Facebook

segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Carnaval São Paulo 2015 | Análise de Samba: Acadêmicos do Tucuruvi


Entre confetes e serpentinas: Tucuruvi relembra as 
marchinhas do meu, do seu, do nosso Carnaval


Compositores: Fábio Jelleya, Henrique Barba, Leandro Franja, Serginho Moura, Gabriel, Fabinho Chaves, Edu Borel e JC Castilho
Intérprete Oficial: Clayton Reis


Sou da lira
Daqui não saio, daqui ninguém me tira
Ei você aí!
Ô abre alas pra Tucuruvi


Eu fiz de tudo pra você gostar de mim
A minha história vai te conquistar
Na Praça Onze, o lugar onde nasci
Tia Ciata vem abençoar
Jardineira, vem meu amor
Não faça como a colombina
Que deixou chorando o seu pierrot
No luxo dos salões, passei a embalar
Tão bela, a noite dos mascarados
Revela apaixonados
Tem lança perfume no ar

Bate o bumbo Zé Pereira, avisa o povão
Que a mulata é sensação
Olha só, a cabeleira do Zezé
Será que ele é? Será que ele é?


Allah, meu bom Allah
Cachaça não é água, quero me acabar
Sou da turma do funil, tenho a cara do Brasil
Ranchos e cordões
No girar do estandarte
Salve a essência da folia
Vozes imortais encantaram multidões
Entre confete e serpentina
Atravesso gerações
Hoje faço a festa na avenida
Ta-hí o Carnaval da minha vida!


Análise do Samba

Apenas uma lembrança de 2014, a Acadêmicos do Tucuruvi ficou em último lugar na avaliação dos sambas de enredo e o grande problema foi a interpretação, porém este problema foi muito bem resolvido com a vinda de Clayton Reis que conseguiu mostrar muito bem com sua voz o samba que tem uma letra perfeita, uma letra que dei nota 10 e é o ponto alto deste Carnaval e poderá ser um dos sambas mais cantados no Sambódromo. O enredo da escola é sobre marchinhas de Carnaval, ou seja, seria falar do seu próprio evento e não é sempre tão fácil Carnaval falar de Carnaval, mas a escola conseguiu pela segunda vez fazer este lindo samba, a outra vez foi em 2001 com um samba inesquecível. Sobre o primeiro refrão é o meu favorito e o segundo refrão é um dos meus favoritos. As duas estrofes são perfeitas e muito bem escritas, até com mais palavras do que outras escolas e por conta disso a melodia sofreu um carregamento que acabou pesando em alguns pequenos trechos. Sobre a adequação é 100% respeitada do que fala na sinopse, no título do enredo e na letra, ou seja, é um samba enredo completo.



3 comentários:

Anônimo disse...

Trata-se de uma das grandes obras do carnaval 2015!!! Muito contagiante!!!
A escola do Tucuruvi chega forte para este carnaval. Vagner Santos vai deitar e rolar com esse tema! Ele adora temas coloridos e que remetam às tradições do país! Quem viu os desfiles de 2010, 2011, 2013 da Tucuruvi sabe do que estou falando!
Cheiro de título no ar para a Cantareira!!!

Anônimo disse...

vou sair com a Tucuruvi e amei o samba

Anônimo disse...

Boa letra porém a melodia é muito repetitiva. Faltou um pouco mais de criatividade. Intérprete bem mediano também.Esperava mais do Zaca

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...