Facebook

sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Carnaval de São Paulo 2015 | Vai-Vai - Análises e Projeções


Os dois últimos anos para a Vai-Vai tem sido um pouco turbulento por conta dos resultados não esperados pela escola que sempre se destaca pela técnica, desfiles grandiosos e títulos conquistados que é uma realidade até esperada pelos amantes de Carnaval. Em 2015 a inspiração será Elis Regina, nossa maior cantora brasileira e ela merecia esta homenagem de uma escola grande e até agora tudo vem casando muito bem para o décimo quinto título.



O desfile da Vai-Vai vai passar pela vida e obra de Elis Regina e lendo a sinopse o carnavalesco irá fazer várias representações da sua vida através de suas músicas. Nesse caso para este enredo eu vou copiar trechos da sinopse de Alexandre Louzada, pois a forma que ele já especifica já dá para mostrar o resumo do enredo.

"Surgi "como se fora brincadeira de roda", em um tempo e como o vento, ao sul de um lugar encantado. O Minuano que sopra em espiral harmônica e que, da garganta, em notas e tons musicais, se expande e emerge potente como um furacão.

Assim, soltei minha voz nas estradas, arrebatando multidões como se embocasse uma flauta mágica e hipnótica, um instrumento de "fascinação".

Ardida em modo de ser, temperei a vida, atrevida.

Com meus braços fortes lancei a rede como em um "arrastão", saciando a fome e a sede, sob "as bênçãos do Senhor do Bonfim".

"Onde jamais se viu tanto peixe, pesquei o Brasil para mim."

Cresci assim...

Quando se descerrou a cortina sob os refletores mágicos que iluminaram a minha sina e fizeram a ribalta se abrir, tal qual a rosa que desabrocha; do "blues", da dor, da fossa, do "beco das garrafas", do tom que tanto bebi, eu cantei "O fino da bossa", ao lado de um amigo... Jair. Fiz-me popular ao traduzir Adoniran e seu português ardil, um "tiro ao álvaro" certeiro no coração de um "Brasil que não conhece o Brasil".

Fui intensa, mulher de paixões e sentimentos, heroína de tantas desventuras de amor demais.

"Dengosa" e "formosa", "da cor do pecado" e com perfume de flor.

Fui "Maria Maria", "Madalena", "Joana Francesa", e "mulheres de Atenas", Helenas, e também "Iracema", morena, com gosto de goiaba do beijo de Leonor.

Na pele de personagens de cabarés, de noites sem fim, à meia luz. "Atrás da porta" de um "coração traiçoeiro" "descompassado de amor". Bailei no salão entre valsas, tangos e boleros dos "sonhos mais lindos", de falsos brilhantes, de "dois pra lá, dois pra cá" nos torturantes "band-aids" a esconder cicatrizes. "Tatuagens", feridas de juras tão puras de "por toda a minha vida eu sei que vou te amar".

Tornei-me arauto de causas, com a voz de uma "faca amolada", "entre cantos e chibatas"; um "mestre-sala dos mares" ou, quem sabe, um "corsário" em busca do "cais". Desbravei minha terra, da floresta ao sertão, como um "caçador de esmeraldas" garimpando sonhos; sonhos do "cavaleiro e os moinhos", do "vento de maio" e da "rainha dos raios".  Com o "canto de Ossanha" lutei na tempestade "da noite do Brasil", curei a dor da saudade de quem sonhava "com a volta do irmão Henfil".

Por fim, "já com o pé nessa estrada" "sei que nada será como antes" e de "Pau e pedra, sei que é o fim do caminho", dessa "Andança", da "travessia", no "verão vermelho" da vida, que chega antes das "águas de março". E como quem quer falar com Deus, me disseram, porém, "que eu viesse aqui, pra pedir de Romaria e prece, paz nos desalentos".

"Como eu não sei rezar", peguei o "trem azul" com o "sol na cabeça" apenas para dizer: "Alô, Alô, Marciano"!

E, enfim, assim como a grande "Dalva", agora sou uma estrela!"


Ela é a Cara!


Camila Silva
(Rainha de Bateria)

É claro que o carnavalesco, o interprete e até o presidente são os caras trabalham mais, porém o que diferencia Camila Silva dos demais é que entre as Rainhas de Bateria do Carnaval Paulista ela é a melhor e mostra um poder gigantesco enquanto está a frente dos ritimistas, mas claro que ela trabalha muito para isso também, é que eu geralmente não dou tanto destaque as rainhas, até por conta da banalidade que está ocorrendo e a Vai-Vai numa missão de ser tradicional e resgatar um musa, mulata e diva do samba Camila é um grande nome e merece e ganha o meu respeito.


Bateria da Vai-Vai em 2014

Expectativas Pessoais

Sempre quando se pronuncia o nome Vai-Vai vem na minha mente história, força, tradição, camisa, chão, samba, títulos, ou seja, o Carnaval em escola de samba e mesmo com resultados ruins como nos dois últimos anos a escola é sempre destaque por conta de ser uma escola que vem com esta tradição forte. Para o desfile de 2015 contará a história de Elis que para mim foi a melhor cantora e vai ser emocionante para mim e seus fãs e irá com certeza levantar o público por conta do enredo, torcida e pelo samba muito bom que é bom para cantar, fácil de aprender e isso pode com certeza até intimidar e influenciar os jurados, pois o componente emoção deve exaltar na caneta de pelo menos grande parte dos jurados, pois eu ainda acredito nesse teorema. Não é por conta dos resultados ruins que a escola não tem chances de ganhar e eu tinha minhas dúvidas, mas não, vejo um planejamento incrível da escola, pois os anos anteriores foi um aprendizado e tem chances da 15ª.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...