessoas, vide Anônimo do dia 06/01 - 20:18, que não sabem ler o que o blogueiro escreveu.

De fato, o samba da Império de Casa Verde de 2015 é fraco e ruim. Repleta de senso comum e construções pobres.

Enfim, a escola da Casa Verde já teve dias melhores.

Anônimo disse...

Sem contar que na safra de concorrentes a escola tinha duas obras espetaculares. Uma delas sequer foi pra final.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...