Facebook

sábado, 24 de janeiro de 2015

Carnaval de São Paulo 2015 | Unidos de Vila Maria - Análises e Projeções


A Unidos de Vila Maria volta ao Grupo Especial após passar o ano de 2014 no acesso em uma queda surpreendente no ano de 2013, mas o seu retorno era fácil de acreditar e fez um desfile melhor que escolas do grupo dos 14 melhores e agora voltará a fazer um desfile com os gigantes de cidade, mas a Vila não vem como pequena e nem média e sim como grande e favorita com o enredo sobre os Diamantes para provar ainda mais o quanto brilha.



O motivo deste enredo sobre os Diamantes para o Carnaval de 2015 começa por conta dos 60 anos da escola de samba Unidos de Vila Maria completados em 2014 e no casamento quando se completa 60 anos as bodas são de diamante.

Lá bem no passado a escola vai nos levar a antigas histórias que envolveram esta pedra preciosa, a começar pelos gregos que chamavam esta pedra de Adamas que significa o inconquistável, pois esta pedra era como faíscas caídas do céu, lágrimas dos Deuses.

Porém a Índia será retratada como o primeiro país a descobrir o Diamante e eles utilizavam esta pedra como um talismã para dar sorte. Com o comércio em alta esta pedra era muito vendida no país, mas outros países passaram a descobrir e a explorar minas para se aderirem da pedra, como ingleses e russos que depois utilizaram do Diamante para fazer joias e coroas.

O Taj Mahal, geralmente lembrado nos carnavais será retratado pela escola como parte referente a paixão, pois ela foi construída com mais de 500 quilos de Diamante como prova de amor.

Aqui no Brasil o Diamante foi descoberto ainda no período colonial, quando os portugueses eram donos de nossas terras e na cidade de Diamantina, em Minas Gerais foi descoberto estas pedras e lá a exploração e a procura foi incessante, mas em Coromandel, no mesmo estado foi encontrado o maior Diamante do país até hoje. Chica da Silva será retratada como uma das primeiras mulheres de destaque a usar uma coroa de Diamante.

Na África é onde encontramos mais Diamantes em várias partes do continente com mais facilidade e a exploração atualmente é forte por lá, tanto que foi encontrado o maior de todos os Diamantes já encontrados no mundo e pertence a Londres.

Na arte o Diamante será também retratado como no cinema em filmes como o 007, Al Capone, Titanic e Diamante de Sangue. Na música veremos o Diamante representado por algumas famosas canções, entre elas “Lucy and Sky with Diamonds” dos Beatles e lembrando que esta música é tema de abertura da novela Império, mas não se sabe se a novela será retratada, porém seria bom por conta do momento.

Finalizando o desfile o carnavalesco Lucas Pinto teve uma criatividade enorme em mostrar o Diamante não só como pedra, mas como um coração humano, pessoas que tem ações de caridade, amor, compaixão e força de vontade, como se o seu coração fosse lapidado e dentro deste ser humano há um Diamante.


Ele é o Cara!


Clóvis Pê
(Interprete)

Este será apenas seu segundo ano na Unidos de Vila Maria, mas pelo histórico e técnica que tem o interprete Clóvis Pê é de se destacar como um dos grandes nomes do Carnaval Paulista. Clóvis ficou de 2008 a 2013 na Mocidade Alegre e era figurinha certa da escola, mas hoje na Vila Maria está mostrando que ele é uma identidade do Carnaval e é muito eficiente.


Unidos de Vila Maria em 2014

Expectativas Pessoais

O rebaixamento da Unidos de Vila Maria em 2013 foi algo que chamou a atenção de muitos amantes e adoradores de Carnaval, pois ela não era favorita até então ao título, mas era apontada para ser uma das campeãs, mas em 2014 fez um desfile muito marcado pela superação e da grandeza que teve no acesso, pois ganharia de escola do grupo especial. Agora ela está de volta e com um enredo bem interessante e não sei ao certo se iremos identificar muitas coisas no Sambódromo, mas que terá beleza e grandeza é fato, só não pode cometer alguns erros como foi nos últimos anos em alegoria e acabamento em fantasias e se isso foi dado fim eu acredito que o resultado da escola poderá ser muito bom, porém não consigo imaginar neste ano um campeonato, talvez até porque os planos da escola seja manter e estar pelo menos numa colocação satisfatória para entrar forte em 2016, bom, eu acho que este tem que ser o planejamento, pensar e cada degrau, porém pode sonhar alto, mas saber o que de fato pode fazer.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...