Facebook

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Carnaval Rio de Janeiro 2015 | Análise de Samba: União da Ilha


"Beleza Pura?"


Compositores:  Djalma Falcão, Carlos Caetano, Gugu das Candongas, Beto Mascarenhas, Roger Linhares e Marco Moreno
Intérprete Oficial: Ito Melodia


Floresceu… desabrochou uma explosão de cor
Bem-vinda oh mão natureza
Transformando, esbanjando formosura, é beleza pura
Vem no tempo vai no vento, quem vai julgar
O povo sempre deu um jeito de se enfeitar
Cada um é tão bonito quanto possa imaginar
Sou sambista, minha arte é universal
O que importa é estar na moda, na avenida principal
Me visto de ilusão, transbordo de emoção sou
Chique estou no Carnaval

Lá vem ela toda prosa, gostosa fiu, fiu
A beleza tá no seu interior, nos olhos de quem vê
No verdadeiro amor


Diga espelho meu no swing dessas feras
Tem mais bela do que eu? Ele respondeu:
No reino encantado, quem nasce pra brilhar, jamais se apagará
Mamãe tô forte e tenho sorte
Meu charme é passaporte para ser superstar
Eu tô na tela da tv sou a cara da riqueza
Tiro foto de mim mesmo eu só quero aparecer
Vim sem nada pra vida, nada vou poder levar
O meu destino diz, que eu serei feliz

A Ilha chegou, a festa começou
O show é da comunidade
Sem desmerecer ninguém, sou a mais linda
Encantando a cidade 



Análise do Samba

Para falar deste samba da União da Ilha que vem com um enredo bem interessante e que me gera muita expectativa, vou falar antes do interprete Ito Melodia que é um dos grandes nomes do carnaval brasileiro e ele tem aquele jeito malandro que canta com malemolência os sambas enredo da escola que defende há anos. Eu gosto do seu trabalho perante a escola e ao nosso carnaval e possui uma identidade muito forte pelo seu jeito de cantar e fica bom ao vivo e divertido, ainda mais com as letras boas que os compositores escrevem, porém acho que Ito por ter este seu jeito que não é ruim acaba prejudicando na interpretação e algumas palavras compostas e frases não é fácil de pegar de primeira, hoje e já sei cantar todo o samba e já entendo o que ele canta, mas acho que dar uma nota alta e só de pensar que temos outros interpretes que tem uma dicção e uma forma de expressar melhor poderia ser injusto com eles e por conta disso dei esta nota 9,6 por ainda achar que tecnicamente faltou algo e comprometeu até na melodia do samba, mas isso no CD, pois ao vivo em 2014 deu tão certo que me surpreendeu, pois ficou menos carregado e neste de 2015 a melodia vem também mais carregada, pesadinha. Quanto a letra é uma das mais divertidas e engraçadas deste carnaval, por isso que eu falo que é um dos enredos mais interessantes deste carnaval, porém ainda encontrei declives na primeira estrofe e na segunda estrofe, mas é uma letra que não sai da cabeça. Pela nota final significa que o samba é ruim? Não, o samba é bom, todos os doze sambas são bons, apenas vendo de um lado técnico que eu nem tenho ao certo isso acredito que teve estas falhas.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...